Empréstimo débito em conta: Como funciona, Taxas e Como solicitar

Quer saber o que é e como funciona o empréstimo débito em conta? Então, confira aqui tudo isso e muito mais!

O empréstimo débito em conta é uma opção para quem busca praticidade no pagamento das parcelas. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto. Então, para te ajudar, vamos explicar como funciona o empréstimo com débito em conta, as taxas envolvidas e como solicitá-lo. Confira!

Imagem: divulgação/web.

O que é o empréstimo débito em conta?

O empréstimo com débito em conta, como o nome sugere, tem as parcelas descontadas automaticamente da sua conta. Além disso, as parcelas do empréstimo são cobradas sempre na data estipulada no contrato.

Por isso, ele simplifica o processo de pagamento, evitando preocupações com o pagamento de boletos e também reduzindo a chance de esquecimentos e atrasos.

Porém, ao mesmo tempo, é importante se certificar de que você terá sempre o dinheiro na conta na data do pagamento, para evitar multas e juros.

Como funciona o empréstimo débito em conta?

Na verdade, o empréstimo débito em conta não se trata de uma modalidade de empréstimo em si, mas de uma das formas de pagamento de um empréstimo.

Sendo assim, ele pode estar disponível em várias modalidades, como, por exemplo, o empréstimo pessoal com ou sem garantia.

Então, exceto pelo fato de o dinheiro ser debitado da sua conta na data marcada, ele funciona de forma similar a um empréstimo pessoal.

Isto é, você pode usar o dinheiro para qualquer finalidade, sem a necessidade de indicar o motivo na contratação.

Taxas do empréstimo débito em conta

Se você está interessado em contratar um empréstimo com débito em conta, é preciso se atentar para as taxas que podem ser cobradas.

Normalmente, o empréstimo terá a taxa de juros e também o Imposto Sobre Operação Financeira (IOF).

Além disso, algumas instituições financeiras também podem cobrar outras taxas, como, por exemplo, uma taxa de cadastro na instituição.

Como solicitar um empréstimo débito em conta?

Os empréstimos são ferramentas financeiras que oferecem suporte em momentos de necessidade ou ainda para a realização de projetos.

Por isso, se você está interessado em contratar um empréstimo com débito em conta, veja abaixo quais são os passos necessários.

1. Pesquisa e comparação

Antes de solicitar um empréstimo com débito em conta, pesquise diferentes instituições financeiras. Não se esqueça de comparar taxas de juros, o prazo, o valor disponibilizado e outras condições.

Além disso, verifique também se você cumpre com os requisitos para a contratação, que podem incluir comprovação de renda, ter o nome limpo etc.

2. Faça a solicitação

O próximo passo é fazer a solicitação do empréstimo. A boa notícia é que, atualmente, a maioria das instituições permite que a solicitação seja feita Online

Geralmente, você também pode fazer uma simulação no site ou aplicativo da instituição. Desse modo, você confere todos os detalhes do empréstimo antes de contratá-lo.

Se estiver satisfeito com as condições, preencha o formulário de solicitação, fornecendo informações precisas e envie também cópias dos seus documentos.

3. Análise de crédito e aprovação

Após o envio da solicitação e dos seus documentos, a instituição realizará uma análise de crédito.

Se o empréstimo for aprovado, você receberá o contrato e então é só ler cuidadosamente os termos e condições antes de assiná-lo.

Também vale destacar que boa parte das instituições financeiras permitem que a assinatura seja feita Online. Assim, apenas em alguns casos será necessário ir até o banco para isso.

4. Liberação do dinheiro

Por fim, uma vez que o contrato for assinado, o dinheiro será liberado na sua conta-corrente no tempo estipulado pelo banco.

Então, é só ter certeza de que o valor das parcelas estará disponível na conta na data certa para não pagar multa.

Como você viu acima, o empréstimo débito em conta pode ser uma opção conveniente para quem busca praticidade no pagamento das parcelas. 

No entanto, é fundamental entender todas as condições antes de realizar a solicitação, garantindo que o empréstimo atenda às suas necessidades e seja adequado ao seu orçamento.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu empréstimo…