Reserva de Cartão Consignado (RCC): entenda o que é e como funciona

Conhece a Reserva de Cartão Consignado (RCC)? Não? Confira aqui no Creditável como esse serviço financeiro funciona!

Já ouviu falar em Reserva de Cartão Consignado (RCC)? Essa é uma modalidade de crédito que pode ser útil para quem deseja ter mais praticidade na hora de fazer compras parceladas. Mas é preciso entender bem o seu funcionamento. Siga conosco e veja como funciona a Reserva de Cartão Consignado (RCC)!

Reserva de Cartão Consignado (RCC)
A pessoa que tem acesso à Reserva de Cartão Consignado (RCC) pode fazer compras e conseguir alguns benefícios (Foto: Imagem de gpointstudio no Freepik)

O que é o cartão consignado de benefício?

O cartão de crédito é um meio de pagamento que se destaca pela praticidade e que pode ser útil para quem deseja pagar suas compras de forma parcelada. Hoje, várias instituições oferecem essa ferramenta.

Também é importante saber que existem diversos tipos diferentes. O cartão de crédito consignado, por exemplo, é o cartão cujo valor da fatura pode ser descontado diretamente no benefício/salário do dono.

Esse serviço financeiro possui duas categorias principais: o cartão de crédito consignado e o cartão consignado de benefício. A segunda opção é mais recente que a primeira e possui duas diferenças.

Destaque para o fato do dono poder ter acesso a descontos em compras feitas em farmácias e acesso a alguns serviços, como no auxílio-funeral e seguro de vida. Aqui, o cliente só poderá ter a versão física.

Há ainda a possibilidade de fazer saques de dinheiro em espécie. No caso, o cliente pode sacar até 70% do valor do limite de crédito. As taxas de juros acessíveis também é outro benefício.

Outro ponto importante é que o cartão consignado de benefício está disponível para aposentados, pensionistas do INSS e pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS).

Lembrando que os servidores públicos federais (SIAPE) precisam seguir as normas descritas na Portaria MGI Nº 7.142/2023. Nesse caso, um dos atributos é a possibilidade de contar com um seguro de vida.

O que é e como funciona a Reserva de Cartão Consignado (RCC)?

Depois de conferir mais informações sobre o cartão consignado de benefício, chegou o momento de entender qual a ligação desse tipo de cartão consignado com a Reserva de Cartão Consignado (RCC).

Foto: Prostock-studio/Adobe Stock

A RCC é o serviço financeiro que viabiliza a solicitação de um cartão consignado de benefício. Isso significa que quem tem a margem RCC pode pedir essa ferramenta

No caso, há a possibilidade de usar 5% da sua margem consignável para o pagamento do valor mínimo permitido. Caso o valor ultrapasse, é preciso pagar o valor restante por meio de um boleto.

Lembrando que o dono do cartão poderá realizar saques de dinheiro. Existem dois códigos que irão aparecer quando houver o desconto da RCC:

  • Código 268: esse código pode mostrar para o cliente que já foi separada, para pagar a fatura do cartão consignado, uma parte de seu benefício;
  • Código 383: aqui, o objetivo é informar o cliente que a RCC continua ativado.

Diferenças para a Reserva de Margem Consignável (RMC)

Vale lembrar que a margem consignável atual é de 45%. Como foi dito acima, 5% dessa margem será destinado para os gastos relacionados ao cartão de benefícios consignado (RCC).

Outros 5% são destinados para a Reserva de Margem Consignável (RMC), que representa a solicitação de um cartão consignado. Aqui, há algumas semelhanças com o cartão consignado de benefício.

Foto: Reprodução/Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Aqui, também é possível contar com um cartão para fazer compras de forma parcelada e também possui um limite de crédito que equivale a 1,6 vezes do valor da renda do cliente.

No entanto, não é possível ter acesso ao auxílio-funeral e ao seguro de vida. Lembrando que há a possibilidade da pessoa conseguir ter acesso ao RMC e ao RCC.

Como e onde pedir um cartão consignado de benefício?

Muitas pessoas possuem dúvidas de como ter acesso à Reserva de Cartão Consignado (RCC). No caso, a pessoa interessada precisa, primeiramente, saber se tem direito a esse serviço financeiro.

Como foi dito acima, a modalidade está disponível para aposentados, pensionistas do INSS, pessoas que tem acesso ao Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e servidores públicos.

Depois, o interessado precisa fazer a solicitação de um cartão consignado de benefício em uma instituição financeira. O processo de contratação pode mudar de acordo com cada empresa.

Um dos bancos que oferecem esse cartão é o Banco Daycoval, onde é possível contar com anuidade zero e fazer saques de dinheiro em espécie. Além disso, o cartão possui cobertura internacional.

Foto: Divulgação/Banco BMG

Já o Banco BMG oferece um cartão com a bandeira Mastercard. Aqui, o cliente pode fazer compras internacionais e saques gratuitos. Há também anuidade grátis.

No Brasil, o interessado em pedir esse cartão pode escolher a opção oferecida pelo Banco PAN. Vale lembrar que uma recomendação é comparar todas as ofertas e escolher aquela que mais lhe agrada.

Vantagens e desvantagens da Reserva de Cartão Consignado (RCC)

A Reserva de Cartão Consignado (RCC) é um serviço financeiro que possui diversos pontos positivos. Mas há alguns pontos negativos também. Veja abaixo as vantagens e as desvantagens da modalidade:

Vantagens

  • O cliente pode ter acesso ao cartão consignado de benefício;
  • Descontos em farmácias conveniadas;
  • Possibilidade de acessar o auxílio-funeral e um seguro de vida;
  • Em alguns casos, o cartão possui anuidade zero;
  • Chance de fazer o saque de dinheiro em espécie (limite do cartão de crédito).
  • Reserva de 5% do benefício/folha de salário para pagar o valor mínimo do cartão.

Desvantagens

  • Nem todas as pessoas podem ter acesso;
  • Os saques precisam ser de até 70% do valor do limite de crédito;
  • Se a parcela do cartão for maior que o valor permitido, será preciso fazer o pagamento do saldo restante usando um boleto de pagamentos;
  • Limite de crédito do cartão: 1,6 vezes o valor total da renda do dono do cartão;
  • É preciso estar atento com cobranças indevidas;
  • Há poucas ofertas no mercado (em comparação ao cartão de crédito consignado).

Recomendações para quem deseja fazer a Reserva de Cartão Consignado (RCC)

Ter acesso à Reserva de Cartão Consignado (RCC) pode ser útil para aposentados, pensionistas do INSS, beneficiários BPC/Loas e servidores. Afinal, é a chance da pessoa ter o cartão consignado de benefício

Entretanto, para não ter problemas, essa pessoa precisa seguir algumas recomendações. Primeiro, é preciso saber se você pode ter acesso à modalidade e saber se possui margem consignável disponível.

Reserva de Cartão Consignado (RCC)
Foto: amenic181/Adobe Stock

Outro ponto importante é conferir se não está havendo a cobrança de valores indevidos. Vale lembrar que o cliente precisa autorizar a cobrança desse valor. Além disso, é preciso organizar suas finanças.

Se a fatura for maior que sua margem consignável, será preciso emitir um boleto para pagar a parcela. Por fim, optar por instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen) pode ser uma boa ideia.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu cartão…