Carregando... Por favor, aguarde!

Como criar uma planilha de gastos efetiva

Ainda não sabe como criar uma planilha de gastos efetiva? Então, confira aqui o passo a passo completo para não errar!

Criar e manter uma planilha de gastos efetiva é uma estratégia poderosa para melhorar sua relação com o dinheiro. Com organização e disciplina, você terá um controle maior sobre suas finanças e poderá tomar decisões mais conscientes para alcançar seus objetivos. Quer saber como fazer isso? Então, veja abaixo o passo a passo!

Como criar uma planilha de gastos efetiva (Imagem: Tima Miroshnichenko/Pexels)

Passo a passo de como criar uma planilha de gastos efetiva

Você já sabe que ter controle sobre suas finanças é essencial para manter a estabilidade financeira e alcançar seus objetivos, não é mesmo?

Uma das formas mais simples e eficazes de fazer isso é através de uma planilha de gastos

Com ela, é possível acompanhar entradas e saídas de dinheiro, identificar padrões de consumo e planejar melhor o orçamento. 

Ainda não tem certeza de como fazer isso? Então, confira abaixo os passos necessários para criar uma planilha de gastos efetiva e como utilizá-la para melhorar sua saúde financeira.  

1. Estruture a planilha de gastos com categorias claras

Uma boa planilha de gastos deve ser organizada de forma intuitiva. Para isso, divida suas despesas e rendimentos em categorias. 

Afinal, criar categorias específicas ajuda a visualizar para onde seu dinheiro está indo e facilita a identificação de cortes ou ajustes necessários.  

Só para ilustrar, as receitas podem incluir, por exemplo, seu salário, rendimentos de investimentos e outras fontes de renda.

Enquanto isso, as despesas fixas podem incluir seu aluguel ou financiamento imobiliário; contas de água, luz, telefone e internet; mensalidade escolar, da faculdade ou outros cursos; plano de saúde etc.

Por fim, não se esqueça das despesas variáveis, como gastos com alimentação, lazer e entretenimento, compras diversas e transporte.

2. Registre todas as entradas e saídas

Manter sua planilha atualizada é essencial para que ela seja realmente eficaz e te ajude a entender suas finanças. Por isso, sempre que receber um valor ou fizer um pagamento, registre-o na planilha. 

Além disso, uma dica interessante é reservar alguns minutos no final do dia ou da semana para atualizar todos os dados.  

Se achar necessário, guarde recibos e comprovantes para evitar esquecimentos ou use aplicativos bancários para conferir os extratos e transações recentes.  

3. Utilize fórmulas e gráficos para análise

Se estiver usando Excel ou Google Planilhas, aproveite as fórmulas para calcular automaticamente saldos e percentuais de gastos. 

Lembre-se que gráficos podem ajudar a visualizar melhor os padrões de consumo e identificar quais categorias estão pesando mais no orçamento.  

4. Defina metas e acompanhe o progresso

Criar uma planilha de gastos não é apenas para registrar números, mas também para estabelecer objetivos financeiros. 

Sendo assim, algumas metas que você pode definir na sua planilha incluem, por exemplo:  

  • Reduzir gastos com lazer em 20% nos próximos três meses;
  • Economizar uma quantia específica por mês para uma viagem;
  • Aumentar os rendimentos por meio de investimentos ou fontes alternativas de renda.  

Portanto, veja quais objetivos fazem sentido para você no momento. Por fim, acompanhe sua evolução mensalmente e ajuste suas metas conforme necessário.  

5. Faça revisões periódicas e ajustes na sua planilha de gastos

De tempos em tempos, analise sua planilha para entender se seus gastos estão alinhados ao seu planejamento financeiro

Para isso, verifique se alguma categoria está consumindo mais do que deveria, se há despesas desnecessárias que podem ser cortadas e até mesmo se o seu orçamento está sustentável para os próximos meses.

Com base nessa revisão, faça os ajustes necessários para melhorar seu planejamento.  

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas