Score Serasa: o que é, como consultar e como aumentar pontuação

Você sabe o que é o Score Serasa? Não? Veja aqui todos os detalhes sobre essa pontuação. Saiba ainda como consultar e aumentar sua pontuação!

Saber o que é o Score Serasa pode ser bastante importante. Afinal, essa pontuação mostra o perfil financeiro de uma pessoa e é avaliada por diversas empresas durante uma análise de crédito. Confira aqui o que é Score Serasa, como consultar o seu e como ter uma pontuação maior!

Score Serasa
O Score Serasa pode dizer várias coisas sobre seus hábitos financeiros (Foto: Divulgação/Serasa)

O que é o Score de crédito?

Para entender o Score Serasa, é preciso, primeiramente, saber o que é o score de crédito e como ele pode ser importante. Essa é uma pontuação que pode mostrar o perfil financeiro de um consumidor.

No caso, esse dado pode mostrar se a pessoa costuma pagar seus boletos em dia ou não. O score de crédito dos brasileiros é calculado por birôs de crédito, que usam seus próprios critérios de avaliação.

Vale lembrar que várias empresas avaliam a pontuação antes das mesmas concederem crédito a um cliente. Isso faz com que a importância de conhecer e consultar essa informação aumente.

O que é o Score Serasa?

Um dos birôs de crédito que definem o score de crédito de uma pessoa é o Serasa Experian. O Score Serasa está entre os sistemas de pontuação mais conhecidos do Brasil e é usado por várias empresas.

Para calcular os pontos, são contados alguns fatores (baseados em informações do cliente). Destaque para o Cadastro Positivo, que é um registro que mostra o histórico de seu pagamento de contas.

Também são levadas em consideração as dívidas ativas registradas no Serasa, a quantidade de consultas ao seu CPF feitas por empresas e o seu relacionamento com o mercado.

Após o cálculo ser feito, é gerada uma pontuação. Todos os consumidores possuem uma pontuação e é ela que pode definir o nível de inadimplência do cliente. O Serasa divide a pontuação em vários níveis:

  • De 0 a 300 pontos = score de crédito muito baixo e risco alto de inadimplência;
  • De 301 a 500 pontos = score de crédito baixo e risco médio de inadimplência;
  • Score de 501 a 700 pontos = score de crédito bom e risco baixo de inadimplência;
  • De 701 a 1.000 pontos = score de crédito excelente e risco muito baixo de inadimplência.

Em resumo, a pessoa que tiver dívidas em aberto pode contar com um score baixo. Já a pessoa que realiza os pagamentos na data correta pode ter um score mais alto.

Como consultar a pontuação do Score Serasa?

Um dos destaques do Score Serasa é o processo necessário para consultá-lo. Afinal, o consumidor pode conferir sua pontuação de duas formas diferentes (pelo site do Serasa ou pelo aplicativo de celular).

Com isso, não é necessário sair de casa e enfrentar filas. Esse é um processo rápido, prático e seguro. Confira abaixo o passo a passo de como acessar sua pontuação pelo site do Serasa:

  • Na tela inicial, clique no botão “Login” (localizado na parte superior da tela);
  • Informe o seu CPF. Caso não tenha uma conta, clique em “Crie uma conta” e siga todos os passos informados pela empresa;
  • Digite sua senha;
  • Procure pela área “Explore sua vida financeira”;
  • Pronto! Na tela, irá aparecer os dados de seu score.

Pelo aplicativo Serasa

Também é possível realizar a consulta do score de crédito pelo aplicativo “Serasa: Consulta CPF e Score”. Veja abaixo o passo a passo de como baixar e usar essa ferramenta:

  • Baixe o aplicativo na loja de aplicativos de seu celular (disponível para smartphones Android e iOS);
  • Abra o aplicativo;
  • Digite o seu CPF;
  • Clique em “Acessar minha conta”;
  • Informe a sua senha;
  • Pronto! O Score Serasa irá aparecer logo na tela inicial.

O que fazer para aumentar o meu Score Serasa?

Foto: Divulgação/Serasa

Para fazer o cálculo do Score Serasa, o Serasa leva em consideração diversos dados. Com isso, a pontuação pode variar de caso para caso. Além disso, o score varia de acordo com a sua vida financeira.

A pessoa que possui o score baixo pode fazer com que ele aumente praticando boas ações financeiras. Fazer a negociação e o pagamento de todas as suas dívidas pode ser uma alternativa.

Com isso, há a possibilidade do cliente “limpar seu nome” e ficar longe de outros problemas que fazem o score cair. Fazer um planejamento financeiro e pagar suas contas na data certa são outras dicas.

A possibilidade de fazer a ativação do Cadastro Positivo para ajudar nessa missão. Por fim, compartilhar suas informações bancárias com o Serasa (disponível no Serasa Score 3.0) pode ser útil.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu cartão…