Cartão Clonado: Entenda como seu cartão de crédito é clonado e proteja-se de golpe

O seu cartão foi clonado? Entenda como um cartão é clonado e aprenda a se proteger desses ataques financeiros.

O seu cartão foi clonado? Entenda como um cartão é clonado e aprenda a se proteger desses ataques financeiros.

O cartão de crédito foi projetado para facilitar a vida das pessoas.

Só no Brasil o cartão de crédito representa em média 50% das compras, sejam elas físicas ou pela internet.

O alto volume de transações certamente chama  atenção de criminosos que estão sempre atentos à possibilidade de obter um cartão clonado.

Por isso, infelizmente é comum receber uma fatura a mais em seu cartão com compras que você não realizou.

O aumento de cartão clonado foi relativamente alto de 2020 a 2021, isso por conta da pandemia, que fez com a taxa de golpes se tornasse maior, principalmente pela internet.  

Mas afinal, como um cartão é clonado? Como posso me proteger desses ataques? 

Fique conosco e descubra.

Como um cartão é clonado

Chupa Cabra

O início da clonagem dos cartões de crédito surgiu através de equipamentos de leitura e cópia de dados, ou “chupa cabra” como também são chamados. 

Esses equipamentos normalmente são maquininhas de cartão de crédito e caixas eletrônicos falsos. A clonagem funciona através da tarja do seu cartão.

Ao colocá-lo na máquina de cartão ou caixa eletrônico um sistema faz a análise de todos os dados do seu cartão. Então ao extrair essas informações elas ficam armazenadas em uma memória virtual.

O criminoso tem acesso a essa memória virtual e recolhe seus dados e inicia o ateu e realiza compras com seu cartão. Mesmo com os cartões de crédito com chip esse ataque ainda funciona.

Por isso fique atento ao passar seu cartão de crédito em uma maquininha não conhecida.  

Outro ponto a ser observado é a taxa de reprovação, essas máquinas “chupa cabra” normalmente não processam o pagamento. Por isso, caso passe o seu cartão é um erro, desconfie e encerre a transação. 

Depois abra o aplicativo do seu banco e troque a senha do seu cartão.   

SMS Milionário

Esse é o maior motivo pelo qual os cartões são clonados.

Você com certeza já deve ter recebido alguma mensagem em seu celular dizendo que você foi contemplado e recebeu um prêmio de não sei quantos mil. Nesse caso os criminosos que clonam cartões abusam da fragilidade das pessoas. 

Principalmente no momento em que estamos vivendo, onde milhões de brasileiros estão desempregados e em situação delicada financeiramente. 

Ao perceber que ganhou um determinado prêmio, o desespero por aquele prêmio ser a solução de algum problema retira a capacidade de raciocínio.

Dessa forma pela fragilidade a pessoa informa os dados do seu cartão e “shazam”: Cartão clonado!   

Fique atento a essas promessas generosas, na vida nada é de graça. Desconfie quando a “esmola” for alta e jamais ofereça seus dados por SMS, WhatsApp ou qualquer outro para um desconhecido.

Você não conhece o coração da pessoa que está do outro lado. Seja inteligente.

Cartão clonado em compras online 

Muito semelhante ao “chupa cabra” essa é outra forma de clonar cartão.

Criar um site não é uma tarefa difícil, qualquer pessoa pode montar uma loja virtual e adicionar a essa loja (site) um chupa cabra que irá capturar as suas informações de cartão de crédito.

Desconfie de promoções generosas, produtos com valores abaixo do mercado. Essas são características de sites com objetivo de clonar cartão.

Ao entrar em um site de seu interesse verifique as informações da empresa, de preferência faça contato com a empresa e registre toda a conversa. Somente depois disso realize a compra.

Uma alternativa para realizar compras pela internet é usar o PayPal, uma ferramenta que irá ocultar os dados do seu cartão. Diminuindo a chances de seu cartão ser clonado.

Me empresta seu cartão?  

Muitas vezes o golpista não está muito longe. Então evite emprestar o seu cartão para qualquer um. Como mencionado anteriormente, você não conhece o coração de ninguém.

Ao emprestar seu cartão, solicite que a pessoa te diga onde o cartão será usado e qual o valor em média será consumido. 

Isso pode parecer “grosso” porém isso pode te proteger mais. No entanto, de preferência não empreste o seu cartão, principalmente se for para a sua sogra. Brincadeira rsrsrs!

Enfim, não seja descuidado! Pois a maior parte dos golpes ocorre por inocência.

Então aprenda a olhar para as coisas com mais inteligência e se algo parecer suspeito encerre a transação. 

Agora que já sabe de tudo isso, basta se proteger. Boas compras e até breve! 

Layne Bispo
Escrito por

Layne Bispo

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu cartão…