Como desativar pagamento por aproximação do cartão: passo a passo

Saber como desativar pagamento por aproximação do cartão pode ser bastante útil para pessoas que desejam ter mais segurança ao sair de casa. Dependendo do caso, o processo pode ser feito sem sair de casa e em poucos passos. Confira aqui mais detalhes de como desativar pagamento por aproximação!

Como desativar pagamento por aproximação do cartão
Um cartão de crédito que possui a tecnologia contactless pode ser útil em diversas ocasiões. Entretanto, é possível, sim, desativar a função de pagamento por aproximação (Foto: Karolina Grabowska/Pexels)

Como utilizar um cartão de crédito com aproximação na maquininha?

A evolução da tecnologia também afetou os produtos financeiros. Hoje, uma pessoa pode conferir seus gastos, pagar suas contas e transferir dinheiro para outra pessoa sem sair de casa, por exemplo.

Já os donos de alguns cartões de crédito podem realizar o pagamento de compras apenas aproximando o cartão na maquininha do estabelecimento. A ação só é possível graças a uma inovação bem conhecida.

No caso, trata-se da tecnologia Near Field Communication (NFC), que está presente no chip dessa ferramenta. Com essa inovação, o cliente pode realizar suas transações de forma mais seguras e rápidas.

Há ainda a questão da praticidade do processo. Afinal, o consumidor precisa, na hora de pagar uma compra, aproximar o seu cartão do terminal de pagamento (maquininha de cartão).

Nesse momento, há o envio de informações para a maquininha. Depois, é só esperar para pegar a nota da compra. Todo esse processo pode levar poucos segundos. Mas é preciso estar atento a alguns pontos.

O seu cartão precisa ter o sinal das quatro ondas impresso (na parte frontal ou traseira). Além disso, é preciso saber se a maquininha do estabelecimento em que você está aceita essa tecnologia.

Como desativar pagamento por aproximação do cartão

No Brasil, diversas instituições financeiras oferecem um ou mais cartões que possuem a tecnologia contactless ou “Aproxime e Pague”. As características de cada opção podem variar de caso para caso.

Com essas ferramentas, a pessoa não precisa colocar sua senha na hora de pagar uma compra. Mesmo assim, muitas pessoas possuem dúvidas de como desativar pagamento por aproximação do cartão.

Como desativar pagamento por aproximação do cartão
Foto: Prostock-studio/Adobe Stock

Essa ação pode ser uma boa opção em diversas ocasiões, como quando uma pessoa vai para um lugar onde o movimento de pessoas é maior. O processo para desativar a função pode ser prático e rápido.

Dependendo do caso, é possível realizá-lo sem sair de casa. Confira abaixo um passo a passo de como fazer a desativação do pagamento por aproximação de seu cartão de crédito:

  • Abra o aplicativo oficial do cartão ou o Internet Banking;
  • Procure pela área “Cartões”;
  • Selecione o seu cartão de crédito;
  • Procure pela opção de ativar/desativar a função contactless;
  • Desative a função. No caso, pode ser que a empresa peça para você apertar um botão específico ou apenas virar a chave.

Vale lembrar que há casos onde o cliente pode desativar a tecnologia pelo WhatsApp, via telefone (ligando para a central de atendimento da instituição) ou presencialmente (na agência do banco).

Deseja voltar a utilizar essa função? A pessoa, que desativou a tecnologia contactless do seu cartão, pode utilizar o mesmo processo acima para ativá-la novamente. No caso, é só ativar ao invés de desativar.

Quais são os momentos ideais para desativar o pagamento por aproximação do meu cartão de crédito?

Depois de conferir como desativar pagamento por aproximação do cartão, chegou o momento de você descobrir quais são os momentos ideais para desligar essa tecnologia.

Ter um cartão de crédito que permite a realização de pagamentos por aproximação pode ser útil na hora de fazer compras. Mas há como uma pessoa desativar essa solução tecnológica.

Foto: aboutmomentsimages/Adobe Stock

Para isso, esse cliente precisa seguir os passos acima. Essa solução pode ser útil em algumas situações, como na hora de sair para algum lugar bastante movimentado (shows, feiras e entre outros).

Isso porque pode acontecer de alguém aproximar uma maquininha fraudulenta de uma forma que você não perceba. Essa também pode ser útil se precisar emprestar o seu cartão para outra pessoa.

Casos de roubo, furto e perda do cartão

Do mesmo modo, optar pelo bloqueio da função pode uma solução em casos de roubo, furto ou perda do cartão. Isso pode evitar que outra pessoa não possa fazer compras indevidas. Mas não é só isso.

Nesses casos, ainda é preciso, para não ter problemas, bloquear o cartão e o aplicativo do mesmo, trocar as senhas, fazer um boletim de ocorrência (B.O.) e verificar se há alguma cobrança indevida.

Vantagens e desvantagens de se usar um cartão de crédito com pagamento por aproximação

O cartão de crédito é uma das modalidades de crédito existentes. Uma das principais características dessa ferramenta é a praticidade. Afinal, a pessoa pode usá-lo para pagar suas compras de forma parcelada.

Já as pessoas que possuem um cartão com a tecnologia contactless (ou “Aproxime e Pague”) possuem algumas “vantagens extras”, como a possibilidade de fazer pagamentos de um jeito mais rápido.

Afinal, só é preciso aproximar a ferramenta da maquininha e esperar a aprovação. Outro ponto positivo desse recurso tecnológico é a segurança embarcada. Nesse caso, a criptografia pode prevenir golpes.

Foto: Hamik/Adobe Stock

Vale mencionar também o fato do cliente não precisar inserir o cartão em várias maquininhas. Mas essa funcionalidade possui algumas desvantagens também, como o limite máximo de R$ 200,00.

Nesse caso, se o valor da sua compra for maior que o permitido, será preciso aproximar o cartão e colocar a senha cadastrada na instituição. Além disso, como foi dito acima, há a questão da maquininha.

Aqui, o cliente precisa verificar se o terminal de pagamento é compatível com essa tecnologia. Por fim, os donos de cartões desse tipo também podem cair em alguns golpes relacionados a cartões de crédito.

Falando especificamente do cartão contactless, o consumidor precisa estar atento para não passarem uma maquininha próximo ao seu bolso e, com isso, realizarem uma transação sem você ver.