O que acontece se não pagar cartão de crédito? Entenda os impactos
Quer saber o que acontece se você não pagar cartão de crédito? Então, saiba aqui quais são as principais consequências!
Você está se perguntando o que acontece se não pagar cartão de crédito? Uma das principais armadilhas é ficar com o nome sujo, mas existem também outras consequências. Confira a seguir quais são elas!
Afinal, o que acontece se não pagar cartão de crédito?
O cartão de crédito pode ser uma ferramenta útil para quem quer praticidade e flexibilidade no dia a dia, mas também pode se tornar uma fonte de grandes problemas financeiros se não for utilizado de maneira consciente.
Uma das principais consequências é o acúmulo de dívidas, que pode acontecer quando o pagamento da fatura não é feito de forma integral ou, em casos mais graves, quando você deixa de pagar a fatura.
Abaixo, vamos explorar o que acontece se você não pagar o cartão de crédito, para que você entenda os impactos que isso pode ter nas suas finanças. Confira!
1. Juros rotativos
A primeira consequência de não pagar a fatura do cartão de crédito é a aplicação dos juros rotativos, que são uma das taxas de juros mais altas do mercado.
Quando o pagamento mínimo da fatura não é feito, ou quando o valor total não é quitado, o saldo devedor entra no crédito rotativo.
Esses juros podem variar bastante, mas no Brasil podem ultrapassar os 300% ao ano, o que torna a dívida muito difícil de administrar.
2. Multas e encargos adicionais
Além dos altos juros, o não pagamento do cartão de crédito também resulta na aplicação de multas por atraso, que geralmente correspondem a um percentual sobre o valor total da fatura em atraso.
Além disso, há a incidência de encargos como mora diária, que se acumulam enquanto o pagamento não for efetuado.
Essa combinação de juros, multas e encargos pode fazer com que o saldo devedor cresça rapidamente, transformando uma pequena dívida em um grande problema financeiro.
3. Restrição de uso do cartão
Com o atraso no pagamento, a instituição financeira poderá bloquear o cartão de crédito. Sendo assim, você não poderá realizar novas compras ou transações.
Esse bloqueio pode ser temporário ou definitivo, dependendo do tempo de inadimplência e da instituição financeira.
4. Inclusão nos órgãos de proteção ao crédito
Caso a dívida não seja paga por um período prolongado, normalmente entre 60 e 90 dias de atraso, a instituição financeira poderá incluir seu nome em órgãos de proteção ao crédito, como SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) ou Serasa.
A inclusão do nome nesses cadastros de inadimplência dificulta a obtenção de novos créditos, como financiamentos e empréstimos.
Além disso, às vezes, isso pode impactar até mesmo a contratação de serviços como linhas telefônicas e aluguel de imóveis.
Ter o nome negativado pode, portanto, prejudicar não só o acesso ao crédito, mas também dificultar transações do dia a dia.
5. Dificuldade em obter cartões ou empréstimos no futuro
Um dos maiores impactos do não pagamento do cartão de crédito é o comprometimento do seu histórico financeiro.
Mesmo após regularizar a situação, o nome do devedor pode permanecer em cadastros de inadimplência por algum tempo. Sendo assim, isso pode dificultar a aprovação de novos financiamentos, cartões de crédito ou empréstimos.
Além disso, a pontuação de crédito (score) será afetada, tornando o acesso a produtos financeiros mais restrito e com condições menos favoráveis, como juros mais altos.
Agora que você já sabe o que acontece se você não pagar o cartão de crédito, procure evitar esse problema. Desse modo, você tem a chance de evitar todas essas consequências.