Entenda as diferenças e saiba qual o melhor serviço financeiro

Deseja comprar um bem (carro, imóvel ou outro), mas não quer fazer o pagamento à vista? Nesse caso, é possível escolher entre consórcio ou financiamento, que são duas modalidades de crédito úteis.
Ambas possuem suas próprias características, vantagens e desvantagens. Mas o objetivo é o mesmo: facilitar a vida das pessoas. Esses serviços são ofertados por diversas instituições financeiras.
Pensando nisso, o Creditável traz um pequeno guia sobre consórcio e financiamento. Confira aqui um pouco sobre cada modalidade e veja também qual é a melhor opção para você!
O que é um consórcio?
Você já ouviu falar em consórcio? Essa é uma das modalidades de crédito oferecidas por bancos, financeiras e outras instituições. No entanto, o seu funcionamento é um pouco diferente das demais.
Aqui, a pessoa não possui acesso ao bem (carro, moto, imóvel ou outro) logo de cara. No primeiro momento, o interessado se unirá a outras pessoas que possuem o objetivo de comprar o mesmo bem.
Normalmente, uma empresa especializada no assunto faz o papel de administradora desse grupo. Todos os integrantes irão fazer um pagamento mensal (as parcelas) para um fundo.

Conheça o financiamento imobiliário Daycoval

Durante o mês, são feitos sorteios (realizados pela Loteria Federal) e os participantes sorteados são contemplados com a carta de crédito. A carta é o documento que será usado para comprar o bem.
Lembrando que todos os participantes serão contemplados até o fim do consórcio e, para tentar ser contemplado mais rapidamente, também é possível dar um lance.
Como foi dito acima, o consórcio pode ser usado para a aquisição de vários tipos bens e se destaca por vários motivos. Veja abaixo as vantagens e as desvantagens dessa modalidade de crédito:
Vantagens
- Não há taxas de juros;
- Todos os participantes dos grupos serão contemplados;
- Esse é um processo menos burocrático;
- É possível dar lances e fazer com que as chances de ser contemplado aumentem;
- Há várias ofertas e planos disponíveis no mercado;
- Em alguns casos, o cliente pode escolher o bem que quiser e comprar onde quiser;
- Risco reduzido.
Desvantagens
- O cliente não recebe o bem logo de cara;
- É preciso participar dos sorteios para ser contemplado com a carta de crédito;
- Há a cobrança da taxa de administração;
- O cliente terá que passar por uma análise de crédito.
O que é um financiamento?
Do mesmo modo, o financiamento também é oferecido por diversas instituições financeiras e pode ser usado por quem deseja adquirir um carro, um imóvel ou outro tipo de bem.
Mas é preciso estar atento aos detalhes. Aqui, o interessado irá fazer o seu pedido diretamente com a instituição que está oferecido o serviço. Já o valor solicitado será usado para adquirir um bem específico.
Isso significa que não é possível, por exemplo, contratar um financiamento de veículos para comprar uma casa. Normalmente, após a aprovação do crédito, o valor solicitado é liberado na conta do vendedor.

Na sequência, a pessoa só precisará pagar as parcelas (com juros). É importante que o cliente pague as mensalidades corretamente, visto que, em caso de inadimplência, ele pode perder o bem.
Até por isso, é importante se planejar antes de contratar. Lembrando que a ação tomada pela instituição dependerá do bem que a pessoa financiou. Além disso, é preciso conhecer os tipos de garantia.
Na alienação fiduciária, por exemplo, a posse do bem só será do tomador após o pagamento total do valor. Mas isso não significa que o cliente não poderá usar o bem durante a vigência do contrato.
Aliás, esse pode ser um ponto importante na hora de escolher entre consórcio ou financiamento. Destaque ainda para a hipoteca e a fiança. Veja todas as vantagens e as desvantagens do financiamento:
Vantagens
- Há vários tipos de financiamentos disponíveis no mercado;
- O cliente poderá usufruir do bem durante o pagamento das prestações;
- O cliente pode contar;
- Dependendo do caso, é possível contar com um tempo de carência e antecipação de parcelas;
- É possível usar o saldo do FGTS em algumas situações;
- No caso do financiamento automotivo, o cliente pode financiar diretamente na loja ou com a montadora;
- O processo de contratação pode ser rápido, prático e seguro.
Desvantagens
- As taxas de juros podem ser altas;
- Dependendo do tipo de financiamento, o cliente precisa entregar vários documentos durante o processo de contratação;
- Há o risco de perder o bem.

Conheça o financiamento imobiliário Viacredi

Qual é a melhor modalidade de crédito: consórcio ou financiamento?
A pessoa interessada na compra um bem de alto valor pode escolher entre consórcio ou financiamento, que são duas modalidades de crédito possuem vários benefícios.

Mas qual é a melhor opção? O financiamento leva uma pequena vantagem, visto que a pessoa pode ter acesso ao bem financiado de forma mais rápida. Além disso, o cliente pode ter um tempo de carência.
Também é possível usar o FGTS na hora de pagar e contar com um prazo de pagamento maior. Mas o consórcio também traz alguns pontos positivos, como a falta de taxas e a burocracia zero.
Por isso, antes de tomar uma decisão final, é preciso fazer uma avaliação das suas necessidades atuais e conferir todas as ofertas disponíveis no mercado.