Empréstimo com cheque: o que é e como fazer?

Realizar a contratação de um empréstimo com cheque é mais uma solução para quem precisa de um dinheiro urgente. Essa é uma modalidade onde o interessado usará cheques pré-datados como garantia e que possui vários pontos positivos. Confira aqui mais informações sobre o empréstimo com cheque!

Empréstimo com cheque
Descubra aqui como funciona o empréstimo com cheque (Foto: NIKCOA/Adobe Stock)

O que é o empréstimo com cheque?

No Brasil, é possível encontrar diversos tipos de empréstimo. Em alguns casos, é preciso deixar um bem como garantia. Um bom exemplo é o empréstimo com cheque, que é oferecido por algumas instituições.

Para fazer a contratação, o cliente precisa deixar como garantia cheques pré-datados e nominais. No caso, a quantidade de cheques precisa ser a mesma que a quantidade de parcelas contratadas.

Já o valor da mensalidade será debitado na data marcada no cheque. Por isso, é importante ter o saldo suficiente na sua conta.

Os requisitos necessários para a contratação dependem de cada instituição. Há empresas que pedem que o cliente receba um certo valor de renda mensal, por exemplo.

Aqui, o crédito solicitado pode ser usado da forma que o cliente quiser. Isso significa que o empréstimo pode ser uma boa opção para quem precisa de dinheiro para pagar uma dívida ou realizar um sonho.

Como fazer um empréstimo com cheque?

Para fazer a contratação do empréstimo com cheque, o interessado precisa procurar uma instituição que oferece o serviço. Dependendo do caso, é permitido fazer a simulação e a solicitação pela internet.

Após o cliente fazer seu pedido, a empresa irá fazer uma análise de crédito. O prazo dessa análise e o tempo necessário para a liberação do crédito podem variar de acordo com a instituição.

Empréstimo com cheque
Foto: Krakenimages.com/Adobe Stock

Lembrando que há a fase de assinatura de contrato antes da liberação do dinheiro. Além disso, a pessoa precisa entregar os cheques para a empresa responsável.

As instituições também definem os valores permitidos (valor máximo e valor mínimo) e o prazo de pagamento. Já os documentos pedidos podem ser:

  • Documento de identificação (RG ou a Carteira Nacional de Habilitação – CNH);
  • CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de endereço;
  • Carteira de Trabalho;
  • Dados da conta corrente.

Onde contratar?

Apesar do número reduzido de ofertas, os brasileiros ainda podem realizar a contratação de um empréstimo com cheque. Uma das empresas que ainda oferecem o serviço é a Niponcred Empréstimos.

Nessa instituição, o cliente pode realizar o pagamento em até 18 vezes e ainda conta com um período de até 60 dias para o início do pagamento.

Destaque ainda para a rapidez na liberação do crédito. Já na Pratti Seguros e Créditos, o cliente pode fazer o parcelamento em até 24 vezes.

Lembrando que é sempre importante, antes de contratar um empréstimo, conferir se a empresa que está oferecendo o serviço é confiável ou não.

Taxas de juros do empréstimo com cheque

Na hora de contratar um empréstimo, é sempre bom, para evitar surpresas no futuro, conferir as taxas de juros praticadas pela empresa que está oferecendo o produto.

As taxas de juros do empréstimo com cheque podem variar de acordo com cada oferta. Com isso, o interessado precisa procurar pela oferta que oferece as condições mais favoráveis.

Vale lembrar que as taxas de juros pode ser um dos pontos negativos aqui. Afinal, por ainda existir o risco de inadimplência, o valor da taxa pode ser maior que o valor praticado em um empréstimo com garantia.

Dicas para quem deseja contratar um empréstimo com cheque

No empréstimo com cheque, o interessado pode usar o valor solicitado da forma que quiser. No entanto, antes de contratar, a pessoa deve estar atenta a alguns detalhes para evitar problemas maiores.

Foto: NIKCOA/Adobe Stock

Fazer um planejamento financeiro, por exemplo, pode ser importante. Além disso, na hora de assinar o cheque, é preciso ver o melhor dia para o valor ser debitado da sua conta corrente.

Outo ponto importante é que o cliente precisa ter saldo suficiente na conta. Agora, antes de contratar, procure por instituições confiáveis. Por fim, os documentos precisam estar regularizados.