6 dicas para utilizar melhor seu cartão de crédito

Com um bom planejamento financeiro pessoal você poderá utilizar melhor seu cartão de crédito e não cair em dívidas. Confira algumas dicas!

O planejamento financeiro pessoal é a chave para que você utilize o seu cartão de crédito da melhor maneira possível. Isto porque esse planejamento evitará dívidas e futuras cobranças em seu nome.

Em geral, hoje é bastante simples fazer um novo cartão de crédito, o problema é quando essa aquisição gera dívidas por causa do desequilíbrio financeiro do usuários.

É fácil perceber isso quando vemos que cerca de 60% das dívidas são geradas por cartões e bancos, nos quais as pessoas não têm o controle de gastos.

É por isso que existe uma grande importância em você otimizar as suas finanças, estabelecer objetivos, fazer investimentos e ser você mesmo o controle das contas, não o contrário.

Pensando nisso tudo, criamos este artigo com dicas para usar melhor o seu cartão de crédito e manter o seu planejamento financeiro pessoal.

Acompanhe nosso conteúdo até o fim para ficar por dentro de todos os pontos importantes!

Estabeleça um planejamento financeiro pessoal de gastos 

O principal nesse primeiro tópico é que você procure achar um limite ideal de gastos mensais baseado na sua renda total para começar seu planejamento financeiro.

Mas como calcular a renda total? Você deve realizar a soma de todas as fontes de renda seja ela individual ou de toda a família, dessa maneira seus gastos nunca podem ultrapassar 50% da renda.

É interessante usar o extrato bancário ou do cartão, porque assim o titular vai saber quanto gasta e para onde vai seu dinheiro no fim de cada mês.

Quando você descobrir para onde vai a grana, tome nota de tudo em algum lugar separado, seja planilha, celular ou até em um caderninho velho.

Dessa forma você poderá administrar gastos fixos e variáveis realizando cortes para economizar ou quem sabe até investir pensando no longo prazo. 

Uma meta bacana de estabelecer é um fundo de emergência. Você pode cortar gastos e guardar uma determinada quantia para possíveis contratempos.

Não utilize mais de um cartão

Ter apenas um cartão de crédito facilita bastante seu planejamento pessoal de gastos.

Mas por quê? Primeiro porque com apenas um cartão você vai administrar muito melhor suas contas e não irá se perder com as faturas para pagar.

Segundo, porque quem tem apenas uma opção de cartão tende a ser menos impulsivo na hora das compras, até porque terá apenas um limite e opção de uso.

É claro que é interessante que você tenha mais de uma opção quando tudo estiver sob controle, até porque existem muitos benefícios no cartão também. 

O problema está nas pessoas que apresentam um histórico negativo com cartões e não conseguem administrar da melhor maneira, então tenha cuidado.

Pague o mínimo de parcelas possível

Sendo bem direto, se possível pague sempre à vista. Assim você não precisará se preocupar com contas por longos meses.

Muitas vezes ao parcelar as pessoas pensam estar gastando menos, porque parece tudo muito pouco. Mas lembre-se que mesmo sendo pouco, ainda é dinheiro.

Então, sempre que for possível pague de uma vez só, e quando for parcelar, não esqueça de incluir as próximas parcelas nos seus próximos gastos mensais.

Mantenha o planejamento financeiro pessoal em dia 

Como já falamos acima, mantenha tudo em dia, suas entradas e saídas financeiras. 

Não adianta iniciar o plano e abandonar com o passar do tempo, lembre que essa mínima organização vai te ajudar a ir longe com as finanças.

Volto a te falar da importância de sempre acompanhar o extrato para realizar esse controle. 

Entenda como funciona as taxas e juros 

A grande maioria das pessoas podem adquirir dívidas porque não entendem como funciona o sistema de juros, parcelamento e taxas do seu cartão.

Na verdade é bem simples de entender. Os juros, por exemplo, são apenas o valor que a instituição financeira irá cobrar pelo empréstimo via crédito.

O ponto chave da questão é que o juros do crédito é um dos maiores do mercado, e isso pode prejudicar seu planejamento pessoal, então fique atento.

Não empreste seu cartão de crédito 

Bom, já sabemos que manter o controle do planejamento pessoal é algo bem complicado.

Dessa maneira outras pessoas próximas podem ter problemas e acabar pedindo o seu cartão emprestado.

Por favor, tenha bastante cuidado com isso, se já é difícil controlar seus gastos imagina só as dos outros?

Isso porque por mais que a pessoa tenha boa intenção e queira realmente usar da maneira correta, e se ela não conseguir pagar? Nesse caso a dívida estará no seu nome, cuidado.

Acabamos por aqui nossa lista de dicas para usar melhor seu cartão de crédito, agora faça já seu planejamento financeiro pessoal!

Confira em nosso site mais dicas como realizar o planejamento financeiro do seu cartão.

Layne Bispo
Escrito por

Layne Bispo

0

Por favor, aguarde!
Carregando…