Programa de Recompensas: o que é, tipos e como usufruir

Já ouviu falar em programa de recompensas? Não? Veja aqui mais informações sobre esse programa e os tipos disponíveis no Brasil!

Já ouviu falar em programa de recompensas? Aqui, o participantes podem trocar pontos por produtos, milhas aéreas e outras vantagens. No entanto, é preciso conhecer os tipos de programas existentes e as regras de cada empresa. Veja aqui como funciona e como participar de um programa de recompensas!

Programa de Recompensas
Saiba como funcionam os programas de recompensas (Foto: Imagem de Freepik)

Como funciona um programa de recompensas?

Ter um cartão de crédito pode ser vantajoso em diversas situações. Com essa ferramenta, o cliente pode realizar compras parceladas, por exemplo. Além disso, esse cartão pode ser um substituto do dinheiro.

Mas há a possibilidade de ganhar produtos e outros benefícios ao fazer compras com o cartão também. No entanto, é preciso que esse cartão esteja elegível para participar de um programa de recompensas.

Esse é um serviço oferecido por algumas empresas onde os clientes podem acumular pontos e trocar por uma recompensa. Além disso, essa pode ser considerada uma estratégia para fidelizar os clientes.

O funcionamento de um programa de recompensas (também conhecido como programa de fidelidade ou programa de milhas) pode ser simples. No caso, o cliente faz suas compras e acumula pontos.

Depois, é só trocar os pontos ganhos por recompensas. Aqui, é importante lembrar que há várias formas de ganhar os pontos. Como foi dito acima, usar um cartão de crédito pode te ajudar a pontuar.

Mas é preciso, antes das compras, saber quais são os cartões participantes. Outro jeito de acumular pontos é sempre comprar na empresa do programa (no caso dos programas de companhias aéreas).

Tipos de programa de recompensas existentes

No Brasil, é possível encontrar vários tipos de programa de recompensa. Conhecer cada um desses serviços é importante. Aqui, as características e as regras mudam de acordo com a sua escolha.

Os programas de recompensa de cartão de crédito, por exemplo, são aqueles onde a pessoa usa o cartão para acumular pontos e, depois de um tempo, faz o resgate (de produtos e outras vantagens).

Dentre as opções disponíveis, é possível citar o Mastercard Surpreenda e o programa Vai de Visa. Há ainda os programas de recompensa de companhia aérea, que estão ligados às empresas aéreas.

Foto: Prostock-studio/Adobe Stock

Aqui, os clientes (de empresas como Azul, LATAM, GOL e entre outras) podem adquirir produtos dessa companhia ou fazer compras em lojas parceiras para acumular pontos. Depois, é só fazer a troca.

Há também o programa de milhas, que é um programa onde companhias aéreas fazem uma parceria com a emissora de cartão de crédito (e entre outras empresas). Um bom exemplo é o programa Livelo.

Para participar, é preciso ter um cartão elegível, acumular pontos e trocar pontos. Lembrando que em todos os casos o cliente terá que fazer um cadastro antes de começar a participar.

Cartões que podem ser usados para trocar pontos

Uma das formas de participar de um programa de recompensas e ter um cartão que seja elegível. Hoje, é possível encontrar várias opções no mercado (das mais diversas bandeiras e empresas emissoras).

Foto: Prostock-studio/Adobe Stock

Um bom exemplo é o cartão Bradesco Visa Platinum. Com ele, é possível ganhar 1 ponto Livelo a cada US$ 1,00 gasto. Agora, com o cartão BRB Gold, o cliente pode ganhar 1 ponto no programa Curtaí.

Para isso, o cliente precisa gastar US$ 1,00. Dentre os cartões de companhias aéreas, é possível destacar o Azul Itaucard, o LATAM Pass Itaú e o cartão de crédito GOL Smiles.

O que eu posso conseguir com os pontos acumulados?

Mas o que é possível fazer com os pontos acumulados? Em um programa de recompensas, o cliente pode trocar os pontos ganhos após suas compras por produtos, experiências e outros benefícios.

A disponibilidade pode variar de acordo com o tipo de programa e a empresa que está oferecendo o serviço. Confira abaixo algumas recompensas que as pessoas podem conseguir nesse serviço:

  • Produtos de informática;
  • Eletrônicos;
  • Eletrodomésticos;
  • Produtos de beleza;
  • Descontos no cinema e em lojas;
  • Vouchers de crédito;
  • Recarga de celular;
  • Passagens e milhas aéreas;
  • Dinheiro na conta;
  • Aluguel de carros.

Dicas para quem deseja participar de um programa de recompensas

Participar de um programa de recompensas possui suas vantagens, como a possibilidade de trocar os pontos por produtos ou experiências. Mas é preciso estar atento em alguns pontos.

Programa de Recompensas
Foto: Visual Generation/Adobe Stock

O interessado precisa, por exemplo, entrar em contato com a empresa emissora de seu cartão para saber se o mesmo participa de um programa e as condições oferecidas.

Essa pode ser, também, uma chance de saber a quantidade de pontos acumulados. Também é preciso conhecer as regras de participação e conferir as promoções oferecidas pela empresa com frequência.

Nesse segundo caso, isso pode ser útil para encontrar boas oportunidades. Por fim, não trocar seus pontos por produtos e vantagens desnecessárias também pode ser uma boa pedida.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu cartão…