7 vantagens de usar cartão de crédito que você precisa saber

Você sabe quais são as vantagens de usar cartão de crédito? Não? Confira aqui uma lista com alguns pontos positivos desse meio de pagamento!

Existem diversas vantagens de usar cartão de crédito, que é um meio de pagamento bastante conhecido. Desde a chance de parcelar compras até a possibilidade de conseguir descontos. Usar um cartão pode ser útil em várias situações. Confira aqui uma lista com vantagens de usar cartão de crédito!

vantagens de usar cartão de crédito
O cartão de crédito possui diversos pontos positivos (Foto: Imagem de Drazen Zigic no Freepik)

Veja quais são as 7 vantagens de usar cartão de crédito

O que é um cartão de crédito? Esse é um dos meios de pagamentos mais conhecidos de todo o mundo. Com um cartão, é possível realizar compras à vista (parcela única na fatura seguinte) ou parceladas.

Lembrando que o cartão possui um limite de crédito, que é o valor máximo que uma pessoa pode usar (com o cartão) até o fim da fatura. O limite volta normal após o pagamento dessa prestação mensal.

Hoje, é possível encontrar diversos cartões assim no mercado. Mas você sabe quais são as vantagens de usar cartão de crédito? Não? Confira abaixo 7 pontos positivos de se usar essa modalidade de crédito:

1 – Substituto do dinheiro

vantagens de usar cartão de crédito
Foto: Krakenimages.com/Adobe Stock

Muitas pessoas realizam o pagamento de suas compras usando dinheiro em espécie. Entretanto, um cartão de crédito pode trazer mais praticidade na hora de fazer um pagamento.

Afinal, no momento da compra, é só pegar o cartão e colocar a senha (ou pagar aproximando o cartão na maquininha). Esse instrumento também ocupa um espaço menor na carteira e no bolso.

Há ainda a questão da segurança. O dono do cartão não precisa sair com muito dinheiro em espécie no bolso (mesmo que seja recomendado circular com um dinheiro guardado para possíveis emergências).

2 – Organização financeira

Outro ponto a favor do cartão de crédito é a possibilidade do cartão ajudar na organização financeira de uma pessoa. Com um cartão, o dono pode centralizar seus gastos em um lugar só, por exemplo.

No caso, trata-se das compras do mês, contas, serviços de streaming e outras despesas. O cliente pode sempre consultar o que gastou nos extratos. Além disso, o limite de crédito ajuda no controle de gastos.

3 – Possibilidade de parcelar compras

Foto: Imagem de Freepik

Você está pensando em adquirir um produto que custa um pouco mais caro? A possibilidade de fazer uma compra maior, pagando de forma parcelada, é mais uma das vantagens de usar cartão de crédito.

Dependendo do caso, é possível pagar em até 12 ou mais vezes. O parcelamento da compra também pode ser útil para quem, no ato da compra, não tem saldo suficiente para pagar à vista.

Há ainda as empresas que oferecem soluções exclusivas de parcelamento para os clientes que usam seus cartões de crédito. Mas é preciso ter cuidado, visto que pode haver a cobrança de juros.

4 – Tecnologias que facilitam sua vida

As tecnologias oferecidas por algumas empresas também tornam o cartão de crédito uma boa opção. Hoje, é possível adicionar o cartão em carteiras digitais e gerenciar o mesmo pelo celular.

Também há a possibilidade de pagar compras apenas aproximando o cartão na maquininha (tecnologia contactless ou Aproxime e Pague). Essas inovações fazem com que a vida do cliente fique mais prática.

5 – Compras online

Foto: lordn/Adobe Stock

Fazer compras online usando um cartão de crédito pode ser vantajoso para o cliente. Uma das facilidades é, justamente, a possibilidade de parcelar a compra.

Também é possível destacar a velocidade para a pessoa ficar sabendo se a compra foi aprovada (ou não) e o cartão virtual. Outro destaque é que o cliente pode contar com mais segurança na hora de compra.

6 – Possibilidade de ganhar descontos e cashback

O fato do dono de um cartão de crédito poder ganhar de descontos e cashback também entra para esta lista com vantagens de usar cartão de crédito. Esses benefícios são oferecidos por várias instituições.

Dependendo do caso, o cliente pode conseguir descontos em compras em lojas parceiras, em ingressos de cinemas, em teatros, em restaurantes e em outras experiências.

Há ainda os descontos para quem usar o cartão de crédito de uma loja específica para comprar no mesma loja (por exemplo: cartão Pão de Açúcar).

Também é possível contar com cashback. Aqui, cada instituição possui a sua regra. Em muitos casos, o cartão precisa estar vinculado a um programa de recompensas (troca de pontos por cashback).

7 – Viagens de avião

Foto: Africa Studio/Adobe Stock

Por fim, um cartão de crédito também pode ser uma boa opção para quem gosta de viajar. Destaque para os programas de recompensas, que também podem ser usados para conseguir passagens aéreas.

No caso, o cliente, primeiramente, acumula os pontos. Depois, é só trocá-los ou transferi-los para um programa de milhas de uma companhia aérea (GOL Smiles, TudoAzul e outros).

Destaque ainda para os cartões de créditos dessas empresas (em parceria com bancos). Há também aqueles cartões que dão acesso a Salas VIP em aeroportos.

Já a empresa da bandeira do seu cartão pode oferecer assistência ao viajante (exemplos: Mastercard Airport Concierge, Seguro de Emergência Médica Internacional Visa e entre outros).

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu cartão…