Realizar o pagamento do saldo devedor de financiamento é o sonho de muitas pessoas que escolheram essa modalidade de crédito. Para isso, é preciso entender como funciona esse saldo e saber qual é a melhor forma de pagar. Veja algumas dicas para fazer o pagamento do saldo devedor de financiamento!

O que é financiamento e o saldo devedor?
O financiamento uma modalidade de crédito que pode ser útil para quem deseja comprar veículos, imóveis e entre outros bens. Aqui, a pessoa solicita uma certa quantia em dinheiro à instituição financeira.
Mas, ao contrário do que acontece no empréstimo, esse crédito pode ser usado somente para adquirir o bem desejado. Depois, é só pagar as mensalidades. O valor da dívida é chamado de saldo devedor.
Esse saldo conta ainda com os juros e outros encargos relacionados a operação. Nesse caso, é importante saber que, mesmo após o pagamento da parcela, o valor do saldo devedor pode cair de forma mais leve.

Conheça o financiamento imobiliário Sicredi

Afinal, uma parte do valor da mensalidade se refere aos juros e todas as outras tarifas. Vale lembrar que a instituição contratada faz, todos os meses, a correção do saldo devedor do cliente utilizando um índice.
Dentre os índices mais conhecidos, é possível destacar:
- O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
- A Taxa Referencial (TR);
- O Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M);
- O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC).
Sistemas de amortização do financiamento
Na hora de contratar um financiamento imobiliário, por exemplo, é preciso também entender como funcionam os sistemas de amortização. Um dos principais é o Sistema de Amortização Constante (SAC).
Aqui, o valor nominal das parcelas começa alto (com a primeira prestação sendo a maior). Depois, com o tempo, esse valor cai. Nesse sistema, a capacidade da parcela de amortizar a dívida é a mesma até o fim.
Mas vale lembrar que é feito o cálculo da taxa juros, sobre o saldo devedor que continua faltando, a cada mês. Outro sistema de amortização bastante conhecido é o Tabela PRICE (TP).

Nesse caso, o valor nominal das prestações mensais pode ser o mesmo durante toda a duração do contrato. Uma vantagem aqui é que os juros (que já são contados no saldo total) podem ser menores.
Entretanto, o valor da amortização pode aumentar com o passar do tempo. Destaque ainda para o Sistema de Pagamento Único, o Sistema Americano e o Sistema de Amortização Sacre.
Como quitar o saldo devedor de financiamento?
Muitas pessoas, que contrataram um financiamento, possuem dúvidas de como fazer o pagamento do saldo devedor de financiamento. Confira abaixo algumas dicas que podem ajudar nesse momento:
Fazer a antecipação de parcelas
Uma opção para quem deseja fazer o pagamento do saldo devedor de financiamento é optar pela antecipação das mensalidades. No caso, a pessoa pode adiantar o pagamento de uma ou mais parcelas.
Com isso, o valor das parcelas pode diminuir. Isso também pode fazer com que o cliente não tenha que pagar pelos juros e outros encargos da operação. Várias instituições financeiras oferecem essa alternativa.
Usar o próprio dinheiro para quitar
Fazer o uso dos próprios recursos também pode ajudar nessa missão. Esse é um caso que pode ser ideal para quem já recebeu o 13º salário, ganhou outro dinheiro extra ou possui recursos na poupança.
Com esse dinheiro, pode ser possível pagar todo o saldo devedor ou apenas uma parte. No entanto, é preciso fazer um planejamento financeiro antes e consultar as condições oferecidas pela instituição.
Fazer o pagamento com o saldo do FGTS
Você conhece o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)? Esse é um direito que pessoas, contratadas sob o regime CLT, têm. Aqui, o objetivo é amparar trabalhadores demitidos sem justa causa.
Dependendo da instituição financeira escolhida, o saldo do FGTS também pode ser usado para fazer a amortização ou a quitação o saldo devedor de um financiamento. Mas aqui é preciso ter cautela.

Afinal, para utilizar os recursos disponíveis no fundo, o cliente precisa seguir algumas regras. Para mais informações, entre em contato com o seu banco ou com a Caixa Econômica Federal.
Portabilidade de financiamento
Os juros e as tarifas cobradas no financiamento podem variar de banco para banco. Por isso, fazer a portabilidade de financiamento também pode ser uma boa opção na hora de pagar o saldo devedor.
Aqui, o cliente transfere o seu financiamento para outra instituição. Com isso, é possível encontrar taxas mais atrativas. Mas é preciso fazer uma boa pesquisa antes para não ter problemas no futuro.

Conheça o financiamento de veículos Porto Seguro

Renegociar a dívida
Por fim, a pessoa, interessada em quitar o saldo devedor de financiamento, pode também renegociar a dívida diretamente com o banco ou empresa responsável pelo serviço.
Essa é uma opção indicada em casos de imprevistos. Fazendo a renegociação, o cliente pode encontrar soluções para pagar esse valor que falta. Uma das possibilidades é aumentar o número de parcelas.