Bandeiras de cartão de crédito: lista com as 5 principais do Brasil

Veja aqui o que são e as funções das bandeiras de cartão de crédito. Conheça ainda cinco das principais empresas presentes no Brasil!

Você sabe o que as bandeiras de cartão de crédito fazem? Essas empresas podem ser importantes durante as transações e ainda podem definir vários detalhes para o uso dessa solução financeira. Descubra aqui o que são as bandeiras de cartão de crédito e as 5 principais opções disponíveis no Brasil!

bandeiras de cartão de crédito
Saiba qual é a função da bandeira de seu cartão de crédito (Foto: Pixabay.com)

O que é a bandeira de um cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma das modalidades de crédito disponíveis no mercado. Com essa ferramenta, uma pessoa pode fazer o pagamento de suas compras em apenas uma parcela ou em várias.

Além disso, a mesma pode ser útil para organizar as finanças. Um cartão de crédito possui diversas informações importantes, como os números de identificação, o código de segurança e a data de validade.

Mas os donos também precisam saber mais informações sobre a bandeira do cartão. Isso porque essa empresa é bastante importante para o funcionamento desse serviço financeiro por diversos motivos.

Destaque para o fato dessa companhia trabalhar na intermediação entre as maquininhas e instituições financeiras que emitem cartões. A bandeira pode, por exemplo, validar algumas informações da compra.

Mas não é só isso. Existem outros detalhes que são definidos pela bandeira. Nesse caso, é possível destacar as taxas da operação e o número permitido de parcelas.

Além disso, essa companhia pode escolher quais lojas poderão aceitar um cartão com o seu logotipo. O cliente que possui uma ferramenta assim pode aproveitar alguns benefícios oferecidos pelas empresas.

5 principais bandeiras de cartão de crédito presentes no Brasil

Hoje, várias bandeiras de cartão de crédito atuam no Brasil. Pensando nisso, o Creditável traz para você uma seleção com 5 das principais empresas que estão presentes em nosso mercado. Veja a lista abaixo:

1. Mastercard

bandeiras de cartão de crédito
Foto: Divulgação/Mastercard

Uma das bandeiras que atuam no Brasil é a Mastercard, que foi fundada em 1966 (como Interbank Card Association – ICA). O nome atual é usado por essa empresa norte-americana desde o ano de 1979.

Já sua chegada ao País ocorreu em 1996. Hoje, a Mastercard oferece diversos produtos, como os cartões (crédito, débito e pré-pago) e as soluções de pagamento (pagamentos por WhatsApp e entre outras).

Os cartões de crédito da Mastercard são aceitos em mais de 210 países e podem ser separados em quatro categorias diferentes: Standard, Gold, Platinum e Black.

Essas categorias se diferenciam por conta da quantidade de benefícios. Um cartão Gold, por exemplo, não possui as mesmas vantagens de um cartão Platinum (como o Priceless Cities, por exemplo).

Já o cartão Black traz algumas exclusividades (como o Mastercard Black Concierge). Agora, o programa Mastercard Surpreenda pode ser usado por todos os clientes da empresa dos Estados Unidos.

Nesse programa de fidelidade, é possível acumular pontos após suas compras e trocá-los por vantagens. No Brasil, diversas instituições financeiras emitem cartões da Mastercard.

2. Visa

bandeiras de cartão de crédito
Foto: Divulgação/Visa

A Visa é mais uma empresa de serviços financeiros dos Estados Unidos. Sua história se inicia em 1958, com a criação do BankAmericard pelo Bank of America. Já o nome atual passou a ser usado em 1976.

Hoje, a Visa está presente em vários países. No Brasil, essa companhia oferece diversos produtos e tecnologias de pagamento. Os cartões de crédito, aceitos em mais de 200 países, se destacam.

Do mesmo modo que acontece na Mastercard, a Visa também os separa por categorias: Classic, Gold, Platinum, Signature e Infinite. Os benefícios oferecidos mudam de acordo com a variante escolhida.

Um cartão Visa Gold, por exemplo, não conta com Visa Digital Concierge e o Visa Airport Companion (disponíveis para quem tem um cartão Visa Platinum). Já o Visa Infinte traz algumas vantagens exclusivas.

Destaque para o Visa Infinite Pass. Já o Vai de Visa é um programa disponível para todos os clientes. Aqui, é possível comprar produtos com desconto e outras vantagens.

3. Elo

Foto: Divulgação/Elo

Já ouviu falar da Elo Serviços S.A.? Essa é uma das bandeiras de cartão de crédito disponíveis no Brasil. Presente no mercado desde o ano de 2011, a Elo atua no ramo de tecnologias de pagamento.

A empresa trabalha com produtos e soluções financeiras voltadas para pessoas físicas. Há ainda os produtos para empresas. Falando dos cartões de crédito PF, a Elo os divide em sete variantes diferentes.

São elas: Básico Nacional, Básico Internacional, Elo Mais, Elo Grafite, Elo Nanquim, Elo Diners Club e Elo Nanquim Diners Club. Um dos grandes destaques aqui é o programa de benefícios Elo Flex.

Aqui, é possível trocar alguns benefícios de seu cartão por outros e montar um combo personalizado. Cada cartão possui uma quantidade de benefícios disponíveis. Dentre as vantagens, é possível citar:

  • Seguro Garantia Estendida;
  • Seguro Proteção de Compras;
  • Assistência Auto;
  • Bônus Celular;
  • Assistência residencial.

4. American Express

Foto: Divulgação/Banco Santander

No Brasil, também é possível encontrar cartões com a bandeira American Express (Amex). Essa empresa dos Estados Unidos foi fundada em 1850. Sua sede está localizada na cidade de Nova Iorque.

Os cartões da Amex são bastante conhecidos em diversas partes do mundo. Por aqui, os mesmos são emitidos pelo Banco Bradesco e o Banco Santander. Hoje, é possível encontrar três versões desse cartão:

  • American Express® Green Card;
  • American Express® Gold Card;
  • The Platinum Card®.

Essa empresa de serviços financeiros também se destaca pelos benefícios oferecidos. O cartão American Express® Green Card já conta, por exemplo, com um pacote de seguros e assistências.

Já o cartão The Platinum Card® traz um acesso aos Lounges Centurion espalhados pelo mundo (ilimitado). Outro ponto positivo da Amex é o programa Membership Rewards®.

Aqui, o cliente troca os pontos acumulados por produtos, passagens aéreas e outras vantagens. Vale lembrar que a quantidade de pontos ganhos após as compras varia de cartão para cartão.

5. Good Card

Foto: Divulgação/Good Card

Por fim, a Good Card também está entre as principais bandeiras de cartão de crédito disponíveis no mercado brasileiro. A empresa foi fundada em 1999 e possui como sede a cidade de Campo Bom (RS).

Hoje, a empresa oferece algumas soluções financeiras a empresas, como o “Serviço de Antecipação de Recebíveis”. Há ainda os vários tipos de cartões voltados para empresas das mais diferentes áreas.

Os cartões de crédito, por exemplo, são oferecidos a instituições financeiras. A pessoa que possui um cartão de crédito Good Card tem a possibilidade de usá-lo em mais de 600 mil estabelecimentos.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu cartão…