Empréstimo online na hora: como funciona e como contratar

Precisa de dinheiro com urgência? Fazer um empréstimo online na hora pode ser uma alternativa. Essa linha de crédito se destaca por conta da velocidade da aprovação e da liberação do dinheiro pedido. Mas é preciso estar atento. Confira aqui o que é o empréstimo online na hora e como solicitar o seu!

Empréstimo online na hora
No Brasil, é possível encontrar várias opções de empréstimo online na hora (Foto: Summit Art Creations/Adobe Stock)

O que é e como funciona o empréstimo online na hora?

O empréstimo é uma modalidade de crédito que pode ser útil em várias situações. Principalmente em casos onde o interessado precisa pagar uma conta ou realizar uma compra mais importante.

Com a evolução da tecnologia, a pessoa que precisa de um dinheiro mais urgente pode fazer a contratação pela internet. Em alguns casos, a aprovação e a liberação do crédito pode acontecer na hora.

O empréstimo online na hora funciona, basicamente, dessa forma. Aqui, um dos destaques é a velocidade da análise de crédito e da liberação do crédito na conta do cliente.

Esse empréstimo pode ser um crédito pessoal ou um empréstimo com FGTS (Antecipação Saque-Aniversário). Com isso, algumas informações pode variar de caso para caso, como as taxas de juros.

Outros dados, como as regras, também podem mudar. Vale lembrar que o dinheiro solicitado pode ser usado da forma que o cliente quiser.

Depois, é só realizar o pagamento das mensalidades (com juros). Lembrando que é importante que as parcelas sejam pagas na data correta. Caso contrário, a pessoa pode ter problemas.

Como contratar o empréstimo online na hora?

O momento da contratação de um empréstimo online na hora é um dos mais aguardados. Aqui, o processo de solicitação se assemelha aos processos de contratação de outros tipos de empréstimo.

Primeiramente, o interessado precisa pesquisar as ofertas e escolher uma das instituições financeiras que oferecem o produto. Depois, é só fazer uma simulação e realizar a contratação usando a internet.

Empréstimo online na hora
Foto: Krakenimages.com/Adobe Stock

A análise de crédito é feita na sequência e a aprovação pode acontecer na hora. A liberação do crédito (que também pode rápida) acontecerá na sequência.

Lembrando que os dados pedidos podem variar de caso para caso. Além disso, no empréstimo FGTS, o cliente terá que aderir ao Saque-Aniversário e autorizar a instituição a consultar o saldo do fundo.

Requisitos e documentação

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto aos requisitos necessários para contratar um empréstimo na hora. As regras podem variar de empresa para empresa. Veja abaixo alguns dos possíveis requisitos:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Estar com documentos regularizados;
  • Possuir uma conta corrente em um banco;
  • Dependendo do caso, o cliente precisa ter um celular compatível com o aplicativo da instituição.

Do mesmo modo, os documentos pedidos também pode mudar de acordo com a instituição. Confira alguns deles que podem ser pedidos:

  • Documento de identificação (RG ou a Carteira Nacional de Habilitação – CNH);
  • CPF;
  • Comprovante de renda.

Onde contratar essa linha de crédito?

Como foi dito acima, o empréstimo online na hora pode ser encontrado em várias instituições financeiras. Todas elas possuem suas regras. Por isso, é importante fazer uma pesquisa antes de contratar.

Foto: Rmcarvalhobs/Adobe Stock

Uma das opções para quem busca por agilidade é o empréstimo pessoal do Itaú Unibanco. Aqui, o cliente pode parcelar em até 72 meses e conta com um período de até 90 dias para quitar a 1ª parcela.

Nessa oferta, o cliente pode receber o dinheiro na hora. O mesmo acontece no Banco Santander. Nesse crédito pessoal, um dos destaques é o prazo de pagamento de até 72 vezes.

Há ainda taxas de juros partindo de 2,19% ao mês. A liberação do crédito também pode acontecer na hora. Já no empréstimo pessoal Provu, o cliente pode pedir até R$ 50 mil e parcelar em até 36 vezes.

Essa oferta se destaca pela possibilidade de receber o dinheiro no mesmo dia. Aqui, ainda podemos destacar o empréstimo FGTS do Banco PAN (crédito rápido para clientes) e o empréstimo Nubank.

Taxas de juros do empréstimo online na hora

Durante a contratação de um empréstimo, o cliente precisa, para não ter surpresas no futuro, estar atento às taxas de juros praticadas pela instituição financeira que está oferecendo o serviço.

No caso do empréstimo online na hora, as taxas de juros podem variar de caso para caso. Com isso, a importância de se fazer uma pesquisa das ofertas disponíveis no mercado aumenta.

Dicas para contratar um empréstimo online na hora

O crédito online na hora pode ser uma saída para quem precisa de um dinheiro mais urgente para pagar contas ou para fazer uma compra de emergência. Mas é preciso estar atento a alguns detalhes.

Primeiramente, é importante verificar se a instituição segue todas as normas do Banco Central do Brasil (BACEN). Também é preciso ler o regulamento da instituição financeira escolhida.

Ficar atento às taxas de juros e aos prazos de pagamentos praticados também é importante. Por fim, se optar por um empréstimo com FGTS, verifique se há saldo suficiente no seu fundo de garantia.