Como empréstimos podem impactar seu score de crédito

Você saberia dizer qual é a ligação entre empréstimo e score de crédito? Confira aqui como essa linha de crédito pode afetar sua pontuação!

Sabia que a relação entre empréstimo e score de crédito é bem próxima? Afinal, a contratação desse serviço pode afetar diretamente na pontuação. Mas é preciso saber mais sobre esse dado para entender como isso acontece. Descubra aqui mais detalhes sobre a ligação entre empréstimo e score de crédito!

empréstimo e score de crédito
A contratação de empréstimos pode ser um dos fatores que fazem o score de crédito cair (Foto: Gustavo/Adobe Stock)

O que é o score de crédito?

O score de crédito é uma informação que os consumidores precisam saber o que é. Afinal, essa é uma pontuação, calculada por birôs de crédito, que mostra o histórico de uma pessoa como consumidor.

Na prática, esse índice pode dizer se um cliente paga suas contas em dia ou não. Como foi dito acima, quem irá calcular o score de uma pessoa são os birôs de crédito (Serasa, SPC e entre outros).

Cada uma dessas empresas possui um método para definir a pontuação. Um dos sistemas mais conhecidos do Brasil é o Score Serasa (do Serasa Experian), que organiza a pontuação da seguinte forma:

  • De 0 a 300 pontos = score de crédito muito baixo e risco alto de inadimplência;
  • De 301 a 500 pontos = score de crédito baixo e risco médio de inadimplência;
  • Score de 501 a 700 pontos = score de crédito bom e risco baixo de inadimplência;
  • De 701 a 1.000 pontos = score de crédito excelente e risco muito baixo de inadimplência.

Para chegar à pontuação da pessoa, é levado em consideração o Cadastro Positivo, as dívidas registradas na empresa, o relacionamento do mesmo com o mercado e as consultas ao CPF (feitas por empresas).

Lembrando que as pessoas que sempre pagam suas contas da forma correta podem ter um score alto. Já o cliente que faz o pagamento de suas dívidas da forma errada pode ter um score menor.

Além disso, o valor pode variar com o passar do tempo. Por isso, é importante sempre estar atento a essa informação. O cliente pode consultar sua pontuação diretamente em um dos birôs de crédito.

Qual é a relação entre empréstimo e score de crédito?

O empréstimo pode ser uma alternativa para quem deseja pagar uma dívida ou fazer uma compra. No Brasil, várias empresas (bancos, financeiras e outras) oferecem essa modalidade de crédito.

Mas você sabia que existe uma relação próxima entre empréstimo e score de crédito? É isso mesmo! A realização de simulações e a contratação são dois motivos que podem fazer essa pontuação ficar menor.

Foto: Siberian Art/Adobe Stock

Isso acontece porque as empresas que oferecem esse serviço costumam fazer análises de crédito para verificar o histórico do cliente e as consultas fazem o score cair (em até 60 pontos, segundo o Serasa).

No Serasa Score, essas consultas representam 6% do total do score da pessoa. Com isso, a pessoa pode perder esses pontos e mostrar para o mercado que o risco de inadimplência pode aumentar.

Lembrando que essa “regra” também é válida para outros sistemas de pontuação. Para não perder muitos pontos, a dica é realizar menos simulações e fazer coisas que façam com que o score cresça.

Fiz um empréstimo e minha pontuação caiu. O que fazer para aumentá-la novamente?

Precisa de um dinheiro extra? Fazer um empréstimo pode ser uma alternativa. Quando uma pessoa realiza a contratação dessa linha de crédito, existe, sim, a possibilidade do score de crédito cair.

Foto: pixabay.com

Mas isso não significa que os empréstimos apenas prejudicam a pontuação. Se o cliente fizer o pagamento das parcelas da forma correta, o score poderá aumentar novamente.

Por isso, é importante, na hora da contratação, consultar o valor das parcelas e as taxas. Além disso, é recomendado reservar o dinheiro das parcelas ou usar o débito automático (se o seu banco permitir).

Existe um score de crédito ideal para um empréstimo ser aprovado?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a existência do score ideal para a solicitação de um empréstimo. A pontuação é um dos dados que podem ser pesquisados pelas empresas durante uma análise de crédito.

Nesse caso, a instituição pode avaliar ainda o cadastro do cliente, a renda e entre outras informações. Aqui, não existe uma pontuação exata para que uma proposta seja aceita.

Mas é recomendado, para que as chances de aprovação aumentem, ter um score bom/excelente (entre 501 e 1.000 pontos). Vale lembrar que há opções de empréstimos disponíveis para pessoas negativadas.

Quais são os outros fatores que podem fazer o score de crédito aumentar?

Deseja aumentar o seu score de crédito? Essa pontuação pode mostrar o perfil financeiro do consumidor e pode, até mesmo, ser consultado na hora da solicitação de crédito (empréstimo, cartão e outros).

A pessoa que possui um score baixo pode seguir algumas dicas para melhorar sua pontuação. Pensando na relação entre empréstimo e score, o cliente pode, para não ter problemas, realizar menos simulações.

empréstimo e score de crédito
Foto: Imagem de katemangostar no Freepik

Outra dica importante é realizar o pagamento de contas na data correta. Se você possui dívidas, renegociá-las pode ser uma boa pedida para não ficar com o “nome sujo”.

Outra ação que pode ser útil é ativar o Cadastro Positivo, que é um banco de dados que traz informações sobre a vida financeira das pessoas. Por fim, confira se os seus dados estão atualizados.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu empréstimo…