Financiamento de veículos com Score Baixo: Como aprovar

Quer saber como fazer um financiamento de veículo com Score baixo? Confira aqui dicas imperdíveis de como ter o crédito aprovado!

Como fazer a contratação de um financiamento de veículos mesmo com score baixo

Financiamento de veículos com Score Baixo
Veja aqui como fazer a contratação de um financiamento de veículos com Score Baixo (Foto: Imagem de senivpetro no Freepik)

Muitas pessoas sonham em ter um veículo e fazer um financiamento é uma saída para quem deseja comprar de forma parcelada. Mas é possível fazer um financiamento de veículos com score baixo?

Essa é um assunto que causa dúvidas em muitos brasileiros. Durante o processo de contratação desse serviço, muitos bancos fazem uma análise de crédito e essa pontuação é um dos critérios avaliados.

Isso significa que a aprovação de crédito poderá depender do score do cliente. Siga conosco e veja como conseguir uma aprovação na hora fazer um financiamento de veículos, mesmo com o score baixo.

O que é um financiamento de veículos?

Antes de saber como fazer um financiamento de veículos com score baixo, é preciso saber o que é essa modalidade de crédito.

O financiamento de veículos é indicado para quem deseja comprar um veículo, mas não quer comprar um veículo à vista.

Hoje, um dos tipos mais conhecidos de financiamento de veículos é o Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Mas há ainda o leasing e o consórcio.

A modalidade de crédito se parece com o empréstimo tradicional. No caso, a pessoa interessada na compra de um veículo escolhe um modelo e solicita uma certa quantia de dinheiro no banco. O valor pedido será usado somente para a aquisição do bem desejado.

Durante o processo de contratação, o cliente passará por uma análise de crédito. A liberação do crédito (normalmente, na conta do vendedor) será feita após a assinatura de contrato.

Na sequência, é só pagar as parcelas (com juros). O prazo irá depender da disponibilidade e da escolha do cliente. Esse processo pode mudar de acordo com o tipo de financiamento.

O que é score de crédito?

Bom, agora que você já entendeu o que é e como funciona um financiamento de veículos, está na hora de aprender o que é o score de crédito e como ele influencia na sua vida financeira.

O score de crédito é uma pontuação que pode mostrar o perfil financeiro de uma pessoa e é calculado pelos birôs de crédito que operam no Brasil (como Serasa, SPC e entre outros).

Uma coisa bastante comum é ver bancos e empresas usando esse score para avaliar o risco de oferecer crédito a uma pessoa. Essa avaliação acontece durante a análise de crédito.

Com relação à pontuação, ela vai de 1 a até 1.000 pontos. Mas é importante lembrar que o risco de inadimplência é dividido em níveis diferentes.

Confira abaixo como funciona a divisão do Serasa Score, por exemplo:

  • Entre 0 e 300 pontos = risco de inadimplência alto (score muito baixo);
  • Entre 301 e 500 pontos = risco de inadimplência médio (score baixo);
  • Score entre 501 e 700 pontos = risco de inadimplência baixo (score bom);
  • Entre 701 e 1.000 pontos = risco de inadimplência muito baixo (score excelente).

Em resumo, a pessoa terá um score maior se ela, por exemplo, pagar suas contas em dia e não possuir restrições em seu nome. Mas se ela tiver dívidas e estiver com o “nome sujo”, a pontuação será menor.

Como fazer a contratação de um financiamento de veículo com score baixo?

Muitas pessoas possuem o desejo de ter um veículo próprio para andar pela cidade ou para viajar com a família. No entanto, o score de crédito pode ser um obstáculo na hora de fazer um financiamento.

Afinal, os bancos consultam essa pontuação durante uma análise de crédito. Pessoas com uma pontuação menor que 501 pontos possuem um score baixo (segundo o Serasa Score), por exemplo.

Isso pode significar que será mais difícil conseguir a aprovação de crédito. Mesmo assim, é possível contratar um financiamento de veículos com score baixo.

Financiamento de veículos com Score Baixo
Foto: Gustavo Fring/Pexels.com

A seguir, confira algumas dicas de como contratar financiamento com score baixo:

Dar uma garantia

Primeiramente, dar uma garantia ao banco é uma opção bastante recomendada nesses casos e o pagamento do valor da entrada poderá ser essa forma de garantia.

Vários bancos permitem o pagamento de uma parte do valor do veículo à vista e parcelar o valor que sobrar.

Usar um veículo como entrada do pagamento

Há também instituições que permitem usar um veículo como entrada. Essa também é uma forma de contratar um financiamento de veículos com score baixo.

Esteja com as contas em dia

Outra opção é estar com as contas em dia. Também é recomendado que o cliente possua um bom relacionamento com a instituição financeira para conseguir fazer o financiamento.

Lembrando que não há um score médio necessário para contratar um financiamento de veículos. Entretanto, especialistas dizem que ter, ao menos, 700 pontos para um financiamento pode ser ideal.

Vale ressaltar ainda é que o score é apenas um dos fatores avaliados durante na análise de crédito. Isso significa que o risco do pedido de crédito ser negado ainda existe.

O que é necessário fazer para manter o score de crédito atual ou aumentá-lo?

Para não ter problemas na hora de fazer a contratação de um serviço bancário, é preciso ter score de crédito bom. No entanto, existem diversas formas de manter e aumentar essa pontuação. Duas delas são: pagar as contas em dia e não possuir dívidas.

Nesse último caso, a solução poderá ser a quitação das dívidas. Não fazer compras acima do seu orçamento também podem ajudar a não se endividar.

Foto: Mikhail Nilov/Pexels.com

Além disso, a organização e atualização dos dados nos birôs de crédito também podem ajudar nessas horas. Por fim, uma dica: o cliente pode aderir ao Cadastro Positivo.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando…