Como pagar boleto com cartão de crédito: saiba como fazer

Confira aqui no Creditável como pagar boleto com cartão de crédito e algumas das instituições financeiras que permitem essa operação!

Você sabe como pagar boleto com cartão de crédito? Essa é uma solução oferecida por algumas empresas, que pode ser útil para quem deseja pagar uma conta mais urgente. Mas é preciso estar atento a alguns detalhes. Confira aqui como pagar boleto com cartão de crédito e não ficar com o “nome sujo”!

como pagar boleto com cartão de crédito
Dependendo da empresa, é possível parcelar o valor de suas contas em até 12 vezes (Foto: Jelena/Adobe Stock)

Posso pagar minhas contas com um cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma forma de pagamento aceita em diversos estabelecimentos e ter um pode ser útil em várias ocasiões. Com essa ferramenta, é possível, por exemplo, fazer compras de forma parcelada.

A mesma pode ser usada por quem não quer sair de casa com dinheiro em espécie no bolso. Mas você sabia que um cartão de crédito também pode ser usado para pagar contas? É isso mesmo!

Diversas instituições financeiras permitem que seus clientes paguem (à vista ou de forma parcelada) o valor total de suas contas e boletos. Em algumas empresas, essa ação pode ser feita sem sair de casa.

No caso, é possível usar o Internet Banking, o aplicativo ou uma carteira digital. Essa pode ser uma saída para quem precisa pagar um boleto mais urgente ou para quem não quer ficar com o “nome sujo”.

Do mesmo modo, essa solução pode aliviar as suas finanças. Mas é preciso estar atento às tarifas cobradas, pagar as parcelas na data correta e evitar que essa solução se torne uma “bola de neve”.

Como pagar boleto com cartão de crédito

Ficou interessado em saber como pagar boleto com cartão de crédito? Hoje, é possível realizar essa ação de diversas formas diferentes. No caso, o processo pode variar de instituição para instituição.

Há bancos que permitem que o cliente faça o pagamento usando seus respectivos aplicativos. Depois de entrar no software (com os dados de sua conta), o cliente precisa procurar pela função no mesmo.

Depois, é só inserir os números do código de barras. Algumas empresas pedem para a pessoa usar a câmera de seu celular para ler esse código.

como pagar boleto com cartão de crédito
Foto: Shisu_ka/Adobe Stock

Na sequência, é só escolher a forma de pagamento (neste caso aqui, o cartão de crédito) e finalizar o pagamento. Também é possível pagar suas contas usando uma carteira digital.

Dependendo do caso, o processo pode ser bastante parecido com o citado acima. Mas não é só isso. O interessado pode fazer essa transação pelo Internet Banking ou presencialmente.

Nesse último caso, é possível citar as agências bancárias. Uma dica aqui é entrar em contato com a empresa responsável pelo cartão ou com o banco emissor para saber mais detalhes.

Quais empresas permitem que o cliente pague boletos com um cartão de crédito?

Deseja fazer o pagamento de contas com o seu cartão de crédito? Atualmente, várias empresas permitem que o cliente realize essa operação. Cada instituição possui suas próprias regras e tarifas.

No Itaú Unibanco, por exemplo, o cliente pode fazer o pagamento de contas com o seu cartão de crédito acessando a sua corrente pela internet (Internet Banking ou aplicativo) ou indo até uma agência física.

como pagar boleto com cartão de crédito
Foto: Imagem de gpointstudio no Freepik

No local, a pessoa deve se dirigir até o guichê. Já no Banco Santander, o cliente precisa usar o aplicativo da empresa. Depois de entrar na sua conta, é preciso clicar em “Menu” e depois em “Transações”.

Após entrar nessa opção, é só clicar em “Pagar Código de Barras” e seguir as instruções passadas pelo banco. O Banco do Brasil, o Nubank e o Banco PAN são outros bancos que oferecem essa possibilidade.

Carteiras digitais

Também é possível fazer o mesmo em uma carteira digital. No PagBank, por exemplo, o cliente pode fazer o pagamento em até 12 vezes. Mas é preciso, antes, cadastrar um cartão de crédito na plataforma.

Depois, é só, na tela inicial, clicar na opção “Pagar Contas”, apertar em “Pagar usando código de barras” e, depois de fazer a leitura do código ou digitá-lo, escolher o cartão usado como forma de pagamento.

Outro aplicativo que permite o pagamento de contas em até 12 vezes é a RecargaPay. Aqui, a pessoa precisa clicar em “Contas e Boletos” e fazer a leitura do código de barras (com a câmera do celular).

Foto: Divulgação/RecargaPay

Na sequência, é só escolher o cartão com forma de pagamento e finalizar. Agora, o mesmo serviço também pode ser feito com a plataforma da Ame Digital, do Mercado Pago ou do PicPay.

Como pagar boleto com cartão de crédito: taxas e tarifas cobradas

Durante a contratação de qualquer serviço financeiro, o cliente precisa, para não ter dúvidas no futuro, prestar atenção às taxas e às tarifas cobradas pela empresa que está oferecendo o serviço.

No caso do pagamento de contas com o cartão de crédito, as taxas e tarifas cobradas podem variar de empresa para empresa. O Banco do Brasil, por exemplo, cobra R$ 9,90 pelo serviço.

Já o Banco Santander cobra o valor do boleto mais 3,49% sobre o preço da conta. Agora, ao pagar contas com o cartão na Ame Digital, é cobrado:

  • 3,49% sobre o valor da transação (pagamento à vista ou parcelado);
  • Acréscimo de 4,99% sobre o valor de cada parcela (apenas para pagamentos parcelados);

Lembrando que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também pode ser cobrado. Isso mostra que é preciso pesquisar mais informações antes de fazer pagamentos com o seu cartão de crédito.

Dicas para quem deseja pagar um boleto com um cartão de crédito

Realizar o pagamento de suas contas usando um cartão de crédito pode ser útil para quem não quer ficar com o “nome sujo”. Além disso, essa é uma solução para quem quer dar mais alívio para suas finanças.

Mas, para não ter problemas, é preciso definir se essa é a melhor solução, financeiramente falando, para você e descobrir se o banco do seu cartão permite (ou não) a realização dessa transação.

Foto: Jirapong/Adobe Stock

Conferir os tipos de contas que podem ser pagas também é importante. Outra recomendação importante é conferir as taxas/tarifas praticadas na operação.

Por fim, é preciso se organizar financeiramente e se planejar para conseguir fazer o pagamento das contas de forma correta. Essa ação pode ser importante para as dívidas não acumularem.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu cartão…