Cartão de crédito é mesmo um vilão? Saiba como usar ao seu favor

Com um bom planejamento financeiro é possível sim ter seu cartão de crédito e fazer dele seu aliado. Aprenda a usá-lo!

Planejamento financeiro pessoal e cartão de crédito devem andar sempre juntos

Planejamento Financeiro

Planejamento Financeiro

Segundo dados do SPC, algumas pessoas evitam o uso do cartão de crédito, pois acreditam que ele é um vilão em suas vidas. No entanto, o grande vilão é a falta de planejamento financeiro pessoal.

A utilização errada do cartão de crédito acaba fazendo com que alguns acumulem dívidas desnecessárias Dívidas que muitas vezes não conseguem pagar. 

Sendo assim, é muito importante que você saiba sobre o seu cartão de crédito e como usar ao seu favor. Desta forma, evitará criar dívidas que com o tempo só aumentam devido às altas taxas de juros.

Portanto, se está na dúvida em ter ou não seu cartão e quer aprender a usá-lo de forma consciente, fique conosco e leia este post.

Benefícios de um bom planejamento financeiro

O planejamento financeiro eficaz não tem chances de falhar. Serve para que você conheça exatamente as suas finanças e como elas estão. Onde você está colocando seu dinheiro, mensalmente.

Não ter um bom planejamento financeiro pode te deixar sempre à mercê da sorte, vivendo entre o vermelho e azul. Além, claro, daqueles que estão negativos, especialmente por conta do mau uso do cartão de crédito.

Que tal aprender a tornar seu cartão o herói da história e não um vilão?

Acompanhe nossas dicas!

Dicas para incluir o cartão de crédito no seu planejamento financeiro

  • Tenha poucos cartões de crédito

Em primeiro lugar, evite possuir muitos cartões!

Às vezes quando vamos em lojas ou estabelecimentos, sempre é oferecido cartões específicos para solicitarmos. Se isso ocorrer com você, evite esses cartões. Geralmente eles são armadilhas para que o consumidor comece a gastar o que não tem.

Além disso, você deve se lembrar e se conscientizar que o limite do cartão não é o seu dinheiro, mas é do banco. As pessoas veem aquele limite e pensam que estão cheias de dinheiro. Isso é um grande perigo.

  • Aproveite os benefícios do seu cartão

Antes de pensar em gastar o seu limite, use o seu cartão ao seu favor e aproveite o máximo que puder dos benefícios que ele te proporciona.

Cashback, programa de pontos, entre vários outros benefícios que podem te ajudar ao invés de atrapalhar. Então pare de gastar com coisas desnecessárias e aproveite o que realmente importa.

  • Estabeleça um limite para o uso do cartão

Claro que o cartão de crédito deve ser usado e pode ser usado. Porém, tudo em excesso é ruim. Sendo assim, se você não tem tanto controle sobre suas finanças, estabeleça um limite de gastos.

Assim você pode gastar com coisas que são muito necessárias de uma forma que continue dentro do orçamento, sem correr riscos de fazer dívidas.

Exemplo, se você tem um limite de R$500, limite-se a gastar no máximo R$250 no mês. Assim você sempre vai ter uma margem se precisar.

  • Analise os seus gastos

No momento em que você estabelecer um limite, analise os seus gastos, aqueles com que você geralmente gasta seu dinheiro mensalmente e veja se são realmente necessários.

Temos que entender que o cartão de crédito é uma forma mais fácil de realizar a compra de algo que realmente precisamos, mas não podemos pagar o valor total no momento da compra.

Nesse sentido, devemos olhar o cartão como um dinheiro emergencial e não como nosso dinheiro que está ali para ser gasto com coisas dúcteis.

  • Compre nos melhores dias

Excelente dica de planejamento financeiro: comprar no melhor dia!

Se precisar comprar algo ou fazer o pagamento de alguma conta utilizando o cartão de crédito, faça-o nos dias recomendados pelo banco.

Sendo assim, você terá tempo para se programar e pagar as suas dívidas com o cartão nos dias corretos da fatura.

  • Priorize gastar o dinheiro ao invés do cartão

Será que o cartão de crédito é mesmo o vilão? Claro que não. Podemos usar o cartão de crédito para auxiliar nas compras mas não como fosse o nosso próprio dinheiro.

Então, se você precisar fazer compras com o cartão, opte por usar o dinheiro ao invés dele. Mesmo que gaste dinheiro, é melhor do que usar o cartão e acabar fazendo dívidas que não podem pagar.

No entanto, se o valor estiver dentro do seu orçamento, você poderá realizar a compra tranquilamente dentro do seu planejamento.

  • Realize o pagamento das faturas em dia

Por fim, depois que você colocar todas essas dicas em práticas e organizar os seus limites de uso do cartão, você deve evitar atrasar pagamentos.

Antes de realizar a compra, programe-se para efetuar o pagamento antes ou no dia exato em que a fatura vencer para evitar multas e taxas a mais.

Quando atrasamos o pagamento, criamos uma cultura de deixar para depois que pode facilmente se transformar em uma bola de neve no nosso cartão de crédito.

Conclusão

Agora você sabe que o mais importante para que seu cartão de crédito não seja um vilão é ter um bom planejamento financeiro. Use-o sempre a seu favor! Faça do seu cartão de crédito um herói em suas finanças.

Por fim, navegue em nosso blog e conheça os 10 melhores cartões de crédito sem anuidade. Excelente para seu planejamento financeiro!

 

Layne Bispo
Escrito por

Layne Bispo

0

Por favor, aguarde!
Carregando…