Empréstimos sem garantia: riscos e benefícios explicados

Procura por empréstimos sem garantia? Confira aqui Creditável quais são os pontos positivos e os riscos dessa modalidade de crédito!

Sabia que existem vários tipos de empréstimo? Os empréstimos sem garantia, por exemplo, podem ajudar quem busca por mais praticidade na hora de solicitar um dinheiro extra. Mas é preciso conhecer todos os riscos. Veja aqui quais são os benefícios e os pontos negativos dos empréstimos sem garantia!

Empréstimos sem garantia
No mercado brasileiro, é possível encontrar algumas empresas que não pedem para o cliente deixar um bem como garantia de pagamento de um empréstimo (Foto: Gideoni Junior/Adobe Stock)

O que é um empréstimo sem garantia?

Atualmente, é possível encontrar diversas modalidades de crédito diferentes. Dentre essas modalidades existentes, é possível destacar o cartão de crédito e os financiamentos.

Há ainda os empréstimos, que podem ser úteis em diversas situações. Nessa linha de crédito, o cliente precisa deixar ou não um bem (carro, imóvel ou outro) como garantia de pagamento.

Os empréstimos sem garantia são aqueles que podem ser considerados mais práticos. Aqui, o contrato não estará atrelado a um objeto específico e o cliente também pode usar o dinheiro da forma que quiser.

Diversas empresas (bancos, financeiras e entre outras) oferecem esse serviço. Cada uma conta com suas condições e suas regras. O processo de contratação também pode variar de caso para caso.

No caso, o interessado pode fazer a solicitação da forma tradicional (presencialmente) ou pela internet. Após a contratação, o tomador só precisará pagar as parcelas (com o acréscimo de juros).

Quais são os benefícios dos empréstimos sem garantia?

Precisa de um dinheiro para pagar uma dívida mais urgente ou fazer uma compra importante? O empréstimo sem garantia possui diversos pontos positivos. Confira abaixo quais são esses benefícios:

Não é preciso deixar um bem como garantia

Empréstimos sem garantia
Foto: Imagem de Freepik

Como foi dito acima, existem empréstimos sem garantia e com garantia. Uma das vantagens da primeira opção é justamente o fato do interessado não precisar deixar um bem ligado ao contrato do serviço.

No crédito com garantia, esse objeto ficará no nome da instituição contratada até todas as mensalidades serem pagas pelo devedor. Entretanto, o cliente pode continuar usando o mesmo normalmente.

Isso significa que a operação ocorre por meio da alienação fiduciária. Com isso, é preciso ter, para não ter problemas no futuro, o cuidado de não acumular parcelas vencidas.

Possibilidade de acesso prático e rápido ao crédito

Outra vantagem importante do empréstimo sem garantia é a facilidade para ter acesso ao crédito. Dependendo da instituição escolhida, a lista de requisitos para fazer a contratação pode ser pequena.

No caso, as principais regras são: ser uma pessoa maior de 18 anos e ter todos os documentos pedidos. Além disso, existem opções disponíveis para negativados e trabalhadores autônomos.

O processo de solicitação e a liberação do crédito também se destacam, visto que podem ocorrer com rapidez. Ainda mais quando o cliente já tem um crédito pré-aprovado ou quando a contratação é online.

Livre de burocracias

Foto: StockImageBrasil/Adobe Stock

A solução financeira apresentada neste texto também se destaca por ser (quase) livre burocracias. Isso porque o cliente não precisa apresentar/enviar muitos documentos na hora da contratação. .

No caso, as empresas podem pedir apenas um documento de identificação (RG, Carteira Nacional de Habilitação – CNH e outros) e o CPF. Há ainda aquelas que pedem comprovantes de renda e residência.

O cliente pode usar o dinheiro para fazer o que quiser

No financiamento, o interessado somente pode utilizar o dinheiro pedido para comprar um produto específico. Essa é a principal diferença dessa modalidade de crédito para os empréstimos.

Aqui, o devedor pode usar o valor como bem entender. Isso pode ser útil para quem precisa de um dinheiro mais urgente para pagar dívidas, fazer compras, realizar uma viagem e entre outros objetivos.

Há casos onde pessoas negativadas podem enviar uma proposta

Foto: Imagem de Freepik

Possui restrições de crédito? Saiba, então, que há algumas ofertas de empréstimo que estão disponíveis para pessoas negativadas. A melhor parte é que o cliente não precisa deixar um bem como garantia.

Dentre as instituições que oferecem essa possibilidade, destacam-se a Simplic, a FinanZero e a SuperSim. Lembrando que essas empresas também fazem uma análise antes de conceder o crédito a seus clientes.

Os empréstimos sem garantia possuem riscos? Quais são eles?

Um empréstimo sem garantia pode ser uma opção na hora de uma emergência porque possui vários benefícios. Mas há alguns riscos que precisam ser levados em consideração. Veja abaixo quais são eles:

Limites de crédito e prazos menores (com relação a outros empréstimos)

No empréstimo, o cliente pode solicitar uma certa quantia e fazer o pagamento de forma parcelada. Esses dados também mudam de acordo com a linha de crédito e a empresa.

O crédito sem garantia também fica um pouco atrás do empréstimo com garantia e do empréstimo consignado nessas horas. Afinal, nessas modalidades citadas, há a chance de pedir um valor mais alto.

Também há a possibilidade do tomador do empréstimo contar com um prazo de pagamento maior. Vale ressaltar que as taxas de juros podem variar conforme a quantidade de parcelas escolhida.

Taxas de juros maiores

Empréstimos sem garantia
Foto: Imagem de ijeab no Freepik

Na hora de contratar qualquer serviço financeiro, o cliente precisa estar atento às taxas de juros praticadas pela empresa que está oferecendo o produto.

Um dos pontos negativos dos empréstimos sem garantia é o fato das taxas de juros poderem ser maiores. Isso quando comparamos com as taxas do crédito com garantia e o crédito consignado.

Afinal, o risco de inadimplência aumenta por não ter uma garantia de pagamento. Por isso, uma recomendação é conferir os valores das taxas e das outras tarifas antes de assinar o seu contrato.

Ofertas disponíveis apenas para clientes

Há diversas opções de empréstimos sem garantia disponível no Brasil. Os bancos são algumas das instituições financeiras que oferecem tal serviço. Mas é preciso estudar bem a oferta.

Isso porque alguns desses bancos podem oferecer empréstimos apenas para clientes. Além disso, há os casos onde o cliente pode ter que esperar um tempo para ter acesso a uma oferta de crédito.

Dicas para quem deseja contratar um empréstimo sem garantia

Contratar um empréstimo pode ser uma boa opção para quem deseja aliviar suas finanças. As ofertas de crédito sem garantia se destacam por oferecer mais praticidade e rapidez.

Mas é preciso ter alguns cuidados no momento da contratação. Pensando na sua segurança, é recomendado procurar apenas por empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

Foto: crizzystudio/Adobe Stock

Outra dica é ficar longe de empresas que pedem um depósito adiantado para a liberação do crédito acontecer. Pesquisar sobre a reputação da empresa também pode ser útil.

Na hora de solicitar o serviço, veja todas as taxas de juros e tarifas cobradas pela empresa. Por fim, conferir o contrato de empréstimo também pode te ser uma boa pedida para evitar surpresas.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu empréstimo…