PIS EM DOBRO: Trabalhador pode receber Pis dobrado em 2022

O PIS 2022 vai ser pago em dobro sim! Mas apenas para os beneficiários que não receberam o seu abono do PIS/PASEP no ano base de 2019.

O calendário de pagamento do abono salarial do PIS 2022  iniciou no último dia 8 de fevereiro. Os pagamentos irão ocorrer durante os meses de fevereiro e março. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvida sobre a questão levantada em relação ao pagamento do PIS em dobro. A grande questão é se este pagamento é para todos ou apenas para um grupo específico.

Portanto, devemos entender que da mesma forma que houve um atraso no pagamento de 2020 que será pago em 2022. Existiu alguns atrasos em 2019. Ou seja, nesse ano base algumas pessoas não receberam o valor.

Assim, essas pessoas terão de receber o valor em atraso juntamente com o abono de 2022. Ou seja, um pagamento praticamente dobrado para esse grupo. 

Mas enfim, isso é apenas o primeiro tópico, pois vamos adentrar mais fundo nesse assunto e te contar todos os detalhes!

Haverá PIS/PASEP em dobro em 2022?

Afinal, haverá pagamento do PIS 2022 em dobro? Fonte: ISTOÉ Dinheiro

Afinal, haverá pagamento do PIS 2022 em dobro? Fonte: ISTOÉ Dinheiro

Sim! A Caixa Econômica Federal confirmou que algumas pessoas que são beneficiárias do PIS, vão ter o direito a realizar dois saques referentes ao abono.

Mas quem são essas pessoas? Portanto, são justamente as pessoas que não receberam o valor referente ao ano base de 2019 por conta de erros de processamento, tudo isso de acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência.

Sendo assim, não se engane, pois se você já recebeu o valor de 2019, não receberá o pagamento de 2022 em dobro. Apenas vai poder receber o valor do ano base de 2020 que ainda está atrasado.

No entanto, existe uma expectativa de que o atraso em 2021 seja pago no ano de 2023 para todos os beneficiários. Mas nada disso está confirmado.

Quem tem o direito a receber o PIS 2022?

Esse pagamento em dobro não estará disponível para todas as pessoas. Nesse sentido, é necessário preencher os requisitos estabelecidos para poder fazer parte do grupo beneficiário.

Enfim, existe uma lista com todos os requisitos que precisamos para ser um beneficiário. Então veja quais são eles:

  • Trabalhadores inscritos no programa há pelo menos cinco anos;
  • Ter trabalhado formalmente por pelo menos 30 dias em 2020;
  • A remuneração mensal do trabalhador não pode ter ultrapassado a média de até dois salários mínimos no respectivo ano;
  • empresa também precisa ter informado os dados dos trabalhadores corretamente na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais);

Viu só? Se por acaso o indivíduo preencher todos os requisitos estabelecidos pelos órgãos responsáveis. Podem receber o abono em dobro no ano de 2022 e 2023.

Calendário de pagamento

Os pagamentos do PIS 2022 vão começar do primeiro ao último mês do ano em 2022. Portanto, temos que ficar atentos às datas e números do NIS para não deixarmos passar nenhuma data.

Sendo assim, vamos dar uma olhada nas datas de pagamento:

Calendário de Pagamento PIS 2022. Fonte: FDR, Adaptado por Creditável.

Calendário de Pagamento PIS 2022. Fonte: FDR, Adaptado por Creditável.

Enfim, essas são todas as datas de pagamento e números de NIS que foram divulgadas para o ano de 2022 para os beneficiários do PIS.

Entenda como saber o valor que será depositado no PIS 2022

Depois de saber tudo isso sobre o PIS 2022 e como vai se dar o pagamento em dobro nesse ano de 2022, você já soube o valor que vai receber nas datas de pagamento estabelecidas?

Ainda não? Pois bem, vamos te explicar como fazer esse cálculo. Entenda que o abono que será pago é um salário mínimo dividido em 12 meses do ano. Ou seja, o valor para cada mês é de R$101,00.

Nesse sentido, devemos saber que o cálculo do valor que iremos receber está baseado na quantidade de meses que trabalhamos no ano base estabelecido.

Portanto, se o beneficiário apenas trabalhou 2 meses durante o ano. Ele vai receber um valor de R$202,00. No entanto, ele trabalhou os 12 meses completos, ou seja, o ano todo. Ele vai receber todo o valor do abono do PIS 2022.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando a Creditável e mantenha-se atualizado!

Layne Bispo
Escrito por

Layne Bispo

0

Por favor, aguarde!
Carregando…