CVV do cartão de crédito: o que é e onde localizá-lo

Confira aqui qual é a função do CVV do cartão de crédito e como identificar esses números na hora de uma compra!

Já ouviu falar no CVV do cartão de crédito? Esse é um dos mecanismos que podem deixar suas transações com essa forma de pagamento mais seguras. Saber identificá-lo pode ser importante para não ter dúvidas na hora das compras. Descubra aqui o que é o CVV do cartão de crédito e onde encontrá-lo!

CVV do cartão de crédito
Saber o que é o CVV de um cartão pode ser importante para quem gosta de fazer compras online (Foto: itchaznong/Adobe Stock)

Qual é a função do CVV de um cartão de crédito?

No Brasil, diversas instituições financeiras emitem cartões de crédito. Esse é um meio de pagamento que possui vários pontos positivos, como a chance de usá-lo para pagar suas compras de forma parcelada.

Destaque também para a segurança oferecida na hora da realização de uma transação. Afinal, o mesmo traz diversos mecanismos e ferramentas que podem diminuir o risco de fraudes e golpes.

O Card Verification Value (Valor de Verificação do Cartão, em português) é um bom exemplo. A função do CVV de um cartão é realizar a validação de aquisições feitas em ambientes virtuais.

Normalmente, o código de segurança pode contar com três ou quatro dígitos. (impressos no próprio cartão). Uma característica importante é que o CVV é único, ou seja, cada cartão possui o seu.

Saber identificar esses números pode ser importante na hora de realizar suas compras pela internet. Isso porque muitos sites pedem que o cliente informe o CVV na hora de colocar os dados do cartão.

Quando o consumidor usa esses números, a loja pode entender que o dono do cartão está presente no ato da compra. Vale lembrar que ainda é preciso ter alguns cuidados para não ter problemas no futuro.

Nomes diferentes

O Card Verification Value é apenas um dos nomes que são usados para representar os códigos. A nomenclatura pode variar de empresa para empresa. A Visa, por exemplo, a sigla CVV.

Nos cartões da Mastercard, o cliente precisa procurar pelo Card Verification Code (CVC). Há ainda o Card Code Verification (CCV), Card Verification Data (CVD), o Card ID (CID) e o Verification Code (V-CODE).

Onde encontrar o CVV do cartão de crédito?

Muitas pessoas possuem dúvidas de como encontrar o CVV do cartão de crédito. Os cartões costumam trazer diversas informações, como os números de identificação, a data de validade e entre outras.

CVV do cartão de crédito
Foto: Divulgação/Itaú Unibanco

Como foi dito acima, esse código de segurança pode ter de três a quatro dígitos. A quantidade pode mudar de cartão para cartão. Encontrar esses números é algo que pode ser fácil.

Afinal, em boa parte dos casos, o código está localizado na parte traseira do cartão. Uma dica é procurar por uma das siglas acima, por “SECURITY CODE” ou por “cod. segurança” (como na foto acima).

Vale lembrar que existem cartões de crédito cujo código pode estar próximo à tarja magnética. Além disso, cartões que possuem a bandeira American Express trazem o Card ID (CID) na parte da frente.

Outros elementos presentes em um cartão de crédito

Vários estabelecimentos permitem que seus clientes paguem suas compras com um cartão de crédito. Essa ferramenta pode trazer diversas informações na sua estrutura, como o logotipo do banco.

Foto: Imagem de Freepik

Se o cartão for fruto de uma parceria do banco com alguma empresa, o mesmo pode trazer a logomarca dessa companhia. O cliente pode conferir ainda o mês de emissão e o mês de validade também.

Agora, o cartão também conta com diversos itens que podem garantir a segurança na hora de uma transação. O próprio CVV se destaca pelo fato de ser um código que valida compras online.

Também é possível destacar o chip, que pode proteger diversos dados do consumidor. No caso, o mesmo criptografa as informações. Com isso, outras pessoas não conseguem acessá-las.

Conjunto de números impressos no cartão

Aquele conjunto de números impresso no cartão também é importante. Isso porque esse “grupo” (pode ser de até 16 dígitos) traz algumas particularidades.

Nesse caso, cada número pode representar algumas informações sobre a ferramenta, o banco emissor e o seu dono. Confira abaixo o que cada número (em um cartão com 16 números) representa:

  • 1º digito = bandeira;
  • 2º, 3º, 4º, 5º e 6º dígitos = indica o banco emissor;
  • 7º, 8º, 9º, 10º, 11º, 12º, 13º, 14º e 15º dígitos = números de identificação do cliente (titular do cartão);
  • 16º dígito = dígito verificador.

Como evitar os golpes relacionados ao cartão de crédito?

Ter um cartão de crédito pode ser útil para quem deseja ter mais praticidade na hora de fazer compras. Mas é preciso ter alguns cuidados para não cair em golpes relacionados a essa modalidade de crédito.

Uma das recomendações é não emprestar seu cartão de crédito para desconhecidos. Do mesmo modo, não é indicado informar os seus dados para outras pessoas ou em sites que não são confiáveis.

CVV do cartão de crédito
Foto: Imagem de freepik

O cliente precisa, também, verificar os endereços e a reputação de lojas virtuais e se as mesmas estão oferecendo produtos com preços baixos. Mas não é só isso.

Usar o cartão virtual em marketplaces e em outros sites pode ser uma boa pedida. Por fim, preste atenção em algumas falhas em maquininhas de cartão e não ande pelas ruas com o cartão na mão.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu cartão…