Pontos no cartão de crédito: como acumular?

Você sabia que é possível acumular pontos no cartão de crédito e trocá-los por recompensas? Esse é um benefício oferecido para quem possui certos tipos de cartões. Dependendo do caso, é possível trocar os pontos por produtos, descontos e outros. Confira aqui como acumular pontos no cartão de crédito!

Pontos no cartão de crédito
Não sabe como acumular pontos em seu cartão? Descubra aqui! (Foto: Adobe Stock)

O que é um cartão de crédito?

Primeiramente, é preciso entender o que é um cartão de crédito. Essa é uma forma de pagamento bastante conhecida em todo o mundo. Com ele, a pessoa pode fazer suas compras e contratar serviços.

Mas é preciso ter cuidado com o limite de crédito disponível. Afinal, esse é o valor disponível para ser usado até o fechamento da fatura. Todos os meses, após usar o cartão, é preciso pagar uma fatura.

Depois que o cliente paga esse boleto, o limite é liberado. Alguns cartões de crédito possuem benefícios úteis, como anuidade zero, descontos, pagamento por aproximação, acúmulo de pontos e entre outros.

Como acumular pontos no cartão de crédito?

O cartão de crédito pode ser útil na hora de realizar um sonho. Mas também pode fazer o cliente ganhar recompensas. Isso porque uma parte dos cartões disponíveis no mercado podem acumular pontos.

Para acumular pontos no cartão de crédito é preciso, primeiramente, saber se a instituição financeira que emitiu o seu cartão tem parceria com um programa de pontos ou possui um programa próprio.

Na sequência, é preciso saber se o seu cartão pontua. Há casos onde o cliente precisa fazer um cadastro no programa também. Depois, é só fazer suas compras usando o cartão e ir juntando os pontos.

O cliente pode também participar de programas de benefícios da emissora do cartão (como o Mastercard Surpreenda), usar o cartão de crédito para pagar contas e comprar em lojas parceiras.

Como consultar os pontos ganhos com o cartão?

Para consultar a quantidade de pontos ganhos, é possível usar as plataformas digitais do banco ou do próprio programa de pontos.

Vale lembrar que há vários fatores que podem fazer com que a forma de ganhar pontos e a quantidade de pontos ganhos mude. Uma dica é sempre conferir as regras do cartão e do programa de pontos.

Pontos no cartão de crédito
Foto: Imagem de Freepik

O que fazer com os pontos ganhos?

Após juntar os pontos no cartão de crédito, chegou a hora de trocá-los por recompensas. Os prêmios disponíveis podem variar de acordo com o programa de pontos que seu cartão participa.

Em alguns casos, é possível trocar os pontos por produtos, descontos, acesso a salas VIPs de aeroportos, vouchers de crédito, dinheiro na conta, cashback, recarga de celular e entre outros.

Destaque também para a possibilidade usar os pontos em uma viagem. No caso, alguns programas permitem o uso dos pontos para comprar passagens no próprio programa.

Há ainda a possibilidade de transferir os pontos para programas de companhias aéreas (LATAM Pass, Smiles, TudoAzul e outros). Os pontos ainda podem ser usados para reservar hotéis e alugar carros.

Quais são os programas de pontos existentes no mercado?

No Brasil, é possível encontrar diversos programas de pontos. O Livelo é um deles. Essa empresa possui parceria com várias instituições financeiras, como o Bradesco, o Banco do Brasil, o Banese e entre outros.

Aqui, é possível juntar pontos de outras formas, como fazendo parte do Clube Livelo. Já a Esfera é o programa de pontos dos cartões do Banco Santander.

Nesse programa, é possível, por exemplo, trocar pontos por cashback na fatura. Destaque ainda para o Curtaí (Banco BRB) e o Inter Loop (Inter). Alguns cartões do Itaú Unibanco também acumulam pontos.

Dicas adicionais

Foto: Alliance/Adobe Stock

A possibilidade de trocar os pontos de seu cartão de crédito por recompensas deixa as pessoas bastante empolgadas. No entanto, é preciso saber algumas coisas antes de começar a usar o seu cartão.

Para acumular pontos no cartão de crédito, é preciso saber se o seu cartão pontua. Aqui, a indicação é entrar em contato com a instituição financeira responsável por ele e pedir mais informações.

Conferir as regras do programa de pontos também pode ser útil na hora de acumular. Outro ponto importante é saber a validade dos pontos porque, em alguns casos, eles podem expirar após um tempo.

Na fazer as contas, lembre-se que o valor necessário para ganhar pontos poderá ser contado em dólares. Por fim, não fuja de seu planejamento financeiro só por causa do acúmulo de pontos.