Renegociação de empréstimos: dicas para reduzir suas taxas

Confira aqui no Creditável algumas dicas para conseguir taxas mais competitivas ao fazer a renegociação de empréstimos!

Fazer a renegociação de empréstimos pode ser uma solução para quem já tem um empréstimo e precisa dar um alívio nas finanças. Uma das vantagens é a chance de conseguir taxas reduzidas. Mas é preciso negociar bem. Veja aqui algumas dicas para ter taxas menores ao fazer a renegociação de empréstimos!

Renegociação de empréstimos
Ao renegociar um empréstimo, você pode conseguir diversas vantagens (Foto: Imagem de Drazen Zigic no Freepik)

O que é a renegociação de empréstimos?

A pessoa que precisa de dinheiro para pagar dívidas ou para fazer uma compra importante pode encontrar no mercado vários tipos de empréstimos (crédito pessoal, crédito com garantia e entre outros).

No caso, o interessado só precisa pesquisar as ofertas disponíveis e fazer a solicitação. As condições podem variar de empresa para empresa. Depois, é só pagar as mensalidades (com juros) corretamente.

Mas alguns imprevistos podem acontecer durante o tempo de contrato e os mesmos podem fazer com que a pessoa não consiga pagar as parcelas. Realizar a renegociação do empréstimo pode ser uma saída.

Essa é uma solução oferecida por várias empresas para quem deseja dar um alívio em suas finanças. Aqui, a pessoa que já tem um empréstimo estará negociando novas condições do contrato atual.

Isso significa que a pessoa pode mudar as condições acertadas durante o processo de contratação do serviço e se planejar de acordo com esse “novo contrato”.

Com a renegociação de empréstimos, o cliente pode conseguir parcelas mais acessíveis e entre outras vantagens. Mas é preciso ter cuidado para não gerar novas dívidas e ficar com o “nome sujo”.

Como renegociar um empréstimo?

Uma pessoa pode renegociar seu empréstimo para conseguir condições de pagamento mais favoráveis e melhorar a sua “saúde financeira”. Várias empresas oferecem essa possibilidade a seus clientes.

Foto: Imagem de Freepik

Para fazer a renegociação, é preciso, primeiramente, entrar em contato com a instituição usada para contratar o empréstimo (via telefone, e-mail ou qualquer outro canal) ou ir até uma agência física.

Depois, é só fazer a negociação e começar a pagar pelo novo contrato. Aqui, é preciso estar atento a todos os detalhes (taxas de juros praticadas, valores das parcelas e entre outros) para não ter problemas.

Dicas para renegociar um empréstimo e conseguir taxas de juros mais atrativas

Realizar a renegociação de empréstimos pode trazer algumas vantagens para o cliente. Uma delas é a possibilidade de conseguir taxas de juros menores e, com isso, tornar o empréstimo mais econômico.

Mas é preciso prestar atenção em alguns detalhes na hora de negociar as novas condições e conseguir essa redução das taxas. Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar nesse momento:

Negocie o valor das taxas com a instituição

Renegociação de empréstimos
Foto: vegefox.com/Adobe Stock

Para renegociar um empréstimo, o interessado precisa conversar com um especialista da mesma empresa onde ele contratou o serviço. No caso, o cliente e esse profissional irão falar sobre as novas condições.

Essa pode ser uma chance para dizer qual é a taxa de juros ideal e ver o que a empresa pode te oferecer. Aqui, é importante saber o valor do saldo devedor e estar atento aos novos valores das parcelas.

Escolha prazos de pagamento maiores

Foto: Imagem de rawpixel.com no Freepik

Uma das vantagens de um empréstimo é que o cliente pode fazer o pagamento de forma parcelada. Ao fazer a renegociação dessa linha de crédito, essa pessoa pode conseguir prazos maiores que o original.

Com isso, as taxas de juros podem seguir o caminho contrário e se tornarem mais competitvas. Isso significa que optar por um prazo de pagamento maior pode ser ideal para conseguir ter taxas menores.

Além disso, as parcelas podem ficar com valores menores. Mas é preciso se organizar financeiramente e pensar se deseja alongar essa dívida por muito tempo.

Refinanciamento de dívidas

Foto: crizzystudio/Adobe Stock

Deseja contar com taxas de juros menores? Se você já fez o pagamento de uma parte de seu empréstimo, escolher o refinanciamento de dívidas também pode ser uma opção.

Aqui, o devedor estará trocando o empréstimo atual por um novo (com novas condições). Com esse serviço, é possível conseguir, além de taxas mais atrativas, parcelas reduzidas.

A portabilidade de crédito pode ser uma opção para quem deseja contar com taxas de juros menores?

Já ouviu falar em portabilidade de crédito? Esse é um serviço financeiro que permite que qualquer pessoa transfira o seu empréstimo (ou financiamento) para outra instituição financeira.

A solução está disponível em várias empresas e é recomendada para quem deseja contar com condições mais favoráveis. Fazer a portabilidade até pode ser útil para quem deseja encontrar taxas menores.

No entanto, é preciso estudar bem as ofertas disponíveis e comparar com as condições oferecidas pelo banco onde está o seu contrato. Além disso, é preciso saber se a instituição é confiável.

Posso fazer a renegociação de um empréstimo consignado?

empréstimo consignado é solução voltada para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos (municipais, estaduais e federais) e militares. Aqui, há algumas diferenças para o crédito pessoal.

Destaque para o fato do valor das parcelas ser descontado do benefício/folha de pagamento do cliente. As pessoas que optarem por essa linha de crédito também podem fazer a renegociação de empréstimo.

Renegociação de empréstimos
Foto: Imagem de Drazen Zigic no Freepik

Para realizar essa ação, o cliente também só precisa falar com o banco ou com a financeira onde o empréstimo foi feito. Aqui, uma das vantagens é a chance de ficar com uma margem consignável maior.

Isso porque os valores das parcelas podem ficar menores. No entanto, é preciso ter alguns cuidados. O cliente precisa, por exemplo, ter feito o pagamento de uma parte do contrato.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu empréstimo…