
Fazer um investimento pode ser ideal para quem deseja juntar dinheiro para atingir um objetivo. Hoje, o interessado em entrar nesse mundo pode encontrar várias opções de investimentos para iniciantes.
O Brasil conta com várias instituições que oferecem esse serviço de forma segura. Essas empresas oferecem vários tipos de investimentos, como a poupança, as LCI, as ações e entre outros.

Conheça o financiamento de veículos Rodobens

Todos eles podem ajudar a aumentar seu patrimônio e realizar todos os seus sonhos. Confira aqui no Creditável algumas opções de investimentos voltadas para quem ainda está começando a investir!
Quando fazer um investimento?
As pessoas começam a investir por várias razões. Muitos investidores sonham em juntar dinheiro para comprar um carro ou uma casa. Há ainda aqueles que pensam em planejar a aposentadoria.
Os investimentos também podem ser úteis para garantir a saúde financeira pessoal. Lembrando que Pessoas Jurídicas podem investir, ou seja, a modalidade pode ser útil para ajudar as finanças da empresa.
Hoje, é possível encontrar diversas instituições que oferecem esse serviço de forma segura (autorizadas pelo Banco Central do Brasil – BACEN). Da mesma forma, há várias opções de investimentos.
O fato de existirem opções mais acessíveis é algo positivo para quem busca por investimentos para iniciantes. Mas é preciso ter alguns cuidados na hora de contratar o serviço.
Para evitar problemas, é importante que o investidor estude mais sobre o tipo de investimento que está interessado e seus riscos. Na internet, é possível encontrar vários conteúdos sobre o assunto.
Fazer um planejamento, antes de fazer a abertura de conta em uma instituição, também pode ser uma boa ideia. Além disso, é preciso ter cuidado com empresas que não são autorizadas pelo BACEN.
Melhores opções de investimentos para iniciantes
O mercado conta com diversas opções de investimentos para iniciantes. Pensando nisso, o Creditável traz uma lista com alguns tipos de investimentos que podem ser ideais para quem está começando:
1. Ações

Você sabe o que é uma ação de uma empresa? Ao investir em uma ação, o investidor estará se tornando dono de uma parte da companhia. Investir em ações pode ser uma alternativa por vários motivos.
Destaque para a possibilidade de contar com rentabilidade e liquidez maiores. Além disso, o cliente possui a praticidade de escolher dentre as várias corretoras de valores disponíveis no mercado.
Mas há alguns pontos negativos, como o fato de ser considerada uma operação de alto risco. A volatilidade e o cenário econômico também podem interferir.
2. Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) também podem ser uma opção de investimento para iniciantes, visto que também pode ser usada por quem deseja que seu dinheiro renda mais.
No CDB, o cliente irá “emprestar” dinheiro a um banco. Depois, a instituição devolverá o mesmo valor, só que com o acréscimo dos juros. Aqui, é possível contar com títulos que rendem mais de 100% do CDI.
Além disso, a pessoa pode escolher entre CDB prefixado, pós-fixado ou híbrido. Há ainda a garantia oferecida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Entretanto, há pontos que deixam a desejar.
No CDB, uma parte do valor irá para o Imposto de Renda. Além disso, o investidor só poderá pegar o valor do CDB na data de vencimento. Essa é uma operação sujeita a cobrança da taxa de administração.
3. Tesouro Direto

Do mesmo modo, o Tesouro Direto também pode ser uma opção para quem deseja começar a investir em investimentos de renda fixa. A diferença para o CDB é que o interessado irá adquirir títulos públicos.
No caso, a pessoa, ao comprar esses títulos públicos, estará emprestando dinheiro ao governo. Depois, quando o prazo do contrato acabar, ela recebe o valor emprestado e o valor correspondente aos juros.
Vale lembrar que há vários tipos de Tesouro Direto e essa pode ser uma opção para quem busca segurança. Destaque ainda para o fato do cliente poder iniciar com um valor baixo.
Há ainda a liquidez diária. Mas é preciso lembrar que os rendimentos podem ser menores por conta do Imposto de Renda. Já a rentabilidade pode sofrer por conta dos Riscos de Mercado.
4. Fundos de Investimento Imobiliário (FII)

A pessoa que está iniciando a investir o seu dinheiro também pode optar pelos Fundos de Investimento Imobiliário. Nessa modalidade, vários investidores se unem para investir em ativos imobiliários.
Também conhecido como FII, o fundo conta com vários tipos diferentes (como Fundos de Tijolo, Fundos de Papel e entre outros). Aqui, há um gestor para fazer a administração das cotas e investir.

Conheça o empréstimo EasyCrédito

Os investidores podem encontrar várias vantagens, como a possibilidade de fazer o investimento em Letras de Crédito Imobiliário (LCI). Aqui o interessado pode começar a investir com valores menores.
Isso faz com que a opção entre para essa lista com investimentos para iniciantes. Por outro lado, a possibilidade de desvalorização está entre as principais desvantagens.
5. Poupança

Por fim, a poupança, que é bastante conhecida entre os brasileiros, também está entre os melhores tipos de investimentos para iniciantes. Essa opção se destaca por ser uma operação mais simples.
Oferecida por diversas instituições financeiras, a poupança é considerada um investimento de renda fixa. Aqui, o cliente irá abrir uma conta poupança e depositar dinheiro nela.
Com o tempo, serão acrescidos, a esse valor, os juros. Vale lembrar que esse rendimento pode variar de acordo com a Taxa Selic e a Taxa Referencial. Uma vantagem da poupança é que não há taxas ou tarifas.
Além disso, essa é uma operação segura e a liquidez é diária. Mas há alguns pontos negativos também, como a rentabilidade reduzida. Aqui, a rentabilidade pode ser prejudicada pela inflação.