Como funciona o cartão de crédito virtual?

Confira aqui no Creditável o que é um cartão de crédito virtual e como criar o seu. Veja ainda as vantagens e as desvantagens desse serviço!

Você sabe para que serve um cartão de crédito virtual? Essa solução financeira pode ser uma alternativa para as pessoas que buscam mais segurança na hora de fazer suas compras. Mas é preciso saber como essa ferramenta funciona antes de usá-la. Descubra aqui mais detalhes sobre o cartão de crédito virtual!

cartão de crédito virtual
Se você tiver um celular com a tecnologia NFC, poderá usar um cartão virtual para fazer pagamentos presenciais (Foto: CardMapr.nl/Unsplash.com)

O que é um cartão de crédito virtual?

O cartão de crédito é um meio de pagamento que se destaca por trazer mais praticidade na hora de uma pessoa pagar suas compras. Essa vantagem não vale apenas para as aquisições feitas presencialmente.

As pessoas que costumam comprar produtos e/ou contratar serviços pela internet também são beneficiadas. Hoje, essa solução financeira é aceita, como forma de pagamento, em:

  • Lojas físicas e virtuais;
  • Restaurantes;
  • Serviços de streaming;
  • Aplicativos de entrega de alimentos;
  • Aplicativos de transporte;
  • E entre outros estabelecimentos, serviços e aplicativos.

Ter um cartão de crédito virtual também pode ser útil em diversas situações. Essa é a versão digital do seu cartão de crédito físico e pode ser utilizado no momento de pagar compras e entre outras transações.

Os cartões de crédito virtuais costumam trazer algumas informações importantes. Destaque para o código de segurança (CVV), o nome da pessoa, os números de identificação e a data de validade.

Para acessar essa solução de pagamento, o cliente precisa ter acesso ao aplicativo da instituição que emite a versão física ou do próprio cartão (em casos de cartões oferecidos por lojas).

Como gerar e usar um cartão de crédito virtual?

Muitas pessoas possuem dúvidas de como usar um cartão de crédito virtual. Primeiramente, a pessoa precisa saber se a empresa que emitiu seu cartão físico oferece esse recurso a seu cliente.

Várias instituições financeiras e lojas presentes no Brasil já disponibilizam essa solução a seus clientes. Na sequência, o cliente irá abrir o aplicativo do banco (ou do cartão) e gerar esse cartão virtual.

Para isso, é necessário entrar na área destinada ao seu cartão e procurar pelo botão do cartão virtual. Depois de criar o seu, a ferramenta já estará pronta para ser usada em suas transações.

Foto: Divulgação/Will Bank

O processo de utilização do cartão virtual também é simples e prático. No caso, só é preciso colocar os dados do cartão e os outros dados pedidos no momento de efetuar o pagamento da sua compra.

Lembrando que é preciso estar atento a alguns detalhes, como o prazo para o cartão expirar. Dependendo do caso, é possível gerar um cartão que expira após um tempo.

Há empresas que estabelecem um prazo de até 72 horas e limitam o uso dessa ferramenta a uma única compra. Mas existem também cartões permanentes (para usar quando quiser).

Já a quantidade de cartões que podem ser gerados pode variar de empresa para empresa. Nesse caso, a vantagem é que o cliente poderá destinar um cartão para cada tipo de compra.

Posso usar um cartão virtual em uma compra presencial?

Lembrando que também é possível utilizá-lo em transações feitas presencialmente. Mas é preciso adicionar seu cartão em uma carteira digital (Apple Pay, Google Pay e outras).

Foto: Prostock-studio/Adobe Stock

Além disso, é preciso gerar o cartão virtual e possuir um celular com a tecnologia NFC (Near Field Communication). Com isso, a pessoa só irá precisar aproximar o celular no terminal de pagamento.

Segurança

Um dos pontos positivos de se ter um cartão virtual é que a segurança oferecida ao cliente. Como foi dito acima, há a chance de gerar diversos cartões virtuais e esses cartões podem ter informações diferentes.

Isso significa que o cartão usado em uma compra não será o mesmo usado na compra anterior. Outro benefício é que, em alguns casos, o cliente precisará colocar uma senha para criar essa ferramenta.

Limite de crédito e fatura

Você já ouviu falar em limite de crédito? Esse é o valor máximo que uma pessoa tem disponível para gastar, com o seu cartão de crédito, até o fechamento da fatura mensal.

Foto: Prostock-studio/Adobe Stock

No caso do cartão de crédito virtual, o limite será compartilhado com o do cartão físico. Isso significa que o banco emissor do cartão irá disponibilizar para o titular um valor único para os dois cartões.

Vale lembrar que, para que o valor volte ao normal, é preciso fazer o pagamento da prestação mensal. Falando da fatura, os gastos feitos no cartão virtual estarão no mesmo boleto do cartão físico.

Vantagens e desvantagens de um cartão de crédito virtual

Utilizar um cartão virtual pode trazer diversas vantagens ao cliente. No entanto, há alguns pontos que deixam a desejar. Confira abaixo as vantagens e as desvantagens desse serviço financeiro:

Vantagens

  • O cliente pode gerar seu cartão pelo aplicativo ou pelo internet banking;
  • Há a possibilidade de usar a ferramenta para fazer compras na internet e presenciais (nesse caso, é preciso ter um celular com NFC);
  • Em alguns casos, o uso do cartão virtual pode ser liberado logo após o cartão físico ser aprovado pelo emissor;
  • Dependendo do caso, o cartão pode ser de uso permanente;
  • Chance de ter mais de um cartão virtual (com dados diferentes);
  • O cliente pode apagar essa ferramenta após usar;
  • Os números de identificação, a chave de segurança e a data de validade podem ser diferentes dos do cartão físico;
  • Livre de burocracias.

Desvantagens

  • O interessado precisa ter um cartão de crédito;
  • Para usar um cartão virtual em compras presenciais, é preciso ter um celular com a tecnologia NFC;
  • O limite de crédito é o mesmo do cartão físico;
  • Há casos onde o cartão expira após um tempo e o cliente só pode usá-lo uma vez.

Como evitar problemas ao usar um cartão virtual?

O cartão de crédito virtual pode ser uma boa pedida para quem deseja fazer suas compras online com mais praticidade e segurança. Para não ter problemas ao usar essa solução, só basta seguir algumas dicas.

cartão de crédito virtual
Foto: Divulgação/Neon Pagamentos

Se você precisa fazer uma única compra, por exemplo, crie apenas um cartão e o apague logo após o uso. Outra dica importante é não repassar os dados de um cartão virtual para pessoas desconhecidas.

Conferir a reputação do site usado para fazer a compra também pode ser importante. Por fim, se seu celular for roubado, entre em contato com o emissor do cartão para bloqueá-lo/cancelá-lo.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu cartão…