Carregando... Por favor, aguarde!

Empréstimo com desconto em folha: tipos, regras e como solicitar

Quer saber como funciona o empréstimo com desconto em folha? Então, confira aqui mais informações sobre essa modalidade de crédito.

O empréstimo com desconto em folha pode ser uma ótima opção, pois costuma oferecer prazos mais longos e taxas mais baixas do que os empréstimos tradicionais. Confira abaixo mais informações sobre os tipos, regras e como solicitar.

Empréstimo com desconto em folha (Imagem: Geoffrey Crofte/Unsplash)

O que é o empréstimo com desconto em folha?

O empréstimo com desconto em folha, também conhecido como empréstimo consignado, é uma modalidade de crédito amplamente utilizada no Brasil. 

Ele oferece uma forma prática e acessível de obter recursos financeiros para um público específico. 

O principal diferencial desse tipo de empréstimo é o desconto automático das parcelas diretamente do salário ou benefício.

Isso reduz o risco de inadimplência e, assim, permite que as instituições ofereçam juros mais baixos e prazos de pagamento mais longos do que em outras modalidades de empréstimo.

Tipos de empréstimo com desconto em folha

Existem diferentes categorias de empréstimo com desconto em folha, dependendo do perfil do solicitante. Sendo assim, este empréstimo pode estar disponível para:

  • Aposentados e pensionistas do INSS;
  • Funcionários públicos municipais, estaduais e federais;
  • Militares;
  • Trabalhadores com carteira assinada cujos empregadores tenham convênio com as instituições financeiras.

Porém, vale a pena destacar que em todos esses tipos, o desconto é feito automaticamente do salário ou benefício.

Regras para contratação do empréstimo com desconto em folha

Para garantir que o consignado seja uma opção segura tanto para os clientes, quanto para as instituições financeiras, ele possui algumas regras. Confira abaixo quais são elas:

Limite de comprometimento da renda

A legislação brasileira estabelece um limite máximo de comprometimento da renda ou do benefício para o pagamento de parcelas do empréstimo consignado. 

O percentual pode variar, mas em geral, 35% da renda líquida mensal pode ser comprometida com as parcelas do empréstimo e mais 5% podem ser destinados a um cartão de crédito consignado.

Taxas de juros controladas

Além disso, as taxas de juros do empréstimo consignado são limitadas por normas do Banco Central. 

Para aposentados e pensionistas do INSS, por exemplo, as taxas são fixadas em patamares mais baixos do que os praticados em outras modalidades de crédito, como o crédito pessoal tradicional.

Prazos e número de parcelas

Os prazos para pagamento do consignado podem variar de acordo com a instituição financeira, mas geralmente são bastante amplos.

Geralmente, eles podem chegar até 84 meses para aposentados e pensionistas do INSS ou então 96 meses para servidores públicos.

Como solicitar um empréstimo com desconto em folha

Solicitar um empréstimo com desconto em folha é um processo relativamente simples e descomplicado. Confira abaixo os principais passos:

1. Escolha a instituição financeira 

O primeiro passo é pesquisar as instituições financeiras que oferecem essa modalidade de crédito. 

Diversos bancos e financeiras trabalham com consignado e as condições de pagamento, taxas de juros e prazos podem variar de uma instituição para outra. Por isso, vale a pena comparar ofertas para encontrar a melhor opção.

2. Faça uma simulação

Hoje em dia, muitos bancos e instituições financeiras permitem que você faça uma simulação 100% online antes da contratação de um empréstimo.

Sendo assim, através dela, será possível conferir todos os detalhes do contrato, incluindo as taxas de juros, valor das mensalidades, número de parcelas etc.

Ao fazer isso, você tem a chance de avaliar com calma se o empréstimo realmente cabe no seu bolso e não terá um impacto negativo em seu orçamento.

3. Apresente a documentação necessária

Após escolher a instituição, você então poderá fazer a contratação de forma presencial ou online. 

Sendo assim, será necessário apresentar alguns documentos para análise. Geralmente, são solicitados documentos pessoais (como RG e CPF), além de comprovante de residência e de rendimentos. 

Além disso, em alguns casos, também pode ser exigida a autorização do órgão empregador ou do INSS para realizar o desconto na folha.

4. Assine o contrato e aguarde o crédito

Com a documentação aprovada, o contrato será elaborado e você então deverá assiná-lo. 

A partir daí, o valor do empréstimo será liberado em sua conta bancária em poucos dias. Além disso, as parcelas começarão a ser descontadas diretamente do seu salário ou benefício no mês seguinte.

Daniele Freitas
Escrito por

Daniele Freitas