Volta as Aulas 2022: checklist para um bom planejamento financeiro

Volta às aulas e o planejamento financeiro precisa estar em dia para que você não entre na bola de neve das dívidas. Confira!'

Início do ano e a primeira coisa que vem em mente é a lista de material da volta às aulas e o planejamento financeiro para o novo ano. Essa é uma preocupação de muitos pais, principalmente com os preços lá em cima. 

Nesse momento, colocar em dia um planejamento financeiro eficiente,  pesquisar em vários locais e optar pelo custo-benefício são algumas das medidas necessárias. Assim o seu bolso já vai sentir um grande alívio, mas existem outras dicas para economizar ainda mais. 

Confira logo a seguir o checklist para volta as aulas e planejamento financeiro necessários para evitar futuros problemas!

Checklist para um bom planejamento financeiro na volta às aulas

Afinal, como realizar um bom planejamento financeiro para volta às aulas? Fonte: Pexels.

Afinal, como realizar um bom planejamento financeiro para volta às aulas? Fonte: Pexels.

Após passar um bom período de férias, natal, ano novo e outras festas é que vem um baque para a maioria dos pais. Isso porque logo em janeiro vem as contas como IPVA, IPTU e material escolar que fazem presença nessa época do ano desde sempre.

O grande problema é que muitas pessoas não costumam se preocupar com isso e muito menos fazer o planejamento financeiro na hora certa. Felizmente, para você que está chegando aqui ainda existe tempo.

Vamos te passar agora um checklist para o planejamento financeiro da volta às aulas, bem como dicas importantes para esse período.

Acompanhe os tópicos a seguir:

  • Gaste apenas com o que realmente importa

Em primeiro plano é muito importante que você mesmo analise a lista de materiais escolares do seu filho. Isso porque geralmente as escolas costumam fazer alguns pedidos a mais que acabam sobrando no fim do ano.

Por isso, existe a necessidade de que você olhe bem a lista, compre apenas o que realmente está nela e em alguns casos até corte alguns itens. Evite comprar com o coração e sim use a cabeça no momento certo.

  • Adote o custo-benefício no planejamento financeiro da volta às aulas

Essa aqui é a rainha das dicas para o planejamento financeiro da volta às aulas, pode anotar!

O custo-benefício tem a ver com você pensar que aquilo realmente vale o preço pedido, pois muitas vezes os materiais escolares são caros por causa da marca. 

Nesse sentido, você deve analisar a quantidade e qualidade dos itens. Além disso, em alguns casos é até mais interessante comprar conjuntos de materiais, como aqueles que vem lápis, borracha, apontador e caneta todos juntos. 

É bem comum que esses kits, mesmo sendo de uma marca cara, tenham valores mais baratos do que comprar cada material separado. 

Então tenham sempre essa dica em mente, veja se o material vale o preço e entenda que em alguns casos os kits de material são a melhor opção.

  • Seja antecipado 

Bom, você sabe que em janeiro o que mais bomba no mercado são as compras de volta às aulas. Em razão disso, os preços tendem a ficar mais altos. 

Então seja esperto e se antecipe nas compras. Quem disse que só pode comprar o material na véspera do início das aulas? Além disso, nessa época existem muitas promoções falsas que fazem você achar que está no lucro.

A dica é que você acompanhe os preços dos materiais de papelaria durante o ano e aproveite as promoções fora de época para economizar lá na frente. 

Até porque é de grão em grão que a galinha enche o bico, não?

Vamos à próxima dica!

  • Não poupe as pernas e pesquise 

Se você já definiu quanto pode gastar, tente não fugir desse planejamento financeiro de volta às aulas. Pois se ele for por água abaixo, você também vai. 

Quando for comprar os materiais é importante não comprar tudo em uma única loja ou da mesma marca. Pois muitas vezes outros estabelecimentos têm preços menores, bem como marcas mais baratas e com qualidade semelhante. 

Nesse contexto é importante lembrar do custo-benefício dos produtos até encontrar algo bom com o preço justo. Assim é possível economizar uma boa grana e ainda comprar o material necessário.

  • Sempre tome nota dos preços 

Uma dica valiosa é pesquisar antes de comprar. Fonte: Pexels.

Uma dica valiosa é pesquisar antes de comprar. Fonte: Pexels.

Bom, estamos falando aqui de materiais que as crianças vão usar, então é normal que nessa idade a lista de materiais seja grande. Nesse contexto, é interessante que você evite futuros prejuízos comprando os materiais de qualidade, mas sempre anotando o custo disso.

Entenda também que é melhor gastar R$40,00 uma vez no início das aulas, que comprar o mesmo produto por R$20,00 quatro vezes ao ano. 

Para manter sempre o controle desses gastos, tenha tudo anotado em um caderninho e é muito bom pedir a nota fiscal também. Até porque em casos de produto com defeito você pode solicitar a troca.

Vale lembrar também que os gastos com o material escolar geram um abate futuramente no imposto de renda. Fica ligado!

Layne Bispo
Escrito por

Layne Bispo

0

Por favor, aguarde!
Carregando…