O que acontece se não pagar o empréstimo? Veja o que precisa ser feito

Confira aqui o que acontece se não pagar o empréstimo corretamente. Veja ainda o que fazer para pagar suas dívidas!

Você sabe o que acontece se não pagar o empréstimo da forma correta? Assim como em outros serviços financeiros, as pessoas precisam estar com as parcelas dessa modalidade de crédito em dia para evitar multas e outros problemas. Confira aqui o que acontece se não pagar o empréstimo e como resolver!

o que acontece se não pagar o empréstimo
Fazer o pagamento das parcelas do seu empréstimo é bastante importante para evitar eventuais problemas (Foto: Imagem de wayhomestudio no Freepik)

Como funciona o processo de contratação de um empréstimo?

Fazer um empréstimo pode ser útil para quem precisa de um dinheiro extra. No Brasil, diversas empresas (bancos, financeiras e entre outras) oferecem esse serviço e o processo de contratação pode ser simples.

Aqui, o interessado precisa procurar pela oferta que mais lhe agrada, fazer uma simulação e enviar sua proposta. Dependendo do caso, esse processo pode acontecer de forma presencial ou online.

Nesse mesmo processo, o interessado escolherá o valor desejado e o prazo de pagamento. Tanto os valores permitidos quanto a quantidade de parcelas podem variar de empresa para empresa.

Depois, a instituição irá realizar as análises de cadastro e de crédito. No caso dos empréstimos com garantia, podem existir, ainda, outras etapas (avaliação do imóvel, vistoria do veículo e entre outras).

Se o cadastro for aprovado, o cliente precisará assinar o contrato antes de receber o dinheiro. Ao contrário do que acontece no financiamento, é possível usar o crédito do empréstimo do jeito que quiser.

O que acontece se não pagar o empréstimo na data correta ou se as parcelas atrasadas acumularem?

O tomador do empréstimo pode fazer o pagamento do valor solicitado de forma parcelada. Como foi dito acima, o número de prestações mensais pode ser acertado com a instituição escolhida pelo devedor.

Também será preciso definir a data de vencimento das parcelas. Mas o que acontece se não pagar o empréstimo da forma certa? Esse é um ponto que a pessoa que contratou o serviço precisa estar atento.

Isso porque o não pagamento das parcelas na data correta ou o atraso das parcelas podem se transformar em alguns problemas, a um curto prazo. Confira abaixo algumas das consequências:

Juros e multas

o que acontece se não pagar o empréstimo
Foto: Jo Panuwat D/Adobe Stock

Não pagar o empréstimo da forma correta pode trazer alguns problemas, como o aumento do valor que precisa ser pago. Isso acontece porque, com o passar do tempo, há a chance dos juros acumularem.

A instituição pode fazer a cobrança de juros de mora (também conhecidos como juros moratórios) sobre o valor que ainda não foi pago e o tempo que o pagamento está em atraso, por exemplo.

Claro, essa nova tarifa não interfere nas taxas de juros do empréstimo. Além disso, as multas por atraso também podem ser outros fatores que podem fazer a sua dívida crescer.

Redução do score de crédito e “nome sujo”

Foto: Elnur/Adobe Stock

Você sabe o que é score de crédito? Essa pontuação pode mostrar o perfil financeiro das pessoas e é calculada por birôs de crédito. O não pagamento de um empréstimo pode interferir nessa pontuação.

Afinal, um dos pontos que podem ser considerados na hora de fazer o cálculo do score é o pagamento correto de dívidas. Com isso, se a pessoa não fizer o pagamento na data correta, a pontuação irá cair.

Lembrando que o score de crédito é uma das informações do cliente que são verificadas durante a análise de crédito. Isso significa que é importante que ele seja bom/excelente.

Além disso, não pagar um empréstimo da forma correta pode fazer com que você fique com o seu “nome sujo”. No caso, isso acontece quando a instituição informa os birôs de crédito sobre a dívida.

Dificuldade de contratar novos serviços

Foto: Imagem de Drazen Zigic no Freepik

O cliente que deixar suas parcelas atrasarem pode ficar com o “nome sujo” e com um score de crédito mais baixo. Esses podem ser alguns obstáculos na hora de contratar outra linha de crédito.

Hoje, muitas empresas fazem uma análise de crédito para conferir o histórico financeiro do cliente. Portanto, o devedor precisa ter o “nome limpo” e, pelo menos, um bom score de crédito.

Contato de empresas de cobrança

Foto: Imagem de pch.vector no Freepik

Não cumprir com o pagamento das prestações de um empréstimo pode fazer, também, com que algumas empresas de cobrança entrem em contato com o devedor (via e-mail, telefone ou outro meio).

Isso acontecerá até essa pessoa regularizar a situação. Um “atributo” aqui é que as pessoas podem conseguir melhores condições de pagamento durante a negociação.

O caso pode parar na justiça?

o que acontece se não pagar o empréstimo
Foto: Sora Shimazaki/Pexels.com

O não pagamento de um empréstimo, por parte do tomador, pode virar caso de justiça? A resposta é sim! Isso porque a empresa que fez a concessão do crédito pode registrar um protesto em cartório.

Já em casos mais extremos, o credor pode entrar com uma ação judicial contra o devedor. Isso pode fazer com que o cliente tenha seus bens confiscados e gastos com alguns custos, por exemplo.

Empréstimo com garantia: o que pode acontecer se eu não pagar ou se houver atraso no pagamento das parcelas?

Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que acontece se não pagar o empréstimo com garantia contratado. Essa é uma linha de crédito um pouco diferente do empréstimo pessoal tradicional.

Aqui, o cliente também pode usar o dinheiro da forma que quiser. Mas é preciso deixar um bem como garantia de pagamento. Nessa modalidade, também é preciso pagar as parcelas corretamente.

Caso contrário, o nome da pessoa que contratou o serviço poderá ficar negativado. Além disso, existe a chance, em casos extremos de inadimplência, da instituição tomar o bem colocado em garantia.

Algumas parcelas do meu empréstimo atrasaram. O que devo fazer?

A pessoa que está com uma ou mais parcelas de seu empréstimo em atraso não precisa se preocupar. Isso porque os devedores podem, por exemplo, realizar a renegociação de empréstimos.

Esse é um serviço oferecido por várias empresas. Com essa facilidade, é possível conseguir um novo prazo de pagamento e entre outras vantagens. Veja aqui mais detalhes sobre o assunto.

O que fazer para não atrasar as parcelas?

Contratou um empréstimo e não quer ver as dívidas com o mesmo se acumularem? Existem algumas ações que podem ser colocadas em prática para evitar o atraso no pagamento das mensalidades.

o que acontece se não pagar o empréstimo
Foto: BritCats Studio/Adobe Stock

O devedor pode, por exemplo, organizar todos os seus gastos e deixar um valor separado para ser usado apenas no pagamento das parcelas. Outra dica é criar um alerta no seu celular ou computador.

Isso pode ser útil para lembrar que a data de pagamento está próxima. Por fim, colocar o pagamento do empréstimo no débito automático (se possível) também pode ser uma boa opção.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu empréstimo…