Empréstimo com cartão de crédito: como funciona e como solicitar

Precisa de um dinheiro extra? O empréstimo com cartão de crédito pode ser uma solução. Confira aqui mais detalhes sobre essa modalidade!

Você sabe o que é um empréstimo com cartão de crédito? Esse é um serviço financeiro voltado para quem tem um cartão e que pode ser útil em várias situações. Mas é preciso conhecer as características da operação e ter alguns cuidados. Saiba aqui mais detalhes sobre o empréstimo com cartão de crédito!

empréstimo com cartão de crédito
Já ouviu falar em empréstimo com cartão de crédito? Não? Conheça mais detalhes aqui! (Foto: Prostock-studio/Adobe Stock)

O que é o empréstimo com cartão de crédito?

O empréstimo é uma das modalidades de crédito existentes que podem ser uma solução para quem precisa fazer o pagamento de uma dívida ou para fazer uma compra mais urgente.

Hoje, é possível encontrar diversos tipos de empréstimos. Cada um deles possui a suas próprias características. O empréstimo com cartão de crédito é uma dessas opções disponíveis no mercado.

Veja Também

Empréstimo online na hora

Empréstimo que pode liberar até R$15 mil

Financiamento vale a pena?

Como acumular pontos no cartão de crédito

Essa é uma linha de crédito destinada para quem possui um cartão de crédito e é semelhante ao crédito pessoal. No caso, o interessado pode solicitar a quantia que precisar e escolher a quantidade de parcelas.

Um diferencial aqui é que o valor desejado está ligado ao limite de crédito disponível no seu cartão de crédito. Isso significa que só é possível pedir aquele limite que foi estabelecido pela operadora do cartão.

Depois, é só fazer o pagamento das parcelas (com juros). Nessa modalidade, as mensalidades podem chegar junto das faturas do cartão. O processo de contratação pode variar de caso para caso.

Agora, dentre as vantagens, é possível citar a velocidade para receber o dinheiro e o fato dessa modalidade ser livre de burocracias. O cliente poderá usar o crédito solicitado da forma que quiser.

Como fazer um empréstimo com cartão de crédito?

Contratar um empréstimo com cartão de crédito pode ser uma tarefa prática e segura. Dependendo da empresa escolhida pelo interessado, há a possibilidade fazer a simulação e a contratação pela internet.

empréstimo com cartão de crédito
Foto: Imagem de Freepik

Para isso, é só entrar no site dessa instituição e fazer a simulação. Depois, é só seguir com a contratação. Lembrando que há empresas que entram em contato com o cliente para ajudar nesse momento,

Existem ainda aquelas que pedem que as pessoas façam um cadastro em suas plataformas antes de simular e contratar. Uma análise de crédito será feita esse processo de solicitação.

Normalmente, a liberação do crédito é feita logo após o crédito ser aprovado e o contrato ser assinado. Já a forma de pagamento muda de acordo com a empresa (depósito em conta, Pix e entre outros).

Onde contratar?

Ficou interessado? Saiba que algumas empresas oferecem essa linha de crédito aqui no Brasil. Uma delas é a Crédito da Gente, que oferece um prazo de pagamento de até 12 meses e um simulador online.

Já o Custo Efetivo Total (CET) e a taxa percentual partem de 1,13% ao mês. A plataforma Limite na Hora também oferece esse empréstimo. Nessa oferta, o cliente também pode parcelar o valor em até 12 vezes.

Destaque também para as taxas atrativas (Custo Efetivo Total + taxa percentual anual partindo de 1,13% ao mês) e para o fato de pessoas negativadas poderem fazer a contratação.

Foto: Rmcarvalhobsb/Adobe Stock

Enquanto isso, a Fikz Promotora de Crédito permite o parcelamento em até 12 vezes e o envio do dinheiro para o cliente será via Pix. Há ainda outras empresas que também oferecem esse serviço.

Requisitos e documentos que podem ser solicitados

Para fazer a contratação de um empréstimo assim, é preciso seguir alguns requisitos – que podem variar de empresa para empresa. Confira alguns desses requisitos abaixo:

  • Pessoas com 18 anos ou mais;
  • Ter um cartão de crédito (com limite de crédito);
  • Os documentos precisam estar regularizados.

Além disso, as instituições podem pedir para os clientes apresentarem/enviarem alguns documentos. Veja abaixo uma relação com alguns documentos que podem ser pedidos:

  • Documento de identidade (o RG, a Carteira Nacional de Habilitação – CNH e entre outros);
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Taxas de juros do empréstimo com cartão de crédito

Durante a contratação de um serviço financeiro, o cliente precisa estar atento às taxas de juros praticadas pela empresa que está oferecendo produto. Tudo isso para não ter surpresas no futuro.

As taxas de juros do empréstimo com cartão de crédito podem variar de acordo com cada oferta. Mas é possível, sim, contar com taxas atrativas. Uma dica é conferir todos os detalhes das opções disponíveis.

Vantagens e desvantagens do empréstimo com cartão de crédito

Foto: KMPZZZ/Adobe Stock

O empréstimo com cartão de crédito é uma linha de crédito que possui diversos benefícios. Mas há pontos que deixam a desejar também. Confira abaixo as vantagens e as desvantagens desse serviço:

Vantagens

  • Dependendo do caso, o cliente pode solicitar pela internet;
  • O valor pode ser usado da forma que o interessado quiser;
  • As parcelas são lançadas na fatura do cartão;
  • As taxas podem ser competitivas;
  • Há a possibilidade do crédito ser liberado de forma rápida;
  • Existem ofertas que estão disponíveis para negativados;
  • Empréstimo livre de burocracias.

Desvantagens

  • O interessado precisa ter um cartão de crédito (com um limite disponível);
  • Nessa modalidade, o valor disponível depende do limite de crédito do cartão do cliente;
  • Não há muitas opções no mercado. Por isso, é preciso fazer uma boa pesquisa.

Lembrando que é sempre recomendado que o cliente confira, antes de fazer a solicitação, se a empresa que está oferecendo o empréstimo é autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

Além disso, lembrem-se que as empresas não pedem um depósito antecipado para fazer a liberação de crédito. Por fim, organize suas finanças e confira o limite de crédito disponível em seu cartão.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu empréstimo…