Devolução de dinheiro no cartão de crédito: Como funciona?

Deseja fazer a devolução de dinheiro no cartão de crédito, mas não sabe como solicitar? Confira aqui mais detalhes sobre o assunto!

Pedir a devolução de dinheiro no cartão de crédito pode ser a solução em algumas situações, como nos casos de cobranças indevidas. Esse é um processo que pode ser burocrático e o cliente precisa estar atento a alguns detalhes. Confira aqui como funciona a devolução de dinheiro no cartão de crédito!

devolução de dinheiro no cartão de crédito
Recebeu uma cobrança indevida no cartão? Confira aqui como funciona a devolução de dinheiro no cartão de crédito (Foto: Imagem de Drazen Zigic no Freepik)

O que é e como funciona o estorno?

O cartão de crédito é um meio de pagamento bastante usado na hora das compras. Com essa ferramenta, é possível fazer compras parceladas e aproveitar as vantagens oferecidas pelo banco emissor.

No entanto, alguns imprevistos podem acontecer. O dono do cartão pode, por exemplo, receber uma cobrança indevida. Há casos também onde essa pessoa compra algo e desiste por algum motivo.

Uma solução para esses problemas é pedir um estorno, que é um mecanismo que possibilita o retorno do dinheiro que foi cobrado indevidamente durante uma transação financeira.

O cliente interessado na devolução dos valores pode receber o valor de maneiras diferentes. No caso, o estorno pode ser feito em forma de crédito na fatura do cartão, por exemplo.

Ainda é possível que a devolução seja feita em dinheiro. O processo de solicitação pode variar de acordo com o estabelecimento. Agora, o tempo para o estorno acontecer pode ser de 24 horas.

Mas há casos onde o tempo de espera pode ser maior. Lembrando que a devolução de dinheiro no cartão de crédito é um direito que todos os consumidores possuem.

O que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC)?

Você sabe o que o é Código de Defesa do Consumidor (CDC)? Esse código estabelece todas as normas que visam defender e proteger os consumidores.

Com relação ao estorno, o artigo 49 do CDC diz que os clientes podem cancelar uma compra (feita via telefone, a domicílio ou de qualquer outra forma fora do estabelecimento comercial) em até 7 dias.

Foto: Imagem de gpointstudio no Freepik

No caso, esses dias são contados a partir do recebimento do produto ou assinatura do contrato. Por isso, é preciso prestar atenção na hora de fazer sua solicitação.

Já em casos de compras feitas em estabelecimentos comerciais e na loja, o CDC diz que não existe uma disposição legal que regulamente tal ocasião ou que faça com que o vendedor realize a devolução.

Como pedir a devolução de dinheiro no cartão de crédito?

Deseja fazer a solicitação da devolução de dinheiro no cartão de crédito? O processo de pedido de estorno pode variar de acordo com a empresa, ou seja, existem diversas formas de fazer a solicitação.

Mas, normalmente, o interessado pode entrar em contato com a loja e explicar o motivo da realização do estorno. Depois, o estabelecimento pode fazer uma avaliação da situação do cliente.

Foto: Supachai/Adobe Stock

A empresa da maquininha do cartão utilizada e a operadora do cartão serão avisadas sobre o problema e sobre a confirmação do cancelamento da compra.

Já a administradora do cartão pode ser procurada caso a solicitação seja negada. Como foi dito acima, o tempo para o estorno acontecer varia de acordo com a loja em que a compra foi feita e a situação.

Casos onde o cliente pode fazer a solicitação do estorno

A devolução de dinheiro no cartão de crédito pode ser solicitada pelo consumidor em alguns casos. Confira abaixo quais são essas situações:

  • Desistência de compra;
  • Cancelamento da compra;
  • Erros no boleto de cobrança;
  • Cobranças indevidas.

Documentos necessários para pedir o estorno

Uma dúvida que muitos clientes podem ter é com relação aos documentos que podem ajudar na realização da devolução de dinheiro no cartão de crédito.

Para a realização do estorno, o cliente pode enviar, por exemplo, faturas do cartão, a nota fiscal ou o próprio recibo da compra. Tudo isso para justificar o pedido de devolução dos valores para a loja.

Dicas para pedir a devolução de dinheiro no cartão de crédito

Como foi dito acima, pedir a devolução de dinheiro no cartão de crédito é um direito que muitas pessoas possuem. No entanto, é preciso ter bastante atenção na hora de fazer a realização do estorno.

Uma dica é conferir, primeiramente, os casos em que essa devolução é permitida e o que a lei diz sobre o assunto. Também é importante saber as regras da loja e como a mesma irá fazer a devolução do valor.

Outra recomendação é sempre guardar as notas fiscais e recibos após as compras, visto que elas podem ser úteis. Por fim, anote os protocolos de atendimento (ainda mais em negociações via telefone).

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu cartão…