Empréstimos P2P: uma nova forma de empréstimo pessoal

Os empréstimos P2P podem ser úteis para quem precisa de dinheiro e para quem deseja investir o seu. Confira aqui mais detalhes!

Você já ouviu falar em empréstimos P2P? Essa é uma linha de crédito que pode ser útil tanto para quem precisa de um dinheiro mais urgente quanto para quem quer fazer um investimento. No entanto, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Confira aqui mais informações sobre os empréstimos P2P!

Empréstimos P2P
Descubra o que é e como solicitar um empréstimo P2P (Foto: Imagem de benzoix no Freepik)

O que são os empréstimos P2P?

Precisa de um dinheiro mais urgente para fazer uma compra ou para pagar as contas de sua empresa? Realizar um empréstimo pode ser uma solução tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas.

Normalmente, o interessado nesse serviço precisa ir até uma instituição financeira para fazer o seu pedido. Em alguns casos, a pessoa pode enviar sua proposta pelo site da companhia.

Mas o funcionamento do empréstimo P2P (também conhecido como empréstimo de ponta a ponta ou peer to peer lending) é um pouco diferente. Esse é um dos tipos de empréstimos disponíveis no Brasil.

Aqui, o solicitante (pessoa física ou jurídica) pode fazer o empréstimo com um investidor (pessoa física ou jurídica). A operação ocorre por meio de uma plataforma, que irá ligar as duas partes envolvidas.

Nos empréstimos P2P, é possível usar o dinheiro pedido para pagar contas, fazer compras e para qualquer outra ação. Já as empresas podem utilizar o crédito como capital de giro, por exemplo.

Dentre as vantagens do serviço, destaca-se a possibilidade de contar com taxas menores e de fazer a contratação sem sair de casa. Essa ainda pode ser uma forma do credor ganhar uma renda extra.

Mas há pontos negativos, como o risco de inadimplência por parte do tomador e o fato de não haver garantias. Lembrando que essa é uma linha de crédito autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN).

Como solicitar um empréstimo P2P?

Deseja contratar um empréstimo P2P? O processo de contratação desse serviço financeiro pode ser prático e seguro para ambos os lados. Um ponto positivo é que o mesmo acontecerá de forma online.

No entanto, é preciso lembrar, primeiramente, que o processo pode variar de empresa para empresa. Normalmente, o interessado precisa procurar quais são as plataformas disponíveis no mercado.

Foto: kavya;/Adobe Stock

Depois de escolher a opção que mais lhe agrada, será necessário fazer um cadastro e a solicitação. Será aqui que a pessoa indicará o valor desejado. Na sequência, uma análise de risco será feita pela instituição.

Com isso, o empréstimo será listado. O papel do investidor começa aqui. Essa pessoa (ou empresa) já possui um cadastro na plataforma e uma certa quantia na empresa para fazer os investimentos.

O investidor irá conferir o cadastro do devedor, escolher a proposta e decidir como irá fazer o empréstimo (total ou parcialmente). O solicitante recebe o valor desejado quando a quantia for atingida.

Da mesma forma que acontece em um empréstimo normal, o cliente precisa pagar as parcelas (com juros). Mas o pagamento é feito para a responsável. Já o investidor recebe uma parte da plataforma.

Empresas que oferecem empréstimos P2P no Brasil

No Brasil, existem diversos empréstimos P2P disponíveis para quem precisa de um dinheiro e para quem deseja ser um investidor. Cada empresa possui as suas regras de participação e condições.

A Nexoos, por exemplo, permite a solicitação de até R$ 50 mil e conta com taxa de corretagem zero, que traz mais economia para o cliente. Além disso, o dinheiro do investidor rende a 100% do CDI bruto.

Foto: Rmcarvalhobsb/Adobe Stock

Lembrando que, aqui, o credor estará investindo em empresas. Já no caso da Bulla, pessoas físicas podem emprestar dinheiro para outras pessoas físicas. Aqui, o valor máximo permitido é de R$ 3 mil.

Destaque também para o prazo de pagamento de até 18 meses e para a possibilidade de fazer a contratação pelo aplicativo. Esse serviço ainda pode ser encontrado nas seguintes empresas:

  • EmCash;
  • Mova;
  • Peak Invest;
  • IOUU.

Requisitos e documentos necessários

Contratar um empréstimo P2P pode ser uma boa solução em diversos casos. Mas é preciso seguir os requisitos impostos pela instituição que está oferecendo o serviço. Veja abaixo alguns desses requisitos:

  • Serviço disponível para Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas;
  • Possuir 18 anos ou mais;
  • Os documentos precisam estar regularizados;
  • Dependendo do caso, é pedido que a companhia interessada no serviço tenha uma certa idade de funcionamento;
  • A empresa pode pedir que o cliente já tenha uma certa quantia investida.

Do mesmo modo, a lista de documentos também pode variar de empresa para empresa. Mesmo assim, confira abaixo alguns documentos que podem ser pedidos:

  • Documento de identificação (o RG, a Carteira Nacional de Habilitação – CNH e entre outros);
  • CPF;
  • CNPJ (para empresas que querem fazer um empréstimo);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Contrato Social (para empresas que querem fazer um empréstimo);
  • Extratos bancários (para empresas que querem fazer um empréstimo);
  • Documentos de avalistas (para empresas que querem fazer um empréstimo).

Taxas de juros dos empréstimos P2P

Durante a contratação de um serviço financeiro, o cliente precisa estar atento às taxas praticadas pela empresa que está oferecendo o produto. Tudo isso para não ter surpresas no futuro.

No caso dos empréstimos P2P, as taxas de juros podem variar de oferta para oferta. Mas vale lembrar que há a possibilidade de encontrar taxas competitivas aqui.

Vantagens e desvantagens dos empréstimos P2P

O empréstimo P2P é uma modalidade de crédito que possui vários benefícios. Mas há alguns pontos negativos também. Confira abaixo as vantagens e as desvantagens desse serviço financeiro:

Vantagens

  • Não é preciso ter contas em bancos tradicionais;
  • Processo de solicitação e os investimentos podem ser feitos pela internet;
  • Serviço disponível para pessoas físicas e jurídicas (ambos podem ser investidores também);
  • Taxas de juros competitivas (depende da oferta);
  • Use o dinheiro da forma que quiser;
  • A pessoa que investir pode ter uma boa rentabilidade e receber uma parte do pagamento das parcelas;
  • Possibilidade de emprestar o valor total ou apenas uma parte do mesmo;
  • Segurança;
  • Livre de burocracia;

Desvantagens

  • As condições (valores, prazos e outros) variam de caso para caso;
  • Há o risco de inadimplência por parte do tomador do empréstimo;
  • O interessado no crédito passará por uma análise de risco;
  • Algumas pessoas podem encontrar taxas mais altas por conta do risco de crédito alto.

Ficou interessado na contratação de um dos empréstimos P2P disponíveis no Brasil? Agora, é só procurar pela oferta que mais lhe agrada e enviar a sua solicitação. Mas há algumas dicas que podem ser úteis.

empréstimos P2P
Foto: Imagem de Drazen Zigic no Freepik

Realizar uma pesquisa sobre as ofertas disponíveis pode ser importante. Lembrando que, para oferecer e realizar esse serviço, a instituição escolhida precisa estar autorizada pelo Banco Central do Brasil.

Também é preciso conferir as condições, as taxas de juros e os riscos da operação. Por fim, conferir a situação de suas dívidas pode te ajudar a conseguir boas taxas de juros na hora da contratação.

Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

0

Por favor, aguarde!
Carregando seu empréstimo…