Quanto tempo demora para os empréstimos caírem na conta? Entenda os prazos

O tempo para o empréstimo cair na conta do cliente é um ponto que deixa muitas pessoas com dúvidas. Confira aqui mais detalhes!

Possui dúvidas quanto ao tempo para o empréstimo cair na conta? Esse prazo pode variar de acordo com diversos fatores. Mas é preciso entender mais sobre o processo de solicitação desse serviço também. Confira aqui o que pode influenciar no tempo para o empréstimo cair na conta de uma pessoa!

tempo para o empréstimo cair na conta
O prazo para uma empresa depositar o crédito solicitado pode variar de acordo com diversos fatores (Foto: Pormezz/Adobe Stock)

Como funciona o processo de solicitação de um empréstimo?

O empréstimo é uma modalidade de crédito que pode ser útil para quem precisa de um dinheiro extra para pagar uma dívida, para fazer uma compra importante ou para qualquer outra finalidade.

Para contratar uma das linhas de crédito existentes no Brasil, o interessado precisa ir até uma agência física da instituição que oferece o serviço ou usar a internet (pelo site da empresa ou pelo aplicativo).

Na sequência, serão feitas as análises de cadastro e de crédito. Essas são duas etapas importantes do processo de contratação de um empréstimo e podem influenciar no tempo para o crédito ser depositado.

Dependendo do caso, podem ser verificados, durante essas análises, o cadastro do cliente, a renda mensal, se a pessoa possui alguma restrição de crédito, o Cadastro Positivo e entre outras informações.

Tudo isso é feito para conhecer mais sobre o perfil financeiro do cliente e avaliar o risco de inadimplência do mesmo. As empresas podem ter seus próprios mecanismos para fazer toda essa avaliação.

Isso pode interferir no tempo para o empréstimo cair na conta. O cliente ainda pode ter que esperar pela fase de assinatura de contrato (presencial ou digital) para receber o dinheiro solicitado.

Lembrando que esse é o caso do crédito pessoal sem garantia. O processo de contratação de um empréstimo consignado e dos empréstimos com garantia podem contar com outras etapas.

Crédito pessoal: qual é o tempo para o empréstimo cair na conta?

No crédito pessoal, não é necessário deixar um bem como garantia na hora da solicitação. Já o tempo para o empréstimo cair na conta pode variar de acordo com a instituição escolhida.

Foto: Imagem de Mateus Andre no Freepik

Há casos em que a liberação pode ser feita na hora. Mas, levando em consideração outras ofertas disponíveis, o depósito do valor solicitado pode ocorrer em um período de até cinco dias úteis.

Tudo dependerá dos critérios da empresa que está oferecendo o serviço. Entrar no site dessa companhia ou entrar em contato via telefone com as mesmas podem te ajudar a saber mais sobre esse prazo.

Qual é o prazo para a liberação de crédito nos empréstimos com garantia?

Existem algumas ofertas de empréstimo onde o interessado precisa, sim, deixar um bem (veículo, casa e entre outras) como garantia de pagamento. Aqui, é realizado o processo de alienação fiduciária.

tempo para o empréstimo cair na conta
Foto: adrian_ilie825/Adobe Stock

No caso, o cliente precisará deixar o bem em nome da instituição financeira. Entretanto, ainda poderá utilizar o mesmo. O prazo de pagamento dessa categoria de empréstimo pode ser um pouco maior.

Claro, há casos onde o prazo é de até 3 dias úteis. Mas, do mesmo modo, também existe a chance desse tempo aumentar para até 15 dias. Aqui, o processo de contratação pode ter algumas etapas extras.

Destaque para a vistoria no veículo, a avaliação do imóvel e a análise jurídica. Tudo isso para avaliar o estado do bem deixado como garantia e os documentos das partes envolvidas (dependendo do caso).

Mas não é só isso. O cliente ainda pode ter que enviar o contrato para ser registrado em um cartório e devolver a quantidade de vias pedidas pelo banco (ou financeira) escolhido.

Tempo para o empréstimo cair na conta: como funciona esse prazo no crédito consignado e no empréstimo FGTS?

tempo para o empréstimo cair na conta
Foto: Krakenimages.com/Adobe Stock

O empréstimo consignado pode ser útil para aposentados, pensionistas do INSS, servidores públicos, militares e colaboradores de empresas que possuem convênio com uma instituição financeira.

Aqui, há algumas diferenças para o crédito pessoal. Destaque para o fato das parcelas serem descontadas diretamente do benefício/extrato. Além disso, é preciso ter uma margem consignável.

Nessa categoria do empréstimo, o cliente também precisa passar por uma análise de crédito. Essa análise pode avaliar o cadastro do cliente, o score de crédito e entre outros detalhes.

Além disso, também será preciso fazer a reserva da margem consignável. Nessa modalidade, o solicitante pode ter que esperar até cinco dias úteis para receber o crédito.

Já no caso do empréstimo FGTS, que também é conhecido como “Antecipação do Saque-Aniversário”, o crédito pode cair na conta do cliente em até dois dias úteis (prazo estipulado por diversas empresas).

É preciso fazer um depósito antecipado para a instituição liberar meu empréstimo?

Muitas pessoas possuem dúvidas quanto ao tempo para o empréstimo cair na conta. Esse é um dado que depende de alguns fatores, como o tipo de empréstimo desejado e a análise de crédito.

Porém, o cliente precisa tomar cuidado na hora de fazer a contratação. Isso porque pode acontecer da “empresa” pedir para o interessado fazer um depósito antecipado para a liberação de crédito acontecer.

Foto: Pixabay.com

Saiba que isso é uma prática ilegal. Antes de enviar a sua proposta, confira se a empresa traz uma mensagem avisando que a mesma não pede para seus clientes depositarem um valor antecipadamente.

Uma forma correta de conseguir a aprovação de forma “mais fácil” é apresentar alguns documentos que comprovem sua renda (exemplo: holerite) e ter um score de crédito bom/excelente.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu empréstimo…