Carregando... Por favor, aguarde!

13º Salário: Como Usá-lo de Forma Estratégica para Suas Finanças

Você quer começar o ano com as finanças organizadas? Então, veja neste artigo como usar o 13º salário de forma estratégica!

Quer saber como usar o 13º salário de forma estratégica para começar o próximo ano com sua saúde financeira em dia? Então, continue lendo este artigo até o final e confira nossas dicas para aproveitar ao máximo o seu 13º!

13º Salário: Como Usá-lo de Forma Estratégica para Suas Finanças (Imagem: Jakub Żerdzicki/Unsplash)

Dicas de como usar o 13º salário de forma estratégica

O 13º salário é um alívio financeiro aguardado por muitos trabalhadores no final do ano. 

Seja para cobrir gastos de festas, quitar dívidas ou realizar sonhos, esse recurso extra pode ser usado de forma estratégica para trazer mais equilíbrio às suas finanças. 

No entanto, sem um planejamento adequado, ele pode acabar sendo desperdiçado.

Para que isso não aconteça, listamos abaixo algumas dicas práticas para você aproveitar ao máximo o seu 13º salário, garantindo que ele trabalhe a seu favor e te ajude a iniciar o próximo ano com tranquilidade. 

1. Pague as dívidas em aberto

Sem dúvida alguma, uma das melhores maneiras de usar o 13º salário para equilibrar as finanças é lidar com as dívidas em aberto.

Afinal, ao reduzir ou eliminar dívidas, você recupera espaço no orçamento mensal e evita o efeito “bola de neve” dos juros.

Portanto, antes de tudo, avalie se há dívidas acumuladas, especialmente aquelas com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial.  

Se este for o seu caso, priorize o pagamento de débitos com as taxas de juros mais elevadas.  

Além disso, se possível, negocie condições melhores para quitação à vista, já que muitos credores oferecem descontos nesta época do ano.  

2. Crie uma reserva de emergência

Se você ainda não tem uma reserva financeira, esta pode ser a oportunidade de começar!

Por isso, procure reservar parte do 13º para imprevistos, como problemas de saúde, consertos emergenciais ou outras despesas inesperadas. 

Aplique o valor em investimentos seguros e de fácil acesso, como contas remuneradas.  

Por último, tenha em mente que uma reserva ideal deve cobrir de 3 a 6 meses das suas despesas fixas.  

3. Planeje as despesas do início do ano

O começo do ano traz compromissos financeiros importantes, como, por exemplo, IPTU, IPVA, seguro do carro, material escolar, matrículas dos filhos em escolas particulares etc.  

Sendo assim, uma ótima forma de começar o ano com mais tranquilidade financeira é usar o 13º para pagar essas despesas à vista, evitando parcelamentos e juros desnecessários. 

4. Invista em seus objetivos de longo prazo

O 13º salário pode te dar um impulso importante para alcançar metas financeiras maiores.

Só para ilustrar, isso pode incluir objetivos como comprar um imóvel ou automóvel. Ou ainda, investir na sua educação com cursos e especializações ou em seu negócio.

Além disso, ele também pode te ajudar a planejar uma viagem ou a alcançar outro objetivo pessoal que seja importante para você.

Então, se esse objetivo não exigir investimento imediato ou caso você precise guardar uma quantia maior, considere investir o valor em aplicações de longo prazo, como renda fixa ou ações, dependendo do seu perfil de investidor.  

5. Separe uma parte do 13º salário para as festas de fim de ano

Embora o foco seja usar o 13º salário de forma estratégica, pode ser interessante reservar uma parte do seu valor para celebrar o fim do ano.  

Neste caso, estabeleça um orçamento fixo para presentes, ceias e confraternizações. No entanto, evite comprometer todo o salário com gastos de fim de ano e priorize o equilíbrio.  

6. Diversifique o uso do 13º salário

Por último, lembre-se que não é necessário direcionar todo o 13º para apenas uma finalidade.

Sendo assim, você pode dividir o valor entre pagar dívidas, realizar investimentos ou criar sua reserva de emergência, despesas de início de ano, gastos com festas etc.

O mais importante é ter clareza sobre suas prioridades e evitar gastos impulsivos. Assim, você garante que o 13º trabalhe a seu favor, trazendo benefícios duradouros para sua vida financeira.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas