O que é um empréstimo consignado e como funciona?

O empréstimo consignado é a melhor opção para você que está precisando de dinheiro rápido e com taxas de juros baixas. Saiba mais!

O empréstimo consignado é uma ótima opção para quem está precisando de dinheiro. Porém, ele se destina à um público específico. Mas afinal de contas, quem pode solicitar este tipo de empréstimo, qual o valor liberado e qual a taxa de juros? A seguir, entenda o que é um empréstimo consignado e como funciona essa modalidade de crédito.

O que é um empréstimo consignado
O que é um empréstimo consignado e como funciona? (Imagem: Divulgação)

O que é empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma das modalidades de crédito disponíveis pelos bancos e instituições financeiras. O mesmo possui solicitação exclusiva para aposentados e pensionistas do INSS, militares das forças armadas, trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas e servidores públicos. 

Ele costuma ser um empréstimo mais fácil de solicitar e possui melhores vantagens para os seus clientes. Nele, o valor das parcelas é descontado diretamente na folha de pagamento ou benefício do INSS. Ou seja, ao contrata-lo você está permitindo que o banco ou instituição financeira desconte um valor mensal do seu salário ou benefício. Essa é uma das vantagens, pois reduz o risco de inadimplência.

Por ser essa a forma de pagamento, as taxas de juros do empréstimo consignado costumam ser mais baixas, quando comparadas à outras modalidades disponíveis no mercado.

Como funciona o empréstimo consignado?

Agora que você já sabe o que é um empréstimo consignado, chegou o momento de saber como ele funciona. Uma das suas principais características é a forma de pagamento. Assim como mencionamos anteriormente, esta modalidade de empréstimo desconta as parcelas diretamente no valor do salário ou benefício dos clientes.

Com isso, os contratantes não precisam efetuar o pagamento por meio de boleto ou qualquer outro tipo. Outra característica é a sua taxa de juros, que é reduzida em comparação à outras opções de crédito.

Para solicitar, basta apenas ir até um banco ou instituição financeira. Há várias instituições financeiras que disponibilizam a solicitação de forma 100% online, o que garante mais praticidade e agilidade no processo.

Tipos de empréstimo consignado

Existem no mercado alguns tipos de empréstimo consignado, que são destinados para um público em específico. Confira a seguir:

Consignado Privado

Esse tipo de empréstimo consignado é destinado para funcionários com carteira assinada que trabalham sob o regime CLT. Para solicitar, a empresa em que o profissional trabalha precisa ter um convênio com o agente financeiro.

O empréstimo consignado do Banco Inter, por exemplo, é uma ótima opção para esse público. Nesta modalidade, a taxa de juros cobrada pelo banco é a partir de 2,12% ao mês.

Consignado INSS

Como o nome já deixa bem claro, o empréstimo consignado INSS é exclusivo para os aposentados e pensionistas que recebem o benefício por meio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para esse público, a taxa de juros nominal mensal máxima é de 2,08%. O prazo máximo de pagamento é de até 72 meses.

O empréstimo consignado BxBlue consegue filtrar as melhores opções para esse público, levando em consideração o valor de interesse, número de parcelas e perfil de cada cliente.

Consignado para Servidores Públicos

Os servidores públicos federais, estaduais e municipais também podem solicitar um empréstimo consignado. Mas vale lembrar que esse direito pode variar de acordo com o órgão que emprega o funcionário.

Para esse público, as taxas de juros são de no máximo 2,05% ao mês e o prazo de pagamento pode chegar a 96 meses, dependendo do valor solicitado.

Você poderá encontrar várias instituições financeiras disponibilizando este crédito, como por exemplo, o Banco BMG, que oferta um empréstimo exclusivo para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.

Qual o valor máximo liberado no empréstimo consignado?

Muitas pessoas se perguntam sobre o valor máximo que é liberado pelo empréstimo consignado. Essa questão varia muito de banco para banco.

No entanto, o valor disponível para contratação precisa respeitar a margem consignável, ou seja, o valor máximo do salário que pode ser comprometido para o pagamento das mensalidades. Com isso, o crédito liberado também depende de quanto o cliente recebe mensalmente.

É importante lembrar que de acordo com a  Lei Nº 10.820, sancionada em 2003, o limite máximo da parcela dessa modalidade não pode ser maior que 35% do salário do funcionário.

Qual a taxa de juros?

O empréstimo consignado é bastante atrativo devido a taxa de juros cobrada e a forma de pagamento. A sua taxa de juros é considerada baixa, se comparada à outras modalidades. Isso porque o salário mensal é tido como uma garantia da operação.

No geral, a taxa média de juros no consignado pode variar entre 20% a 35% ao ano. Essa porcentagem é consideravelmente baixa, já que outras modalidades chegam a marcar a casa dos três dígitos.

Quem pode solicitar um empréstimo consignado?

Assim como já mencionado, o empréstimo consignado é direcionado exclusivamente para os militares das forças armadas, trabalhadores assalariados CLT de empresas privadas e servidores públicos. 

Documentos necessários para solicitar um empréstimo consignado

Assim como todo empréstimo, para solicitar crédito no consignado é necessário apresentar uma documentação exigida pelos bancos e instituições financeiras.

Para solicitar o seu crédito, tenha em mãos os seguintes documentos:

  • RG;
  • CPF; 
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Com eles em mãos, você poderá agilizar o processo e ter o dinheiro liberado em conta de maneira mais rápida.

Mas afinal de contas, qual o melhor empréstimo consignado?

Há no mercado financeiro diversos bancos e instituições financeiras disponibilizando o empréstimo consignado. Antes de assinar qualquer contrato, é de suma importância saber qual é aquele que melhor atende as suas necessidades e que possui as menores taxas de juros e as melhores formas de pagamento.

O empréstimo consignado Banco Pan, por exemplo, promete taxas de juros 3 vezes menores e esta disponível até para as pessoas que estão com restrições no nome. Esse, sem dúvidas, é a melhor opção para você!

Layne Bispo
Escrito por

Layne Bispo

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu empréstimo…