Taxas de juros do cartão de crédito em 2024: O que você precisa saber
As taxas de juros do cartão de crédito em 2024 sofreram algumas mudanças. Confira aqui quais são elas para se manter informado.
Você quer saber quais são as mudanças nas taxas de juros do cartão de crédito em 2024? A boa notícia é que há uma nova lei que estabelece um teto para elas, mas ainda assim é importante ficar atento para evitar problemas. Então, leia este artigo até o final para entender como ficam as taxas de juros do cartão de crédito em 2024.
O que são as taxas de juros do cartão de crédito?
O uso do cartão de crédito é uma prática comum entre os brasileiros, já que oferece conveniência e flexibilidade na hora de fazer compras.
No entanto, as taxas de juros cobradas podem transformar essa facilidade em um grande desafio financeiro e, por isso, é muito importante se informar sobre o assunto.
Sendo assim, vale lembrar que as taxas de juros do cartão de crédito são os valores cobrados pelas instituições financeiras quando o usuário não paga a fatura total dentro do prazo de vencimento.
Quando isso acontece, o saldo devedor entra em um financiamento automático, conhecido como crédito rotativo, que geralmente possui uma das maiores taxas de juros do mercado.
Mudanças nas taxas de juros do cartão de crédito em 2024
Em 2024, as taxas do crédito rotativo continuam sendo um ponto de atenção para os consumidores.
Quando você não quita a fatura integralmente e decide pagar apenas o valor mínimo, a parte restante é financiada a juros elevados.
Essas taxas podem variar de acordo com o banco ou a operadora do cartão. Mas elas são extremamente altas e em 2023, elas chegaram a ter uma média de 442,01% ao ano.
No entanto, no início de 2024 uma lei estabeleceu um teto para a taxa do crédito rotativo. Sendo assim, a partir de agora, ela não pode ser maior do que 100% da dívida original.
Ou seja, se você pagar o valor mínimo da fatura, no mês seguinte, o total cobrado não poderá ser mais do que o dobro do valor gasto originalmente.
Taxas de parcelamento da fatura
Outra forma de juros que o consumidor pode precisar pagar está relacionada ao parcelamento da fatura.
Muitos bancos oferecem a opção de parcelar o saldo devedor em várias vezes, com a cobrança de juros mais baixos que o crédito rotativo, mas ainda assim significativos.
Por isso, antes de optar pelo parcelamento, é importante entender qual será o impacto dos juros nas parcelas e o quanto isso pode aumentar o valor total pago.
Como evitar o acúmulo de juros no cartão de crédito?
Evitar o pagamento de taxas de juros no cartão de crédito em 2024 exige disciplina financeira.
Porém, existem algumas dicas simples que podem te ajudar a manter o controle das faturas. Veja a seguir quais são elas:
- Sempre que possível, pague o valor total da fatura na data de vencimento para evitar cair no crédito rotativo;
- Evite o pagamento mínimo da fatura, pois ele pode parecer uma boa solução no curto prazo. Porém, os juros do crédito rotativo podem transformar esse valor em uma bola de neve;
- Utilize o parcelamento com cautela, se ele for necessário, verifique as condições oferecidas e compare as taxas de juros com outras formas de crédito, como, por exemplo, os empréstimos pessoais.
Como você viu acima, as taxas de juros do cartão de crédito em 2024 sofreram algumas mudanças com o objetivo de evitar que mais consumidores caiam na inadimplência.
Apesar disso, elas ainda são bastante altas e, por isso, exigem atenção por parte dos consumidores.
Então, se manter informado sobre essas taxas e adotar práticas financeiras conscientes é muito importante. Assim, você poderá evitar o acúmulo de dívidas e o comprometimento do seu orçamento.