Como ser contemplado rápido no consórcio de veículos?

Deseja ser contemplado com a carta de crédito de forma mais rápida? Veja aqui como ser contemplado rápido no consórcio de veículos!

Muitas pessoas possuem dúvidas de como ser contemplado rápido no consórcio de veículos e agilizar a compra do bem. Nessa modalidade, é possível, sim, fazer algo para conseguir a carta de crédito mais cedo. Mas é preciso se planejar. Confira aqui como ser contemplado rápido no consórcio de veículos!

Como ser contemplado rápido no consórcio de veículos
Veja como ser contemplado mais rápido no consórcio de veículos e agilizar a compra de seu veículo (Foto: Imagem de Freepik)

O que é e como funciona o consórcio?

Você sabe como funciona o consórcio? Essa é uma das modalidades de crédito que podem ser usadas por quem deseja fazer a compra de um bem (veículos, imóveis e outros) ou a realização de serviços.

No entanto, o consórcio é um pouco diferente do empréstimo e do financiamento. Aqui, o cliente só tem acesso ao bem após um tempo. Primeiramente, o interessado precisa fazer a contratação do serviço.

Depois, o cliente entra para um grupo (com outros interessados em comprar um bem). Os participantes precisam pagar parcelas mensais. Mensalmente, são realizados os sorteios (nas assembleias).

Todos os consorciados participam desse momento e o sorteado é contemplado com a carta de crédito. Esse é o documento que equivale ao valor do crédito contratado e será usado na hora de adquirir o bem.

Mas ainda há outros passos antes de conseguir acessar o bem, como as análises de crédito e dos documentos. Já a liberação do crédito e a aquisição do produto acontecem no fim.

Dentre as vantagens de se fazer um consórcio, é possível citar os juros zero, o aumento do poder de negociação e entre outros. Mas há pontos negativos, como o risco de inadimplência e entre outros.

Como ser contemplado rápido no consórcio de veículos? Fazendo lances!

Outra desvantagem do consórcio, em comparação com outras modalidades, é que o prazo para a contemplação pode ser longo. Afinal, o consorciado precisa participar de um sorteio e ser sorteado.

Esse sorteio pode acontecer com as próprias regras da administradora ou usando a extração da Loteria Federal. Isso pode variar de acordo com a empresa responsável pelo consórcio.

Como ser contemplado rápido no consórcio de veículos
Foto: Imagem de katemangostar no Freepik

Mas há como ser contemplado rápido no consórcio de veículos. Uma das formas é optar por um dos tipos de lances existentes.

O lance pode ser considerado uma antecipação das mensalidades do consórcio usando recursos próprios ou o crédito desejado. Na assembleia, as ofertas de lances recebidas serão anunciadas ao mesmo tempo.

Já o lance vencedor aquele que contar com uma porcentagem maior da carta de crédito ou apresentar um valor que torne possível o pagamento de maior parte das parcelas.

Tipos de lances

O consorciado pode encontrar três tipos de lances diferentes. Cada um deles possui as suas próprias características. Veja abaixo mais detalhes:

  • Lance Fixo = aqui, um valor, que equivale a uma porcentagem da carta de crédito, é fixado pela administradora. Em alguns casos, o preço pode ser de, por exemplo, 30% da carta de crédito. Lembrando que a empresa que está administrando o consórcio irá definir as regras e o vencedor, já que há a possibilidade de todos os participantes ofertarem o mesmo valor.
  • Lance Livre = nessa modalidade, o cliente pode oferecer o valor que quiser e o ganhador é aquele que ofertar o maior lance. Sem houver empate, será usado o critério pré-estabelecido no contrato. Há casos onde a administradora define um valor mínimo para o lance.
  • Lance Embutido = o consorciado também pode utilizar parte do valor da carta de crédito para fazer um lance. Esse é o lance embutido. Aqui, a administradora define uma porcentagem máxima da carta de crédito que o cliente pode pagar. No entanto, o cliente precisa se planejar antes de oferecer um lance embutido, visto que o valor será descontado diretamente da carta de crédito.

A administradora precisa ter saldo suficiente para pagar a carta de crédito. Lembrando que todos os consorciados serão contemplados e que é preciso pagar as parcelas até o encerramento do grupo.

Outras dicas de como ser contemplado rapidamente no consórcio de veículos

Há outras formas para tentar ser contemplado de forma mais rápida, em um consórcio de veículos. Fazer um planejamento financeiro, por exemplo, pode ser uma alternativa.

Foto: Imagem de ArtPhoto_studio no Freepik

Ao conseguir organizar as contas, o cliente pode ter a chance de usar o dinheiro para realizar um lance. Também é recomendado conferir os melhores meses para oferecer um lance.

Por fim, realizar os pagamentos das prestações mensais no dia certo também pode ajudar a agilizar o processo. Essa dica pode ser útil para manter a saúde financeira do seu grupo estável.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando…