Empréstimos Online Seguros: como identificar e escolher

No Brasil, a pessoa que precisa de um dinheiro mais urgente pode optar por um empréstimo online seguro. Mas é preciso ter cuidado na hora de pedir o seu, visto que existem, também, sites que podem não ser confiáveis. Confira aqui como identificar um empréstimo online seguro e como escolhê-lo!

empréstimo online seguro
Deseja contratar um empréstimo de forma segura? Saiba aqui como procurar pelas melhores opções (Foto: splitov27/Adobe Stock)

Como funciona um empréstimo online?

Precisa de dinheiro para pagar suas contas, reformar sua casa ou fazer uma compra importante? Contratar um empréstimo pode ser uma solução. Essa é uma linha de crédito bastante conhecida.

Normalmente, o interessado precisa ir até uma instituição que oferece empréstimos e fazer a solicitação do valor que você deseja. Depois, é só fazer o pagamento das prestações mensais (com juros).

Com a evolução da internet, vários bancos, financeiras e outras instituições passaram a oferecer serviços financeiros de forma online. Os mais diversos tipos de empréstimo existentes estão entre eles.

Hoje, existem empresas que te permitem fazer uma simulação, o envio da proposta e a assinatura do contrato pela internet. Uma das vantagens aqui é que a pessoa não precisa sair de casa e enfrentar filas.

Dependendo do caso, o cliente pode receber o dinheiro em pouco tempo. Nessa linha de crédito, é preciso estar atento às taxas de juros. Já o crédito pedido pode ser usado da forma que a pessoa quiser.

Quais tipos de empréstimo que eu posso contratar pela internet?

Os brasileiros podem encontrar diversos tipos de empréstimos online. Cada um deles possui a suas próprias características. Veja abaixo alguns exemplos:

  • Crédito pessoal (empréstimo sem garantia);
  • Empréstimo consignado;
  • Empréstimo com garantia (de imóvel, de carro e de outros bens);
  • Antecipação FGTS;
  • Empréstimo na conta de luz.
  • Empréstimo com cartão de crédito.

Como identificar um site que oferece empréstimo online seguro?

O interessado em pedir um empréstimo possui a internet como uma aliada. Afinal, é possível contratar um empréstimo online seguro em várias empresas que estão na Rede Mundial de Computadores.

Mas é preciso ter bastante cuidado neste momento para não cair em golpes e ter seus dados pessoais expostos. Ainda é preciso ter cautela para não entrar em sites que podem prejudicar o seu dispositivo.

Pensando nisso, o Creditável traz algumas dicas de como identificar se um site ou uma empresa (que oferece empréstimos) é seguro ou não. Veja mais detalhes logo abaixo:

1. Informações da empresa

empréstimo online seguro
Foto: Imagem de Freepik

Antes de fazer uma simulação e o envio de proposta de empréstimo, é preciso verificar se o site conta com alguns dados sobre a empresa que está oferecendo o serviço e se os mesmos estão corretos.

No caso, é importante conferir se há, por exemplo, o número do CNPJ. Afinal, todos os bancos e todas as financeiras que atuam como Pessoas Jurídicas precisam ter esse registro.

Se tiver dúvidas, entre no site da Receita Federal. Aqui, você pode conferir mais detalhes sobre a empresa e se o CNPJ passado por ela está correto. Mas essa não é a única informação que você precisa conferir.

Conferir o telefone e o endereço da sede física da empresa também é importante. Se esses dados forem informados, use a internet para verificar se o número está certo e se o local informado realmente existe.

2. Depósito para liberar crédito

empréstimo online seguro
Foto: Imagem de fanjianhua no Freepik

Durante a contratação de um empréstimo, a empresa pode pedir para que o solicitante faça um depósito antecipado para o crédito ser liberado. Se isso acontecer, recuse a proposta e procure por outras ofertas.

Isso porque essa é uma prática ilegal e os sites que oferecem empréstimos de forma segura não oferecem tal possibilidade. Uma dica é conferir se o site da instituição traz um aviso sobre o assunto.

3. A instituição é autorizada pelo Banco Central do Brasil?

empréstimo online seguro
Foto: Reprodução/Banco Central do Brasil

Para oferecer empréstimos, as instituições financeiras precisam estar autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN). Essa é uma regra válida para bancos, fintechs, financeiras e outras empresas.

Normalmente, essas companhias trazem essa informação no rodapé de seus sites. Por isso, o interessado nessa linha de crédito precisa conferir essa informação antes de fazer a contratação.

Usar o site do BACEN para conferir se uma empresa é autorizada, regulada e supervisionada pelo órgão também pode ser uma opção. Caso você não consiga encontrar os dados, procure por outras ofertas.

4. Avaliações de outros clientes

Foto: Imagem de Freepik

Outra forma de identificar uma oferta de empréstimo online seguro é pesquisar por avaliações feitas por outros clientes. Tudo isso para conferir a reputação da empresa diante do público.

Hoje, há várias formas de visualizar os elogios, as opiniões e as queixas pela internet. Pesquisar pela empresa no site “Reclame Aqui” pode ser uma opção.

No caso, só é preciso entrar na plataforma e buscar pelo nome da instituição. O Google também traz algumas avaliações feitas por clientes. Ainda é recomendado perguntar a opinião de amigos e familiares.

5. O site é seguro?

Foto: kelvn/Adobe Stock

Você confia no site em que está usando para pedir um empréstimo? A internet pode ajudar as pessoas em diversas situações. No entanto, é preciso que a pessoa tenha um pouco de cuidado ao usá-la.

Isso porque muitos sites podem prejudicar o seu dispositivo. Na hora de fazer um empréstimo, é preciso verificar se todos os endereços que envolvem o site da empresa possuem a sigla “https” e um cadeado.

Conferir ainda se a URL está correta pode ser importante. Além disso, dar uma lida nos Termos de Uso e na Política de Privacidade também pode te ajudar a contratar um empréstimo com mais segurança.

Dicas para escolher um empréstimo online seguro

Vai contratar um empréstimo pela internet? Chegou a hora de conferir algumas dicas que podem te ajudar a escolher uma opção de empréstimo online seguro que está disponível no mercado.

Aqui, é importante selecionar empresas que estão autorizadas pelo Banco Central do Brasil, que não pedem um depósito antecipado para fazer a liberação do crédito e que possuam uma boa avaliação.

Foto: JCLobo/Adobe Stock

Além disso, realizar um comparativo entre ofertas também pode ser uma boa pedida para saber qual delas possui as condições mais realistas.

Por fim, o cliente pode, ainda, verificar o contrato do empréstimo desejado e entrar em contato com a empresa via telefone para tirar todas as dúvidas que aparecerem.