Saiba quais são os bancos que oferecem crédito construção

Está pensando em construir um imóvel? Confira aqui uma lista com alguns dos bancos que oferecem crédito construção aqui no Brasil!

No Brasil, existem diversos bancos que oferecem crédito construção. Essa solução pode ser útil para quem precisa de dinheiro para construir ou reformar um imóvel. Mas é preciso conhecer todas as linhas de crédito disponíveis. Confira aqui uma seleção com cinco bancos que oferecem crédito construção!

bancos que oferecem crédito construção
Diversas instituições financeiras presentes no Brasil oferecem serviços que podem ser úteis para quem sonha em construir a sua própria casa (Foto: Imagem de bearfotos no Freepik)

Quais linhas de crédito podem ser usadas por quem deseja fazer a construção de um imóvel?

Muitas pessoas possuem o sonho de ter a própria casa. Entretanto, o preço (cobrado pelo terreno, pelos materiais de construção e pela mão de obra) está entre os obstáculos que o interessado pode encontrar.

Nesse caso, contratar uma linha de crédito voltada para a construção de imóveis pode ser algo útil. Hoje, diversas instituições financeiras oferecem empréstimos ou financiamentos para quem tem esse objetivo.

A linha de crédito disponível e as condições podem variar de empresa para empresa. Há instituições que financiam até 80% do valor da construção, por exemplo. Já o prazo de pagamento costuma ser grande.

Outra facilidade é a chance de usar o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Depois de fazer a contratação, a pessoa só precisa fazer o pagamento das prestações mensais (com juros).

Preste atenção!

Mas é preciso estar atento a alguns detalhes. No financiamento, por exemplo, o crédito pedido só pode ser usado para a finalidade imposta pela empresa. Há casos onde o cliente pode usar o dinheiro para:

  • Construir imóveis;
  • Reformar um imóvel já existente;
  • Comprar materiais de construção;
  • Contratar mão de obra;
  • Adquirir um terreno.

O cliente precisa também conferir os requisitos e os documentos pedidos. No caso da documentação, diversas instituições divulgam a relação completa em seus sites.

Dependendo da situação, será preciso, ainda, contratar um especialista para fazer o projeto da obra. Pagar as parcelas na data correta também pode ser importante para evitar problemas no futuro.

Dicas de 5 bancos que oferecem crédito construção no Brasil

Ficou interessado em contratar uma linha de crédito para construir seu imóvel? O Creditável selecionou cinco dos bancos que oferecem crédito construção aqui no País. Veja a lista logo abaixo:

1. Caixa Econômica Federal

bancos que oferecem crédito construção
Foto: Reprodução/Caixa Econômica Federal

Deseja construir seu próprio imóvel ou reformar um já existente? O “Financiamento para Construção e Reforma” da Caixa Econômica Federal pode ser útil. Aqui, o cliente pode encontrar diversos benefícios.

Uma vantagem é a chance de escolher uma das modalidades oferecidas: Aquisição de Terreno e Construção; Construção em Terreno Próprio e Conclusão (Programa Minha Casa, Minha Vida – FGTS).

Há ainda uma opção voltada para reforma (com ampliação ou não). Nessa empresa, é permitido pedir um valor que corresponda a até 80% do valor total de sua construção/reforma.

O prazo de pagamento de até 35 anos e a chance de usar o FGTS também podem agradar. Quer mais? O cliente pode realizar obras de melhorias sustentáveis e ter acesso ao aplicativo Habitação CAIXA.

2. Banco Bradesco

Foto: Reprodução/Bradesco

O Banco Bradesco também está entre os bancos que oferecem crédito construção no Brasil. Nessa instituição financeira, fundada em 1943, o cliente pode optar pelo “Crédito Imobiliário Construção”.

Nessa modalidade, a pessoa pode fazer a solicitação de até 70% do valor da obra (imóvel residencial). Destaque ainda para a chance de parcelar o valor em até 27 anos e de pagar a 1ª parcela em até 60 dias.

Alguns detalhes podem variar de acordo com o preço do imóvel. Se o valor for de até 1,5 milhão, a contratação será feita pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e é possível usar o saldo do FGTS.

Agora, se o valor ficar entre R$ 1,5 milhão e 10 milhões, será usada a taxa de mercado. Lembrando que o Bradesco oferece também o CDC para compra de materiais de construção e para reforma de imóveis.

3. Inter

Foto: Reprodução/Inter

Contratar um financiamento oferecido por um banco digital também pode ser uma opção para os interessados em construir um imóvel. No Inter, por exemplo, há o “Financiamento para Construção”.

Aqui, é possível solicitar até 80% do valor do imóvel para construir casas em terrenos que já foram quitados. Já o prazo de pagamento é de até 20 anos, que pode ser útil para organizar suas finanças.

Outro benefício é que o cliente não precisa pagar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), ou seja, a pessoa economizará dinheiro aqui. Lembrando que o seu terreno será usado como garantia.

Mas não é só isso. No Inter, o cliente pode ter acesso ao cartão Inter Mastercard Black. Esse cartão possui anuidade zero, cobertura internacional e os benefícios Mastercard Black.

4. Banrisul

Foto: Reprodução/Banrisul

Vai construir um imóvel (residencial ou comercial)? O Banrisul também oferece algumas linhas de crédito voltadas para essa finalidade. Aqui, o valor do imóvel irá definir o programa de financiamento usado.

No Sistema Habitacional (SH), o cliente pode fazer a solicitação de até 80% do valor gasto com materiais de construção e mão de obra e realizar o pagamento em até 35 anos.

Agora, se a contratação for feita pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o cliente ainda poderá usar o FGTS caso já tenha o habite-se pronto.

O valor máximo e o prazo de pagamento são os mesmos acima. Em ambos os casos, o banco irá usar sistema de amortização chamado Sistema de Amortização Constante (SAC).

No Banrisul, o interessado em pedir um financiamento para construir móveis comerciais pode optar pelo serviço “Construção Comercial SH”. Há ainda opções para a aquisição de terrenos e reformas residenciais.

5. Banco Bari

bancos que oferecem crédito construção
Foto: Reprodução/Banco Bari

Por fim, o Banco Bari, que é um banco digital, é mais um dos bancos que oferecem crédito construção aqui no Brasil. No caso, a pessoa precisa contratar o “Empréstimo para construção e reforma”.

Essa é uma oferta de empréstimo com garantia de imóvel. Aqui, é possível solicitar até R$ 5 milhões. O prazo de até 20 anos para pagar e o tempo de carência de até seis meses trazem mais praticidade.

Destaque ainda para as taxas de juros atrativas, que podem fazer com que o cliente gaste menos dinheiro. O cliente pode fazer a solicitação de forma online, ou seja, não é preciso sair de casa.

Quer mais? Segundo o Banco Bari, o banco pode depositar uma parte do crédito em poucos dias após o contrato ser assinado. Lembrando que o dinheiro pedido aqui pode ser usado da forma que você quiser.

Essas são apenas algumas das opções de crédito para construção/reforma de imóveis disponíveis no mercado. Lembre-se que fazer uma simulação, antes de fechar o contrato, pode ser uma boa pedida.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando…