Consórcio vale a pena? Saiba aqui

Fazer um consórcio vale a pena? Veja aqui tudo sobre essa modalidade de crédito e descubra quando que ela pode ser uma boa opção!

Atualmente, há várias opções de consórcios disponíveis no mercado financeiro. Com isso, se perguntar se consórcio vale a pena, é super normal. Para tirar todas as suas dúvidas, trouxemos as principais informações sobre. Siga nos acompanhando para tirar suas conclusões se consórcio vale a pena!

Consórcio vale a pena
Descubra aqui se vale a pena fazer a contratação de um consórcio (Foto: Pixel-Shot/Adobe Stock)

Como funciona o consórcio?

O que é um consórcio? Essa modalidade de crédito pode ser uma alternativa para quem deseja adquirir um bem. Mas há algumas diferenças com relação a outras modalidades, como o financiamento.

Destaque para o processo necessário para conseguir ter acesso ao bem. Aqui, o interessado, primeiramente, irá contratar um plano de consórcio em uma instituição e entrar para um grupo.

Esse grupo conta com outras pessoas interessadas na compra de um bem (dentro da mesma categoria que a sua). Todos os participantes precisam pagar uma prestação mensal para formar o fundo comum.

Mensalmente, os integrantes do grupo participarão de um sorteio – realizado durante uma assembleia. Os sorteados são contemplados com a desejada carta de crédito.

Também é possível ser contemplado ao oferecer um lance (fixo, livre, embutido ou com o saldo do FGTS). No consórcio, o cliente precisa continuar pagando suas mensalidades até o encerramento do grupo.

O que é a carta de crédito?

O grande objetivo do consorciado é ser contemplado com a carta de crédito. A contemplação pode acontecer quando a cota do cliente é sorteada ou quando a pessoa faz o melhor lance.

Mas é preciso também saber o que é a carta. A carta de crédito representa o valor do crédito contratado e será usada, pelo cliente, para adquirir o bem/serviço desejado (dentro da categoria selecionada).

Foto: Imagem de senivpetro no Freepik

Com ela, o cliente pode adquirir carros, imóveis, motos, caminhões, serviços e entre outros. Ao fim do processo, o dinheiro será depositado na conta do vendedor ou liberado para o cliente (depende do caso).

Vale lembrar que a administradora do consórcio pode realizar uma análise de crédito e dos documentos durante a pós-contemplação. Em alguns casos, pode acontecer também a avaliação do bem.

Vantagens e desvantagens do consórcio

O consórcio, que pode ser uma alternativa na hora de comprar um bem, possui vários benefícios. Mas há também alguns pontos negativos. Veja abaixo vantagens e as desvantagens dessa modalidade de crédito:

Vantagens

  • O cliente pode usar a carta de crédito para comprar carros, imóveis, motos, caminhões e entre outros. Além disso, é possível utilizar o crédito para contratar serviços;
  • Um bom tempo para fazer o pagamento (em algumas ofertas, o prazo de pagamento pode ser de até 240 meses);
  • Não há juros e taxa de entrada;
  • Há várias opções disponíveis no mercado;
  • O cliente pode fazer lances para aumentar as chances de ser contemplado;
  • Dependendo do caso, é possível usar parte da carta de crédito para pagar o lance;
  • O saldo do FGTS pode ser usado em algumas ocasiões (consórcio de imóveis);
  • Uma modalidade de crédito livre de burocracias.

Desvantagens

  • O cliente precisa pagar pela taxa de administração e pelo fundo de reserva;
  • No caso do consórcio de veículos, é preciso estar atento ao ano de fabricação e ao ano modelo do modelo desejado. Isso porque as instituições costumam estipular uma “idade máxima” para cada tipo de veiculo;
  • Uma oferta não recomendada para quem deseja ter acesso ao bem rapidamente;
  • Durante a pós contemplação, o cliente pode ter que passar por uma análise de crédito. Há ainda, dependendo do caso, a avaliação do bem.

Por isso, para descobrir se o consórcio vale a pena, o interessado precisa se planejar. Estudar mais sobre o assunto e entrar em contato com uma administradora de consórcios podem ser úteis nessa missão.

Lembrando que o interessado precisa ter cuidado na hora de escolher a administradora. Por isso, opte por aquelas que possuem a autorização do Banco Central do Brasil (BACEN).

Afinal, fazer um consórcio vale a pena?

Muitas pessoas perguntam: “Fazer um consórcio vale a pena?”. A resposta pode variar de acordo cada caso. Essa modalidade pode ser útil, por exemplo, para quem deseja comprar um bem a longo prazo.

Foto: Nebojsa/Adobe Stock

O consórcio ainda pode ser ideal para a pessoa que não quer pagar pelos juros cobrados no financiamento e que busca mais liberdade na hora de escolher o bem.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando…