Saiba quem pode e quem não pode solicitar empréstimo consignado em 2024

Deseja pedir um empréstimo consignado em 2024? Essa linha de crédito é mais uma alternativa para as pessoas que precisam de um dinheiro extra. Mas é preciso estar atento, visto que o serviço não está disponível para todos. Confira aqui quem pode (ou não) contratar um empréstimo consignado em 2024!

empréstimo consignado em 2024
O empréstimo consignado pode ser uma boa opção para quem procura por longos prazos de pagamento e taxas competitivas (Foto: Krakenimages.com/Adobe Stock)

Como funciona o empréstimo consignado?

Hoje, as pessoas que precisam de um dinheiro mais urgente podem escolher um dos vários tipos de empréstimo existentes no mercado. Cada modalidade possui as suas próprias características.

Dentre as opções disponíveis, é possível citar o crédito pessoal e o empréstimo FGTS. Há também o empréstimo consignado, que possui algumas diferenças e não está disponível para todas as pessoas.

Essa é uma modalidade que pode estar disponível para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos, militares e algumas pessoas que trabalham sob regime CLT (confira mais detalhes logo abaixo).

Aqui, o cliente pode solicitar normalmente uma das opções disponíveis. Mas as parcelas serão descontadas do benefício ou da folha salarial da pessoa. Há ainda a questão da margem consignável.

Essa é a porcentagem do benefício/salário que pode ser usada para cobrir as parcelas de um produto consignado. A margem para empréstimos consignados pode ser de:

  • 35% para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos e militares;
  • 30% para BPC/LOAS.

Lembrando que há ainda os 5% reservados para cartão de crédito consignado e 5% para cartão de benefício consignado. No caso do BPC/LOAS, só é liberado 5% para os dois tipos de cartões.

Uma das vantagens desse serviço é que o cliente não precisa imprimir boletos. Outro atributo é que as taxas de juros podem ser menores e o cliente pode contar com longos prazos de pagamento.

Por outro lado, a questão da margem consignável é um dos pontos negativos. Além disso, é preciso estar atento porque a datas para o pagamento das mensalidades são sempre as mesmas.

Quem pode solicitar um empréstimo consignado?

empréstimo consignado em 2024
Foto: Friends Stock/Adobe Stock

Você sabe quem pode fazer a contratação de um empréstimo consignado em 2024? Um ponto que as pessoas precisam estar atentas é que esse serviço financeiro que está disponível para:

  • Aposentados;
  • Pensionistas do INSS;
  • Beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS);
  • Militares;
  • Pensionistas do Exército Brasileiro;
  • Servidores públicos (municipais, estaduais e federais).

Nos três últimos casos, a pessoa pode estar ativa ou inativa. Além disso, no caso do empréstimo para servidores, aposentados e pensionistas podem, sim, fazer a contratação do serviço.

O crédito consignado está disponível para profissionais contratados sob o regime CLT?

Muitos brasileiros possuem a carteira assinada, ou seja, estão contratados sob o regime CLT. Dependendo do caso, essas pessoas podem, sim, fazer a contratação de um empréstimo consignado.

Foto: bnenin/Adobe Stock

Aqui, é preciso que esse profissional esteja trabalhando em uma empresa que possui convênio com uma instituição financeira que ofereça o crédito consignado privado.

Quem definirá os valores será a empresa que está oferecendo o serviço financeiro. Já a margem consignável para esse público é de 40%. No caso, essa porcentagem é dividida em:

  • 35% para o empréstimo consignado;
  • 5% para o uso do cartão de crédito consignado.

Quais pessoas não podem solicitar um empréstimo consignado?

Contratar um empréstimo consignado pode ser uma opção para quem precisa de um dinheiro mais urgente. Afinal, o devedor pode utilizar o crédito pedido da forma que bem entender.

No entanto, algumas pessoas não podem fazer a contratação do serviço. Com relação à idade, a pessoa precisa ter mais de 18 de anos. Agora, não há um limite de idade certo.

Mas há empresas que não permitem a contratação de um empréstimo por pessoas que tenham mais de 80 anos. A recomendação é conferir as regras praticadas pela empresa que está oferecendo serviço.

Quer saber mais? Confira abaixo uma lista com outros grupos de pessoas que não podem fazer o pedido de um empréstimo consignado:

  • Pessoas que não fazem parte de um dos grupos acima;
  • Interessados que não possuem espaço na margem consignável;
  • Pessoas cuja margem consignável está negativa;
  • Colaboradores de empresas que não possuem um convênio com uma instituição que oferece o serviço;
  • Há casos onde a pessoa precisa ter um certo tempo trabalhando na empresa;
  • Trabalhadores autônomos;
  • No caso dos beneficiários do INSS, alguns benefícios não estão elegíveis para esse serviço porque são temporários.

Como fazer a contratação de um empréstimo consignado em 2024?

Ficou interessado em contratar um empréstimo consignado em 2024? No Brasil, diversas instituições financeiras oferecem o serviço e cada uma das empresas possuem as suas próprias condições e regras.

Mas o interessado precisa, primeiramente, conferir sua margem consignável. Depois, é só pesquisar as melhores ofertas, fazer uma simulação e enviar sua proposta.

O prazo de pagamento pode variar de acordo com a sua categoria. Para aposentados e pensionistas do INSS, o prazo máximo é de até 84 meses. Já no caso de servidores públicos, até 96 meses.

Há casos onde a simulação dos valores e o envio da proposta podem ser feitos pela internet. Na sequência, as empresas podem fazer uma análise de crédito e solicitar a autorização do convênio.

A pessoa irá receber o dinheiro após a assinatura do contrato. Vale ressaltar que as condições e as regras podem mudar de empresa para empresa.

Recomendações para quem está pensando em contratar o crédito consignado

Contratar um empréstimo consignado pode ser uma boa opção para quem deseja pagar uma conta, fazer compras ou para qualquer outra finalidade. Mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes.

O cliente precisa, por exemplo, conferir se a margem consignável está livre para o pagamento de parcelas. Além disso, é preciso saber se o seu perfil se enquadra nos requisitos impostos pela empresa.

Foto: Imagem de gpointstudio no Freepik

Pesquisar as ofertas disponíveis também pode ser útil. Durante essa pesquisa, é importante conferir as condições oferecidas e, se possível, entrar em contato com a instituição, via telefone, para tirar dúvidas.

Outro ponto importante é lembrar de escolher empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Por fim, leia o contrato do empréstimo e tire todas as suas dúvidas com o gerente da empresa.