Consórcio ou financiamento: qual o melhor?

Quer saber qual o melhor entre o consórcio ou financiamento? Então, confira aqui as características de cada uma das opções!

Entenda as diferenças e saiba qual o melhor serviço financeiro

Consórcio ou Financiamento
Consórcio ou financiamento: veja aqui qual é a opção ideal para você (Foto: Imagem de senivpetro no Freepik)

Deseja comprar um bem (carro, imóvel ou outro), mas não quer fazer o pagamento à vista? Nesse caso, é possível escolher entre consórcio ou financiamento, que são duas modalidades de crédito úteis.

Ambas possuem suas próprias características, vantagens e desvantagens. Mas o objetivo é o mesmo: facilitar a vida das pessoas. Esses serviços são ofertados por diversas instituições financeiras.

Pensando nisso, o Creditável traz um pequeno guia sobre consórcio e financiamento. Confira aqui um pouco sobre cada modalidade e veja também qual é a melhor opção para você!

O que é um consórcio?

Você já ouviu falar em consórcio? Essa é uma das modalidades de crédito oferecidas por bancos, financeiras e outras instituições. No entanto, o seu funcionamento é um pouco diferente das demais.

Aqui, a pessoa não possui acesso ao bem (carro, moto, imóvel ou outro) logo de cara. No primeiro momento, o interessado se unirá a outras pessoas que possuem o objetivo de comprar o mesmo bem.

Normalmente, uma empresa especializada no assunto faz o papel de administradora desse grupo. Todos os integrantes irão fazer um pagamento mensal (as parcelas) para um fundo.

Durante o mês, são feitos sorteios (realizados pela Loteria Federal) e os participantes sorteados são contemplados com a carta de crédito. A carta é o documento que será usado para comprar o bem.

Lembrando que todos os participantes serão contemplados até o fim do consórcio e, para tentar ser contemplado mais rapidamente, também é possível dar um lance.

Como foi dito acima, o consórcio pode ser usado para a aquisição de vários tipos bens e se destaca por vários motivos. Veja abaixo as vantagens e as desvantagens dessa modalidade de crédito:

Vantagens

  • Não há taxas de juros;
  • Todos os participantes dos grupos serão contemplados;
  • Esse é um processo menos burocrático;
  • É possível dar lances e fazer com que as chances de ser contemplado aumentem;
  • Há várias ofertas e planos disponíveis no mercado;
  • Em alguns casos, o cliente pode escolher o bem que quiser e comprar onde quiser;
  • Risco reduzido.

Desvantagens

  • O cliente não recebe o bem logo de cara;
  • É preciso participar dos sorteios para ser contemplado com a carta de crédito;
  • Há a cobrança da taxa de administração;
  • O cliente terá que passar por uma análise de crédito.

O que é um financiamento?

Do mesmo modo, o financiamento também é oferecido por diversas instituições financeiras e pode ser usado por quem deseja adquirir um carro, um imóvel ou outro tipo de bem.

Mas é preciso estar atento aos detalhes. Aqui, o interessado irá fazer o seu pedido diretamente com a instituição que está oferecido o serviço. Já o valor solicitado será usado para adquirir um bem específico.

Isso significa que não é possível, por exemplo, contratar um financiamento de veículos para comprar uma casa. Normalmente, após a aprovação do crédito, o valor solicitado é liberado na conta do vendedor.

Foto: Pixabay.com

Na sequência, a pessoa só precisará pagar as parcelas (com juros). É importante que o cliente pague as mensalidades corretamente, visto que, em caso de inadimplência, ele pode perder o bem.

Até por isso, é importante se planejar antes de contratar. Lembrando que a ação tomada pela instituição dependerá do bem que a pessoa financiou. Além disso, é preciso conhecer os tipos de garantia.

Na alienação fiduciária, por exemplo, a posse do bem só será do tomador após o pagamento total do valor. Mas isso não significa que o cliente não poderá usar o bem durante a vigência do contrato.

Aliás, esse pode ser um ponto importante na hora de escolher entre consórcio ou financiamento. Destaque ainda para a hipoteca e a fiança. Veja todas as vantagens e as desvantagens do financiamento:

Vantagens

  • Há vários tipos de financiamentos disponíveis no mercado;
  • O cliente poderá usufruir do bem durante o pagamento das prestações;
  • O cliente pode contar;
  • Dependendo do caso, é possível contar com um tempo de carência e antecipação de parcelas;
  • É possível usar o saldo do FGTS em algumas situações;
  • No caso do financiamento automotivo, o cliente pode financiar diretamente na loja ou com a montadora;
  • O processo de contratação pode ser rápido, prático e seguro.

Desvantagens

  • As taxas de juros podem ser altas;
  • Dependendo do tipo de financiamento, o cliente precisa entregar vários documentos durante o processo de contratação;
  • Há o risco de perder o bem.

Qual é a melhor modalidade de crédito: consórcio ou financiamento?

A pessoa interessada na compra um bem de alto valor pode escolher entre consórcio ou financiamento, que são duas modalidades de crédito possuem vários benefícios.

Foto: Imagem de senivpetro no Freepik

Mas qual é a melhor opção? O financiamento leva uma pequena vantagem, visto que a pessoa pode ter acesso ao bem financiado de forma mais rápida. Além disso, o cliente pode ter um tempo de carência.

Também é possível usar o FGTS na hora de pagar e contar com um prazo de pagamento maior. Mas o consórcio também traz alguns pontos positivos, como a falta de taxas e a burocracia zero.

Por isso, antes de tomar uma decisão final, é preciso fazer uma avaliação das suas necessidades atuais e conferir todas as ofertas disponíveis no mercado.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando…