7 benefícios de ter cartão de crédito com chip

Deseja saber quais são as vantagens de se ter um cartão de crédito com chip? Siga conosco e veja a lista completa!

Você possui um cartão de crédito com chip? Esse é aquele cartão que traz um microprocessador na parte frontal e que pode oferecer vários benefícios na hora do dono realizar suas compras, como a segurança e a praticidade. Confira aqui as sete vantagens de se ter um cartão de crédito com chip

cartão de crédito com chip
Veja aqui as vantagens que os cartões de crédito com chip podem oferecer (Foto: Tomasz Zajda/Adobe Stock)

Como funciona um cartão de crédito com chip?

O cartão de crédito é um meio de pagamento usado por muitas pessoas. Essa é uma ferramenta que pode ser útil para quem não quer sair de casa com dinheiro em espécie no bolso (ou na carteira).

Além disso, a mesma pode ser uma solução para quem deseja organizar suas finanças e fazer compras de forma parcelada. No Brasil, essa solução financeira é oferecida por diversas empresas.

Muitos desses cartões contam com um chip eletrônico localizado na parte frontal. Essa tecnologia é um pouco diferente dos cartões com tarja magnética, presente na parte traseira dos mesmos.

Já a parte interna faz o trabalho de armazenar diversos dados. Há ainda os componentes de segurança. Um cartão de crédito com chip pode tornar a vida do cliente e dos lojistas mais prática.

Por um lado, a pessoa só precisa usar sua senha para realizar suas transações. Claro, há os casos onde o cartão possui um microchip que permite a realização de pagamentos por aproximação na maquininha.

Por outro lado, as lojas podem oferecer mais segurança ao cliente e aumentar seu público (por oferecer tal facilidade). Lembrando que as mesmas precisam ter maquininhas que aceitam esse tipo de cartão.

7 vantagens de se ter um cartão de crédito com chip

Ter um cartão de crédito com chip pode trazer diversos benefícios. Pensando nisso, o Creditável selecionou sete vantagens que esse tipo de cartão pode oferecer a seus donos. Veja a lista abaixo:

1. O chip pode armazenar diversas informações

cartão de crédito com chip
Foto: Maryia/Adobe Stock

Você já pensou qual é a função do chip colocado nos cartões? Esse microprocessador se destaca por ter o poder de armazenar diversas informações de pagamento e do cliente.

Todos esses dados ficam guardados na memória do chip. Na hora de uma compra, a maquininha irá receber esses dados. A fase de confirmação (e autorização) da transação começa na sequência.

2. Criptografia e senha

cartão de crédito com chip
Foto: Imagem de Freepik

Outra vantagem de um cartão de crédito com chip é a segurança oferecida. Como foi dito acima, esse componente que está no cartão pode armazenar uma quantidade considerável de informações.

Estas informações podem estar criptografadas, ou seja, guardadas de forma que dificulta o seu acesso por terceiros. Além disso, o cliente precisa colocar sua senha antes de realizar uma transação.

Nesse caso, é recomendado que o dono do cartão não divulgue a combinação para outras pessoas. A senha é criada durante o processo de solicitação e, dependendo do caso, pode ser de até seis dígitos.

3. Códigos de autenticação

Foto: alice_photo/Adobe Stock

Há outros detalhes que tornam esse tipo de cartão mais seguro, como os códigos dinâmicos de autenticação. Esses números são gerados todas às vezes que o dono usa o seu cartão.

Isso significa que os dados usados em uma compra não serão os mesmos utilizados na compra anterior (e na seguinte). Esse tipo de mecanismo se destaca por evitar fraudes e golpes.

4. Mais praticidade na hora das compras

Foto: Karolina Grabowska/pexels.com

O cartão de crédito já é conhecido por ser um meio de pagamento prático. Afinal, essa ferramenta ocupa um espaço pequeno no bolso (ou na carteira) e pode ser usada em diversos estabelecimentos.

Mesmo assim, o cartão que tem esse microprocessador se destaca no quesito praticidade. Aqui, o cliente não precisará, por exemplo, ficar assinando um extrato todas as vezes em que realizar uma compra.

No caso, só bastará digitar uma senha. Outro ponto é que o chip faz a conferência e o envio das informações citadas acima quando o cartão de crédito for inserido em um terminal de pagamento.

5. Cartão aceito em várias maquininhas compatíveis com a tecnologia

Foto: Imagem de pch.vector no Freepik

A disponibilidade também pode ser considerada uma vantagem de se ter um cartão de crédito com chip. Isso porque muitas lojas já possuem maquininhas compatíveis com essa tecnologia do cartão.

Isso significa que é possível fazer suas compras com mais praticidade e segurança em vários lugares. Os donos de estabelecimentos podem encontrar diversos terminais de pagamento para cartões com chip.

Lembrando que a maquininha tem um papel importante na hora das compras, visto que será essa ferramenta que irá fazer a ligação entre o cartão e o administrador.

6. Possibilidade de fazer pagamentos por aproximação

cartão de crédito com chip
Foto: Imagem de Freepik

Ter um cartão de crédito pode trazer várias facilidades, como a possibilidade de fazer pagamentos por aproximação. No Brasil, é possível encontrar diversas opções que possuem essa inovação.

Mas o que isso tem a ver com o chip do cartão? Tudo! Afinal, é preciso ter um microprocessador instalado com a tecnologia NFC. Com isso, o cliente só precisa aproximar o cartão na maquininha.

Depois, é só conferir se a transação foi autorizada. Lembrando que, em alguns casos, é preciso colocar a senha também. Além disso, é preciso pesquisar quais são os cartões que possuem essa tecnologia.

7. Chance de ter um cartão múltiplo

Foto: Anete Lusina/Pexels.com

Por fim, alguns cartões de crédito podem, graças à presença desse microprocessador, contar, também, com a função débito (se transformando, assim, em um cartão múltiplo).

A solução é oferecida por diversas instituições. Nesse caso, o cliente pode utilizar um único cartão para fazer compras parceladas, compras à vista e realizar saques de dinheiro em caixas de autoatendimento.

Vale lembrar que é preciso ter alguns cuidados. Na hora de colocar a sua senha, veja se o visor está mostrando o valor correto. Além disso, não compartilhe seus dados com desconhecidos.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu cartão…