Entenda a diferença entre fechamento e vencimento da fatura do cartão de crédito

Você sabe qual é a diferença entre fechamento e vencimento da fatura? Não? Confira aqui no Creditável mais informações!

Saber a diferença entre fechamento e vencimento da fatura de um cartão de crédito pode ser importante. Afinal, essas palavras representam momentos diferentes e é preciso estar atento para não ter problemas. Veja aqui qual é a diferença entre fechamento e vencimento da fatura do cartão de crédito!

diferença entre fechamento e vencimento da fatura
A fatura do cartão de crédito traz diversas informações importantes (Foto: Supachai/Adobe Stock)

Como funciona a fatura do cartão de crédito?

Você possui um cartão de crédito? Esse é um meio de pagamento aceito em diversos estabelecimentos espalhados por todo o mundo e que se destaca por conta da praticidade oferecida na hora das compras.

No Brasil, existem opções para todos os gostos (e bolsos). Depois de receber o seu cartão novo em sua casa e desbloqueá-lo, o dono pode usá-lo para adquirir produtos e fazer a contratação de serviços.

Mas é preciso, todos os meses, fazer o pagamento da fatura do cartão. Esse é um documento que traz diversas informações sobre o uso do seu cartão no mês, como as transações realizadas.

Também é possível encontrar o valor total da fatura, o valor da parcela (caso você tenha comprado algo em duas ou mais parcelas), informações sobre as tarifas cobradas e entre outros dados importantes.

O boleto de pagamento pode ser impresso ou virtual. No caso, o cliente pode receber esse documento pelo correio, via e-mail ou por outro canal digital. Esses detalhes variam de banco para banco.

Há casos onde há possibilidade de fazer a emissão da 2ª via usando o aplicativo da empresa ou o Internet Banking. Lembrando que é sempre preciso conferir se todos os dados escritos na fatura estão corretos.

Qual é a diferença entre fechamento e vencimento da fatura do cartão de crédito?

A pessoa que usa um cartão de crédito precisa pagar suas compras e as tarifas ligadas ao uso do cartão, na data certa. Por isso, é importante saber qual é a diferença entre fechamento e vencimento da fatura.

O fechamento da fatura é o momento que acontecerá primeiro. Aqui, todos os gastos lançados na fatura, durante todo o mês, são calculados e o cliente recebe o boleto fechado para fazer o pagamento.

diferença entre fechamento e vencimento da fatura
Foto: Shisu_ka/Adobe Stock

No caso, as transações feitas nos dias seguintes ao fechamento já serão contadas na próxima conta. Vale lembrar que a empresa responsável pelo cartão é quem irá estipular o dia que haverá esse fechamento.

Pode ocorrer dessa data cair em até 10 dias antes do boleto vencer. Já o vencimento da fatura possui um significado diferente. Esse é o prazo final para o cliente realizar o pagamento da sua mensalidade.

Caso contrário, o consumidor poderá ter que pagar juros e multas. Agora, dependendo da empresa, há a chance alterar o dia para o vencimento da sua conta usando o aplicativo ou um computador.

Em resumo, existe, sim, a diferença entre fechamento e vencimento da fatura e é preciso estar atento a essas datas para não ter maiores problemas.

Vale lembrar que o local onde esses dados estão localizados pode mudar de acordo com a emissora do seu cartão. Além disso, as compras no cartão virtual também seguem as características acima.

Existe um dia ideal para fazer compras com o cartão de crédito e para o vencimento da fatura?

Diversas empresas permitem que as pessoas usem seus cartões de crédito como forma de pagamento. Essas aquisições e assinaturas de serviços são lançadas na fatura até a data de fechamento da conta.

Mas e aquela compra no primeiro dia útil após o fechamento? Esse dia é considerado o “Melhor dia para compra”. Isso porque o cliente terá um tempo maior para pagar – em alguns casos, até 40 dias.

Foto: Imagem de fabrikasimf no Freepik

Só que a data exata irá depender da data de vencimento da conta também. Do mesmo modo, também pode existir a data ideal para fazer o pagamento da fatura do seu cartão.

Nesse caso, a recomendação é escolher aquele dia que estiver próximo ao recebimento de seu salário ou benefício. Afinal, a pessoa já pode ter recebido recursos suficientes para não deixar a conta vencer.

O que acontece se pagar a fatura do cartão fora do prazo de pagamento?

Assim como acontece em outras modalidades de crédito, o cliente que não realizar o pagamento da fatura do seu cartão de crédito, dentro do prazo estipulado, pode ter alguns problemas.

No caso, o consumidor terá que pagar pelo valor final da fatura, os juros cobrados sobre a conta atrasada (juros mora), o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e entre outras tarifas.

Também será preciso pagar uma multa. Essa penalidade pode ser de 2%. A pessoa também pode ficar com o “nome sujo”, ou seja, ter seu nome incluído na lista de inadimplentes de birôs de crédito.

Mas não é só isso. Dependendo do caso, a empresa pode fazer o registro oficial de um protesto em cartório e, até mesmo, tentar resolver essa pendência na justiça.

Onde realizar o pagamento da fatura de um cartão de crédito?

Precisa pagar um boleto que está vencendo? Hoje, existem diversas formas de pagar uma fatura de cartão. O cliente pode, por exemplo, imprimir o boleto e pagá-lo em um terminal de autoatendimento.

Agora, a pessoa pode usar o leitor de código de barras e/ou digitar os números manualmente. Isso dependerá da disponibilidade do banco. Também é possível quitar sua fatura:

  • Nas agências (nos caixas eletrônicos ou diretamente no caixa);
  • Pelo aplicativo;
  • Pelo Internet Banking;
  • Usando carteiras digitais;
  • Nas lotéricas.

Diferença entre fechamento e vencimento da fatura: outras recomendações importantes

Gosta de fazer compras? Saiba então que ter um cartão de crédito pode tornar esse momento mais prático. Mas é preciso ter alguns cuidados relacionados à fatura e à data de vencimento.

O cliente precisa conferir quais são os canais usados pela operadora do cartão para o envio da fatura. No caso dos e-mails, é importante ver se o endereço cadastrado na instituição financeira está correto.

Foto: Imagem de freepik

Prefere o boleto impresso? Nesse caso, verifique o endereço de sua residência. Também é importante conferir se os valores lançados estão corretos e a data correta do vencimento do boleto.

Por fim, se você não achou a via original da conta, veja se a mesma foi enviada para a pasta de “Spam” do seu e-mail. Veja ainda se a empresa que emitiu o cartão permite a impressão da 2ª via pela internet.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu cartão…