Carregando... Por favor, aguarde!

Cartão de Crédito para menores: quais as idades permitidas e as opções disponíveis?

Quer conhecer opções de cartão de crédito para menores e saber quais as idades permitidas? Então, confira aqui tudo isso e mais!

Você quer saber se é possível solicitar um cartão de crédito para menores? Então, saiba que escrevemos este artigo para tirar essa dúvida e te explicar um pouco mais sobre o assunto. Confira abaixo opções de cartão de crédito para menores, informações sobre a idade mínima e mais!

Cartão de crédito para menores (Imagem: Pavel Danilyuk/Pexels)

É possível solicitar cartão de crédito para menores?

O uso de cartão de crédito já faz parte da vida financeira de muitos brasileiros e essa tendência também está crescendo entre os mais jovens. 

Seja para aprender sobre responsabilidade financeira ou para ter maior autonomia, muitos pais estão buscando alternativas de cartão de crédito para menores de idade. O que leva muita gente a se perguntar se é possível pedir um cartão de crédito para menores.

Oficialmente, os menores de 18 anos não podem ter um cartão de crédito em seu nome, a não ser que sejam emancipados.

Apesar disso, existem alternativas que permitem que eles utilizem o crédito de forma segura e monitorada. 

Geralmente, essas opções estão vinculadas à conta de um responsável, que mantém o controle das transações e do limite de crédito.

Mais especificamente, algumas instituições financeiras permitem que jovens tenham um cartão de crédito adicional, vinculado ao cartão principal de um responsável que seja maior de idade.

Opções de cartão de crédito para menores

Embora os menores de idade não possam ter um cartão de crédito em seu nome, algumas instituições financeiras oferecem opções que permitem a solicitação de um cartão adicional.

Quer saber quais são eles? Então, confira abaixo diversas opções de cartão de crédito para menores que podem ser vinculados ao CPF de um adulto:

1. Cartão Santander Free

O cartão Santander Free é uma das opções populares, que permite a adição de dependentes a partir dos 12 anos

O cartão adicional tem as mesmas funcionalidades do principal e os gastos são cobrados na mesma fatura.

Além disso, este cartão se destaca por ter anuidade zero, desde que o cliente gaste pelo menos R$ 100,00 por mês.

Por fim, ele pode oferecer benefícios como descontos em lojas parceiras, cobertura internacional e cashback através do programa de pontos Esfera.

2. Cartão Itaú Click

O Cartão Itaú Click também oferece a possibilidade de incluir dependentes, a partir dos 12 anos, sendo uma ótima opção para quem deseja dar mais autonomia aos jovens. 

Com anuidade zero, ele conta com a bandeira Visa ou Mastercard, podendo oferecer benefícios como seguro de viagem e proteção de compras, o que pode ser útil para famílias que viajam com frequência.

Além disso, ele também pode dar descontos no cinema e cashback para as compras no Itaú Shop.

3. Cartão PicPay

O cartão de crédito PicPay também pode ser uma ótima alternativa para os jovens, já que está integrado a uma plataforma digital de pagamentos.

Com ele, crianças a partir de 10 anos podem ter acesso ao crédito de forma controlada, quando o responsável solicita um cartão adicional. 

Além disso, o PicPay oferece a possibilidade de ganhar cashback nas compras no PicPay Shop e cobertura internacional.

4. Cartão Nubank

O famoso roxinho do Nubank também permite que as crianças a partir de 10 anos usem um cartão adicional vinculado à conta de um responsável. 

Com anuidade zero e fácil controle via aplicativo, o Nubank pode ser uma excelente opção para jovens que estão começando a lidar com o crédito.

Além disso, o titular do cartão principal pode acompanhar todas as transações do dependente em tempo real, usando o aplicativo.

5. Cartão Banco PAN

Por sua vez, o cartão Banco PAN é uma alternativa que também permite a inclusão de dependentes a partir dos 16 anos

Além de ser um cartão acessível, o Banco PAN oferece uma série de benefícios, como descontos em parceiros e zero anuidade.

Por fim, os pais também podem gerenciar os gastos dos dependentes diretamente pelo app.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas