Como cancelar golpe no cartão de crédito: dicas e passo a passo

Você sabe como cancelar golpe no cartão de crédito? Não? Confira aqui um passo a passo de como realizar essa ação!

Deseja saber como cancelar golpe no cartão de crédito? Esse é um momento bastante importante para as vítimas desse tipo de golpe. O processo pode envolver várias ações, como o contato com a instituição financeira e a contestação. Confira aqui como cancelar golpe no cartão de crédito e algumas dicas úteis!

como cancelar golpe no cartão de crédito
Os golpes relacionados ao cartão de crédito podem ocasionar vários prejuízos aos consumidores (Foto: Koto Amatsukami/Adobe Stock)

Como funcionam os golpes no cartão de crédito?

O cartão de crédito é um meio de pagamento emitido por várias instituições e é aceito em muitos estabelecimentos. Com essa ferramenta, é possível ter mais praticidade na hora de pagar suas compras.

Mas os consumidores precisam tomar cuidado com os golpes do cartão de crédito. Esses golpistas costumam usar várias técnicas e ferramentas para acessar dados do cartão e do cliente.

Depois, essas mesmas pessoas utilizam esses dados para clonar o cartão e realizar compras. Há diversos golpes existentes e os clientes precisam entender mais sobre eles para poder evitá-los.

O skimming, por exemplo, é uma prática onde os praticantes de golpes colocam dispositivos fraudulentos em maquininhas de cartão e em caixas de autoatendimento (caixas eletrônicos).

Aqui, o objetivo é copiar os dados do cliente na hora que o mesmo passar ou inserir o seu cartão. Lembrando que pode acontecer de ter uma câmera escondida para capturar outras informações.

Também é preciso estar atento aos casos de phishing. Nesse caso, os golpistas podem usar a tecnologia para atrair as pessoas – se passando por instituições financeiras ou outras companhias.

O farsante pode usar páginas com ofertas falsas, e-mails, telefonemas e entre outros artifícios. Tudo para que o cliente mostre interesse e coloque os dados de seu cartão (e certas informações pessoais).

Golpes em compras presenciais

Mas não é só isso. Também é importante estar atento na hora da realização de compras presenciais. Nesse tipo de transação, o cliente precisa, em alguns casos, passar ou inserir o cartão na maquininha.

Os golpes relacionados ao termina de pagamento podem acontecer justamente nesse momento. Além do skimming, pode acontecer do pagamento ter que ser feito em uma máquina com alguns defeitos.

Há ainda aquelas situações onde uma pessoa não consegue realizar pagamentos por aproximação. O dono de cartão de crédito também precisa se preocupar com furtos/roubos de cartão.

Passo a passo de como cancelar golpe no cartão de crédito

Muitas pessoas possuem dúvidas de como cancelar golpe no cartão de crédito. Para resolver esse problema, a vítima precisa realizar algumas ações que podem ajudar a contornar essa situação.

Confira abaixo um passo a passo de como realizar o processo de cancelamento de um golpe do cartão de crédito:

1. Entrar em contato com a instituição financeira

Foto: Imagem de wayhomestudio no Freepik

Primeiramente, a vítima de um golpe precisa entrar em contato com a instituição financeira responsável pelo seu cartão de crédito. Esse é o momento para que a pessoa informe todos os detalhes e pedir ajuda.

Hoje, as empresas disponibilizam diversos canais de atendimento para que seus clientes entrem em contato sem sair de casa (telefone, site ou aplicativo). Ir até uma agência física também é indicado.

Com isso, o cliente poderá informar o que está acontecendo e ver quais são as recomendações da empresa. Também é possível aproveitar a ocasião para bloquear o seu cartão de crédito que foi clonado.

2. Trocar as senhas de cartões e aplicativos

como cancelar golpe no cartão de crédito
Foto: tippapatt/Adobe Stock

Para evitar novas fraudes e acessos indevidos, é recomendada troca das senhas de cartões e aplicativos de bancos. Dependendo do caso, é possível realizar essa fase ainda durante o contato com o banco.

Há ainda a possibilidade de usar o seu próprio smartphone. Essa nova chave precisa ser fácil de lembrar e diferente da usada no cartão que foi clonado.

3. Fazer o boletim de ocorrência

Foto: Daniel/Adobe Stock

Depois de entrar em contato com o banco, a vítima precisa realizar um boletim de ocorrência. Esse é um passo importante porque esse é um documento que registra os fatos relatados por uma pessoa.

Nesse caso, esse boletim precisa ser realizado na Polícia Civil. Diversos estados permitem que as vítimas realizem essa ação de forma digital. Mas vale lembrar que o processo pode variar de acordo com o local.

Além disso, há a chance de fazê-lo em uma delegacia. Outro ponto importante é que, para fazer um boletim de ocorrência, é preciso seguir os requisitos e ter um documento de identidade.

4. Pedir a contestação da compra

como cancelar golpe no cartão de crédito
Foto: Anete Lusina/Pexels.com

Viu que uma compra que você não fez está aparecendo no extrato de seu cartão? Além de conferir como cancelar golpe no cartão de crédito, é possível, junto ao seu banco, realizar a contestação da compra.

Isso significa que você estará cancelando a compra. O passo a passo da contestação pode mudar de acordo com cada empresa e o meio utilizado. Veja como realizar essa ação em um aplicativo de banco:

  • Baixe o aplicativo da instituição financeira responsável pelo seu cartão;
  • Abra o aplicativo;
  • Informe os dados pedidos para entrar na sua conta;
  • Procure pela área destinada a seu cartão;
  • Selecione a área destinada à fatura do cartão (se preciso);
  • Selecione a compra que deseja contestar;
  • Informe as razões pelas quais você está querendo contestar;
  • Caso a empresa peça algum documento, tire a foto do mesmo e faça o envio;
  • Espere pela resposta.

Essa etapa também pode ser realizada pelo Internet Banking ou de forma presencial. Uma dica é aproveitar o primeiro contato com o banco para saber mais detalhes sobre a contestação.

Por que eu preciso guardar os documentos relacionados à compra?

Uma recomendação importante para quem acabou sendo uma vítima de golpistas é a documentação dos fatos. Isso porque esses dados podem ser importantes durante os processos citados acima.

No caso, os mesmos podem mostrar todos os fatos ocorridos, ajudar na investigação do caso e servir como argumento na hora da contestação. Confira alguns itens que o cliente pode guardar:

  • Fotos das compras realizadas em seu nome, na fatura do cartão;
  • Imagens de sites ou e-mails fraudulentos (captura da tela);
  • Uma cópia do boletim de ocorrência (B.O.);
  • Histórico de chamadas e capturas de conversas feitas pela internet;

Outras dicas para quem deseja cancelar golpe no cartão de crédito

Foi vítima de um golpe envolvendo o seu cartão de crédito? Esse é um problema que, infelizmente, pode vir a acontecer com qualquer consumidor que utiliza esse meio de pagamento tão conhecido.

Mas há algumas dicas que podem ser úteis na hora de realizar o processo de cancelamento da compra. O cliente precisa, primeiramente, ter calma e entrar em contato com a empresa que emitiu o cartão.

Foto: Imagem de wayhomestudio no Freepik

Nesse momento, ter os documentos que comprovem as compras fraudulentas pode ser importante. Além disso, anotar os protocolos de atendimento pode ajudar em ligações futuras.

Contratar um advogado especializado pode te ajudar na negociação e em outros momentos. Por fim, o cliente precisa deixar as novas senhas anotadas e não as divulgar para outras pessoas.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan