O que é um empréstimo pessoal e como ele funciona?

Afinal de contas, o que é um empréstimo pessoal? Saiba aqui como ele funciona, taxas de juros cobradas, regras e muito mais!

O empréstimo pessoal pode ser a solução para a sua vida financeira. Você pode utilizar o crédito disponível para fazer a viagem dos sonhos, comprar o que precisa ou até mesmo pagar aquela dívida que está lhe causando dores de cabeça. Mas afinal de contas, o que é um empréstimo pessoal? Saiba a seguir o que é e como funciona esta modalidade de crédito!

O que é um empréstimo pessoal
O que é um empréstimo pessoal e como ele funciona? (Imagem: Divulgação)

O que é um empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é um dinheiro concedido por um banco ou instituição financeira para que as pessoas possam utilizar da forma que precisam. Ou seja, não é necessário informar qual vai ser o destino do dinheiro solicitado.

Em troca do dinheiro emprestado, a instituição cobra juros mensais. O valor desse juros depende de vários fatores, como por exemplo, o valor solicitado, quantidade de parcelas e análise do perfil do interessado.

No geral, essa é uma das modalidades de crédito mais conhecida e mais solicitada pelas pessoas que precisam de dinheiro de forma rápida, já que muitos bancos liberam o valor solicitado na mesma hora ou no dia seguinte após a aprovação.

A principal vantagem do crédito pessoal é a facilidade na qual é feita. Já a desvantagem é a taxa de juros, que é considerada alta, se comparada à de outras modalidades disponíveis no mercado.

Como funciona o empréstimo pessoal?

Nesta modalidade de empréstimo, a instituição financeira empresta o dinheiro e em troca cobra juros mensais sob as parcelas. Ao contrário de outras opções de crédito, no empréstimo pessoal não é necessário informar qual o destino da quantia solicitada.

Sendo assim, basta apenas solicitar o empréstimo pessoal em um banco e negociar as obrigações contratuais como valor de interesse, quantidade de parcelas e percentuais de juros.

Após o envio da solicitação, a instituição financeira irá analisar os dados e informar posteriormente se o empréstimo foi ou não aprovado. Caso aprovado, basta apenas assinar o contrato e usufruir do dinheiro que será liberado no mesmo dia na conta cadastrada.

Valor máximo liberado por esta modalidade de empréstimo

Muitas pessoas têm dúvidas sobre qual o valor máximo liberado por um empréstimo pessoal. O valor disponível varia de banco para banco. Além disso, também leva em consideração vários fatores como análise do perfil, quantidade de parcelas disponíveis e entre outros.

Muitas instituições financeiras costumam liberar um valor pré-aprovado, que fica sempre disponível para que a pessoa possa utilizar quando precisa. Caso você queira um valor maior, basta apenas entrar em contato e fazer a solicitação.

No geral, o valor disponibilizado será baseado nas informações concedidas pelo cliente na hora da simulação ou solicitação.

No empréstimo pessoal do banco Itaú, por exemplo, é liberado um valor máximo de R$ 20 mil reais. A primeira parcela só será paga após 90 dias e o parcelamento pode ser feito em até 72 vezes.

Taxas de juros cobradas pelo empréstimo pessoal

As taxas de juros do empréstimo pessoal são consideradas altas, se comparadas às do empréstimo consignado, por exemplo. Isso acontece porque os bancos não costumam ter uma garantia de que o empréstimo será mesmo quitado pelos solicitantes.

Geralmente, as taxas que os grandes bancos praticam variam entre 4% a 6% ao mês. No ano, essa porcentagem fica bem alta. Por isso, é de suma importância avaliar bem qual instituição financeira você irá escolher para solicitar o crédito pessoal.

Regras de solicitação do empréstimo pessoal

Agora que você já sabe o que é um empréstimo pessoal, chegou o momento de saber o que é preciso para solicita-lo, não é mesmo?! Basicamente, você irá precisar ter documentos pessoais válidos, como por exemplo RG e CPF, comprovante de renda e de residência.

Além disso, você precisa ser maior de 18 anos e residir no Brasil para contratar o crédito pessoal.

No geral, qualquer tipo de profissional pode solicitar esta modalidade de crédito — desde um trabalhador autônomo até servidores do poder público ou colaboradores na iniciativa privada.

Vale lembrar que algumas instituições podem solicitar garantia, como um imóvel ou carro. Lembrando também que casa uma dessas instituições possuem limites, condições e prazos de pagamento diferentes. Sendo assim, procure bem por informações antes de assinar qualquer contrato.

Negativados podem solicitar o empréstimo pessoal?

Essa é uma das principais dúvidas daqueles que desejam contratar o empréstimo pessoal. Como muitas instituições financeiras disponibilizam esse crédito, as regras podem variar bastante. Há aquelas que aprovam o crédito para negativados, como o empréstimo online Super Sim. Mas há também outras que preferem não arriscar e não disponibilizam o valor solicitado por ele.

Mas no geral, saiba que se você estiver com o nome sujo no SPC ou Serasa, ainda há possibilidades de conseguir ter o empréstimo pessoal aprovado, já que esse não é o único critério avaliado pelas instituições financeiras.

Como solicitar um empréstimo pessoal?

Você pode solicitar o empréstimo pessoal de forma online e presencial. Isso irá depender da forma que é utilizada pelo banco ou financeira que disponibiliza essa modalidade de empréstimo.

No empréstimo pessoal banco Bradesco, por exemplo, a solicitação pode ser feita de forma 100% online, o que facilita a vida de quem não quer enfrentar grandes filas nas agências.

Mas ainda há muitas outra opções, com formas de solicitações diferentes, pagamentos e valores. Entre em contato com o banco de interesse e procure por informações referentes as formas de solicitação disponíveis!

Layne Bispo
Escrito por

Layne Bispo

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu empréstimo…