6 tipos de empréstimos: conheça e saiba como escolher o melhor

No Brasil, é possível encontrar diversos tipos de empréstimos. Cada um desses serviços financeiros possuem suas próprias características. Mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes antes de fazer o seu pedido. Confira agora seis dos tipos de empréstimos existentes e veja como escolher a melhor opção!

tipos de empréstimo
Alguns detalhes de um empréstimo, como os prazos de pagamento e os valores permitidos, podem variar de acordo com cada instituição (Foto: Edson Souza/Adobe Stock)

O que é um empréstimo?

Precisa de um dinheiro mais urgente? Contratar um empréstimo pode ser uma solução. Essa é uma modalidade de crédito oferecida por diversas instituições financeiras e pode ser útil em várias ocasiões.

Isso porque o devedor pode utilizar o crédito da forma que quiser. Essa pessoa pode, por exemplo, quitar suas dívidas e evitar que seu nome seja negativado. Ainda é possível usar o dinheiro para fazer compras.

Para isso, é preciso, primeiramente, escolher um dos tipos de empréstimos existentes, como o crédito pessoal, o crédito com garantia, o crédito consignado e entre outros.

Depois, é só procurar as ofertas disponíveis, fazer a simulação e enviar a proposta. Essa solicitação pode passar por uma análise de crédito. Há casos onde é preciso realizar outras etapas adicionais.

O depósito do crédito pode ser feito pela instituição responsável após a assinatura de contrato. Dependendo do caso, é possível realizar a contratação de forma presencial ou pela internet.

A pessoa interessada tem a chance de encontrar taxas atrativas, maiores prazos de pagamento e outras vantagens. Mas há alguns pontos negativos, como os juros altos e o risco de inadimplência.

Lista com os 6 tipos de empréstimos existentes no Brasil

Precisa de um dinheiro mais urgente para pagar uma conta ou para outra finalidade? Descubra mais detalhes sobre seis dos tipos de empréstimo disponíveis no mercado brasileiro:

1. Empréstimo pessoal

tipos de empréstimo
Foto: Ivo Brasil/Pexels.com

O empréstimo pessoal pode ser considerada a opção mais simples dentre os empréstimos. Afinal, não é preciso deixar um bem como garantia e o interessado só precisa escolher uma das ofertas disponíveis

Depois, a solicitação e esperar pelo resultado da análise de crédito. O valor máximo permitido pode depender da empresa. Já o prazo de pagamento pode chegar em até 72 meses.

Também é preciso destacar o fato de ser um produto prático. Há casos onde a pessoa pode contratar um empréstimo usando a internet. Vale lembrar não é preciso informar o motivo da contratação

No entanto, os juros do crédito pessoal podem ser maiores que os de outras modalidades, como o empréstimo com garantia. Já os prazos e o limite de crédito permitido podem ser menores.

2. Empréstimo com garantia de imóvel

Foto: Tinnakorn/Adobe Stock

Você conhece o empréstimo com garantia? Nessa modalidade, também é possível usar o dinheiro para pagar dívidas e par outras finalidades. Mas existem certas diferenças para o crédito pessoal tradicional.

Aqui, o cliente precisará deixar um bem como garantia de pagamento. No caso do empréstimo com garantia de imóvel, a garantia será seu imóvel (residencial ou comercial).

No caso, o devedor pode continuar, sim, usando o seu bem. Porém, o mesmo ficará, até o pagamento total do contrato, no nome do credor. O nome desse processo é alienação fiduciária.

Com isso, é possível conseguir juros menores. Mas o cliente precisará fazer o pagamento das parcelas na data certa para evitar problemas. Nesse serviço, o valor e o prazo de pagamento podem ser maiores.

Além disso, não é necessário que o cliente tenha pago por todo o imóvel para fazer a solicitação. Durante o processo de contratação, pode haver a necessidade de fazer uma avaliação do imóvel.

3. Empréstimo com garantia de veículo

tipos de empréstimo
Foto: Krakenimages.com/Adobe Stock

Do mesmo modo, o cliente também pode usar um veículo como garantia para conseguir fazer um empréstimo. Normalmente, essa linha de crédito é chamada de empréstimo com garantia de veículo.

O processo é o mesmo do crédito com garantia de imóvel. Isso significa que o veículo estará no nome da instituição onde o empréstimo foi contratado, mas poderá ser utilizado por quem tomou o crédito.

Isso faz com o risco de inadimplência caia consideravelmente. Mas é preciso entender que muitas empresas pedem que o bem esteja quitado e sem multas.

Também é preciso ver a questão da idade. Além disso, o veículo pode passar por uma vistoria. Nessa modalidade, o valor também é alto e há a chance de pagar em até 72 vezes (dependendo da empresa).

4. Empréstimo consignado

Foto: Zamrznuti tonovi/Adobe Stock

Já ouviu falar em empréstimo consignado? Esse é mais um dos tipos de empréstimos que uma pessoa pode encontrar no mercado. Mas há algumas diferenças quanto às opções acima.

A solução é voltada para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos (municipais, estaduais e federais) e militares das Forças Armadas.

Pessoas que trabalham em empresas conveniadas a bancos que oferecem o serviço também podem contratar o serviço. Outra diferença é que forma de pagamento das parcelas.

No caso, as mensalidades são descontadas diretamente da folha de salário/benefício do tomador do empréstimo. Também é preciso estar atento, na hora de fazer a contratação, à margem consignável.

Essa é a parte do seu salário que pode ser comprometida o pagamento de parcelas de empréstimo. No caso, a margem pode chegar a 35%. A modalidade possui alguns atributos que podem fazer a diferença.

Destaque para a possibilidade de contar com taxas de juros competitivas e longos prazos de pagamento. Hoje, há empresas que permitem a contratação desse produto financeiro de forma online.

5. Empréstimo FGTS

Foto: Leonidas/Adobe Stock

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito voltado para profissionais que trabalham sob o regime CLT. Aqui, a missão é amparar as pessoas que foram demitidas sem justa causa.

Já o Saque-Aniversário é um serviço onde a pessoa que recebe o FGTS pode fazer o saque de uma porcentagem desse valor uma vez por ano, no mês de seu aniversário

Mas você sabia que é possível fazer a Antecipação do Saque-Aniversário? É isso mesmo! No empréstimo FGTS, o interessado pode realizar o empréstimo de algumas parcelas do Saque-Aniversário.

A quantidade de parcelas e o valor permitido podem mudar de acordo com cada empresa. Nesse serviço, é preciso que a instituição consulte o saldo do seu FGTS. Para autorizá-la, é só usar o aplicativo do FGTS.

Já o pagamento das parcelas é prático, visto que o valor correspondente ao valor do Saque-Aniversário será enviado, no mês do seu aniversário, para a empresa na qual o devedor contratou o empréstimo.

Lembrando que o serviço está disponível para pessoas que possuem contas do FGTS ativas e inativas. Um destaque importante é que, dependendo do caso, pessoas negativadas podem fazer a contratação.

No entanto, é preciso estar atento a alguns detalhes, como a necessidade de ter saldo no fundo de garantia. Além disso, é preciso que a função do Saque-Aniversário esteja habilitada.

6. Empréstimo na conta de luz

tipos de empréstimo
Foto: Imagem de freepik

Já pensou em receber as parcelas de um empréstimo na sua conta de luz? Algumas empresas oferecem o empréstimo na conta de luz. Essa é uma linha de crédito que pode ser útil para quem busca praticidade.

Aqui, o cliente precisa, assim como acontece em outras categorias, buscar a melhor oferta, fazer a simulação e contratar o serviço. Mas as parcelas são lançadas na fatura de sua conta de luz.

Para isso, é preciso que a instituição tenha uma parceria com a companhia de energia elétrica responsável pelo fornecimento de energia na sua região.

A pessoa que optar por essa modalidade pode encontrar várias vantagens. Destaque para a possibilidade de contar com taxas de juros atrativas e a possibilidade de estar disponível para negativados.

Já o prazo de pagamento pode ser de até 22 meses, dependendo do caso. Entretanto, a pessoa precisa ter uma conta de luz em seu nome e o serviço pode não estar disponível em seu estado.

Tipos de empréstimo: como escolher o melhor?

Contratar um empréstimo pode ser uma solução para quem precisa pagar uma conta ou realizar um sonho. Hoje, as instituições financeiras oferecem diversas linhas de crédito diferentes.

Mas é preciso ter alguns cuidados para fazer a melhor escolha. Uma das recomendações é, primeiramente, entender se há (ou não) a necessidade de se pedir um empréstimo nesse momento.

Foto: Imagem de snowing no Freepik

Depois, é preciso saber como todos os tipos de empréstimo existentes funcionam. Com isso, você pode descobrir qual das opções possuem as taxas mais atrativas, os melhores prazos e entre outros detalhes.

Na sequência, é só procurar as ofertas disponíveis e contratar aquela que mais lhe agrada. Lembrando que organizar suas finanças pode ser uma boa escolha para as mesmas não virarem uma “bola de neve”.

Conferir se a instituição está autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen) também são boas ideais. Por fim, as empresas não pedem para os clientes fazerem depósitos antecipados para liberar o crédito.